Atendimento Blog Acontece

Atendimento

A LFG, pensando em facilitar sua vida, oferece soluções para as perguntas mais frequentes de alunos e candidatos de forma rápida e prática. Se você não encontrar a resposta para sua dúvida, entre em contato por meio dos canais de atendimento.

Dúvidas?

Concursos

Quais são as modalidades de curso ofertadas pela LFG?

Atualmente temos cursos em três modalidades: telepresencial, streaming e online.

Qual é a diferença entre curso telepresencial, online e streaming?

Nos cursos telepresenciais você estuda em uma unidade por meio de aulas transmitidas via satélite.
Na modalidade online as aulas são disponibilizadas no ambiente virtual, permitindo que você acesse a qualquer hora e em todo lugar.
Em relação aos cursos streaming, as aulas são semelhantes às telepresenciais, podendo ser disponibilizadas pelas unidades de acordo com sua necessidade de horário.

Qual a duração do curso?

Esta informação poderá ser consultada selecionando o curso desejado, no campo da Carga Horária.

Como faço para acessar a área do aluno, após a compra do curso?

Você receberá um e-mail com os dados de acesso, contendo o link da sua área restrita, login e senha. Caso o e-mail não esteja na sua caixa de entrada, verifique a caixa de spam. Caso você não receba o login de acesso em até 48 horas após a confirmação de pagamento, entre em contato conosco através do e-mail atendimentoacesso@lfg.com.br. 

Após o término do curso, por quanto tempo o meu acesso à área do aluno estará disponível?

Caso o seu curso seja telepresencial ou streaming, para que você tenha um melhor aproveitamento do curso, as aulas permanecem em seu ambiente virtual por mais 15 dias corridos. Após esse período o acesso será bloqueado. Se o curso escolhido for online, o período de acesso consta na página do curso, no campo Carga Horária.

Faço um curso telepresencial, é possível assistir aula em outra unidade?

É possível sim, por motivo de viagem, por exemplo. Entretanto, alertamos que este período de "trânsito" entre uma unidade e outra não pode ultrapassar 15 dias seguidos. O pedido deve ser feito na secretaria de sua unidade com antecedência. E lembre-se: a autorização é mediante a disponibilidade de vaga na unidade escolhida.

Faço um curso telepresencial, é possível assistir aula em outro horário?

Você pode assistir aula em outro horário, desde que a unidade permita. Por isso, orientamos que você procure a secretaria de sua unidade para consultar o calendário do período em que deseja assistir às aulas.

Qual o procedimento para solicitar o cancelamento de um curso?

Para cursos telepresenciais e streaming, informamos que o cancelamento deve ser solicitado pessoalmente na secretaria da sua unidade, que notificará o Departamento Financeiro para as devidas providências. Lembre-se que o contrato prevê multa por cancelamento do curso. Mas, caso o pedido se dê por motivo de aprovação do aluno em concurso público, não haverá a cobrança desta multa. Qualquer outro motivo alegado não isentará o aluno do pagamento da multa.
ATENÇÃO: não existe a possibilidade de trancar a matrícula.
Para cursos online, realizamos o cancelamento dentro do período de sete dias, conforme o Código de Defesa do Consumidor: “O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone, internet ou a domicílio.” Após este período o cancelamento não será realizado.

Os cursos da LFG são certificados?

Todos os cursos são certificados. Ao final do curso você receberá um certificado de participação, com a autenticação feita através de uma assinatura digital. Os certificados dos cursos telepresenciais e streaming são gratuitos e ficam disponíveis por até 3 meses após o término do curso. Já o certificado de cursos online fica disponível logo após o termino do curso.

Terminei meu curso, onde posso adquirir o certificado?

Para os cursos telepresenciais, basta selecionar CURSOS TELEPRESENCIAIS (OAB E CONCURSOS) na página Certificados, digitar seu CPF e verificar os certificados que já estão disponíveis para emissão.
Para os cursos online, o certificado ficará disponível após o termino do curso, na área do aluno.

A LFG disponibiliza carteirinha de estudante?

Não, a LFG não disponibiliza carteira de estudante para os alunos.

Esqueci minha senha, o que devo fazer?

Basta entrar em seu ambiente virtual (área do aluno) selecionar o item Esqueci minha senha e preencher os dados solicitados. Importante: clique apenas uma vez em Esqueci minha senha e aguarde o envio do e-mail. O sistema enviará uma nova senha para o e-mail cadastrado. Sempre que clicar em Esqueci minha senha, o sistema irá redefinir seu acesso e novamente o e-mail é enviado, se fizer várias solicitações a senha que receber pode não corresponder à sua última solicitação.
Verifique sempre se o e-mail está no SPAM.

Quantas vezes posso assistir as aulas na área do aluno?

Não há limite de acesso, desde que esteja dentro do período de vigência do curso.

OAB

O que é LFG MAPS?

LFG MAPS é o demonstrativo e diagnóstico contendo os dados completos de todas as questões já cobradas nos últimos exames de 1ª Fase da OAB, na era FGV (Exames Unificados II ao atual*), de todas as disciplinas com os respectivos temas já exigidos e percentuais correspondentes, bem assim a íntegra de todas as questões.
*O primeiro exame unificado foi realizado pela CESPE

Quais são as modalidades de curso ofertadas pela LFG?

Atualmente temos cursos em três modalidades: telepresencial, streaming e online.

Qual é a diferença entre curso telepresencial, online e streaming?

Nos cursos telepresenciais você estuda em uma unidade por meio de aulas transmitidas via satélite.
Na modalidade online as aulas são disponibilizadas no ambiente virtual, permitindo que você acesse a qualquer hora e em todo lugar.
Em relação aos cursos streaming, as aulas são semelhantes às telepresenciais, podendo ser disponibilizadas pelas unidades de acordo com sua necessidade de horário.

Qual a duração do curso?

Esta informação poderá ser consultada selecionando o curso desejado, no campo da Carga Horária.

Como faço para acessar a área do aluno, após a compra do curso?

Você receberá um e-mail com os dados de acesso, contendo o link da sua área restrita, login e senha. Caso o e-mail não esteja na sua caixa de entrada, verifique a caixa de spam. Caso você não receba o login de acesso em até 48 horas após a confirmação de pagamento, entre em contato conosco através do e-mail atendimentoacesso@lfg.com.br. 

 

Após o término do curso, por quanto tempo o meu acesso à área do aluno estará disponível?

Caso o seu curso seja telepresencial ou streaming, para que você tenha um melhor aproveitamento do curso, as aulas permanecem em seu ambiente virtual por mais 15 dias corridos. Após esse período o acesso será bloqueado. Se o curso escolhido for online, o período de acesso consta na página do curso, no campo Carga Horária.

Faço um curso telepresencial, é possível assistir aula em outra unidade?

É possível sim, por motivo de viagem, por exemplo. Entretanto, alertamos que este período de "trânsito" entre uma unidade e outra não pode ultrapassar 15 dias seguidos. O pedido deve ser feito na secretaria de sua unidade com antecedência. E lembre-se: a autorização é mediante a disponibilidade de vaga na unidade escolhida.

Faço um curso telepresencial, é possível assistir aula em outro horário?

Você pode assistir aula em outro horário, desde que a unidade permita. Por isso, orientamos que você procure a secretaria de sua unidade para consultar o calendário do período em que deseja assistir às aulas.

Qual o procedimento para solicitar o cancelamento de um curso?

Para cursos telepresenciais e streaming, informamos que o cancelamento deve ser solicitado pessoalmente na secretaria da sua unidade, que notificará o Departamento Financeiro para as devidas providências. Lembre-se que o contrato prevê multa por cancelamento do curso. Mas, caso o pedido se dê por motivo de aprovação do aluno em concurso público, não haverá a cobrança desta multa. Qualquer outro motivo alegado não isentará o aluno do pagamento da multa.
ATENÇÃO: não existe a possibilidade de trancar a matrícula.
Para cursos online, realizamos o cancelamento dentro do período de sete dias, conforme o Código de Defesa do Consumidor: “O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone, internet ou a domicílio.” Após este período o cancelamento não será realizado.

Os cursos da LFG são certificados?

Todos os cursos são certificados. Ao final do curso você receberá um certificado de participação, com a autenticação feita através de uma assinatura digital. Os certificados dos cursos telepresenciais e streaming são gratuitos e ficam disponíveis por até 3 meses após o término do curso. Já o certificado de cursos online fica disponível logo após o termino do curso.

Terminei meu curso, onde posso adquirir o certificado?

Para os cursos telepresenciais, basta selecionar CURSOS TELEPRESENCIAIS (OAB E CONCURSOS) na página Certificados, digitar seu CPF e verificar os certificados que já estão disponíveis para emissão.
Para os cursos online, o certificado ficará disponível após o termino do curso, na área do aluno.

A LFG disponibiliza carteirinha de estudante?

Não, a LFG não disponibiliza carteira de estudante para os alunos.

Esqueci minha senha, o que devo fazer?

Basta entrar em seu ambiente virtual (área do aluno) selecionar o item Esqueci minha senha e preencher os dados solicitados. Importante: clique apenas uma vez em Esqueci minha senha e aguarde o envio do e-mail. O sistema enviará uma nova senha para o e-mail cadastrado. Sempre que clicar em Esqueci minha senha, o sistema irá redefinir seu acesso e novamente o e-mail é enviado, se fizer várias solicitações a senha que receber pode não corresponder à sua última solicitação.
Verifique sempre se o e-mail está no SPAM.

Quantas vezes posso assistir as aulas na área do aluno?

Não há limite de acesso, desde que esteja dentro do período de vigência do curso.

Pagamento

Quais as formas de pagamento aceitas pela LFG?

Você poderá realizar a compra de cursos telepresenciais e online através do nosso site, utilizando as seguintes formas de pagamento: boleto bancário, cartão de crédito (Visa, Mastercard, American Express, Aura, Diners Club International, Hipercad, Elo) ou transferência bancária (Banco do Brasil, Santander, Itaú, Banrisul, HSBC). Os cursos telepresenciais também poderão podem ser adquiridos na unidade LFG de sua escolha.

Em quantas vezes posso parcelar meu curso? 

O parcelamento varia de acordo com o curso desejado. Para consultar, acesse a página do curso desejado, clique em Comprar e verifique a quantidade de parcelas na página Carrinho de Compras. 

Onde devo adquirir a 2ª via boleto para pagamento do meu curso?

Se você já está matriculado e não realizou o pagamento da parcela, para adquirir a segunda via do boleto você tem as seguintes opções:
1- Através de sua conta Bcash, criada no ato da compra do curso.
2- Através da área do aluno. 

O que é a Bcash?

Bcash é uma solução de pagamento desenvolvida para transações rápidas e seguras na internet. Com ele você tem a liberdade de pagar como quiser: cartão de crédito, boleto ou transferência bancária. 

Meu boleto está vencido há mais de 15 dias e não consigo adquiri-lo, o que devo fazer?

Após o período de 15 dias, não é possível adquirir o boleto atualizado através da área do aluno ou conta Bcash. Você deverá entrar em contato com nossa assessoria de cobrança, a MAGNO, através dos seguintes contatos: São Paulo (11 2321-4258) e demais localidades (0800 721 5060). 

Efetuei a compra e não realizei o pagamento do 1º boleto, o que devo fazer?

Caso isso aconteça, automaticamente sua compra será cancelada no sistema e você deverá realizar uma nova compra.

Pós-Graduação

O que é Pós-Graduação?

A Pós-Graduação é uma etapa da formação acadêmica destinada a estudantes que já possuem um diploma de graduação (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo). O objetivo é o aprofundamento de conhecimentos específicos de uma determinada área ou atuação profissional. Existem hoje no Brasil dois níveis de cursos de Pós-Graduação: Lato Sensu (Especialização e MBA) e Stricto Sensu (Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado).

Pós-Graduação Lato Sensu e Especialização são a mesma coisa?

Especialização é um curso de Pós-Graduação Lato Sensu. Seu objetivo é suprir as demandas do mercado de trabalho, preparando o estudante para atuar em áreas específicas de setores que necessitam de mão de obra qualificada. Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu são oferecidos por programas de especialização, assim como os cursos denominados de MBA (Master of Business Administration), possuem duração mínima de 360 horas e exigem a elaboração de uma monografia ou trabalho de conclusão de curso, ao final o aluno recebe um certificado.

Quanto dura um curso de Pós-Graduação?

O tempo de duração de um curso de Pós-Graduação é variável, depende da carga horária e do calendário acadêmico do curso. No entanto, qualquer curso de Pós-Graduação Lato Sensu deve obedecer à regulamentação e possuir uma carga horária igual ou maior a 360 horas.

Posso cursar um curso de Pós-Graduação sem terminar a graduação?

Não. Em hipótese alguma um candidato não graduado pode ser matriculado em um curso de Pós-Graduação. O candidato inscrito, selecionado e matriculado que não apresentar o diploma de conclusão de curso superior, ou documento equivalente no prazo acordado, terá sua matrícula cancelada.

Qual é a instituição certificadora dos cursos de Pós-Graduação oferecidos pela LFG?

A instituição responsável pela certificação dos cursos de Pós-Graduação a distância é a Universidade Anhanguera-UNIDERP.

Certificados de cursos a distância têm o mesmo valor que os de cursos presenciais? São aceitos em concursos públicos?

Sim, nos termos do art. 5º do Decreto n° 5.622 de 2005: “Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional”. Sendo assim, deverão ser aceitos em processos públicos de seleção e provimento de cargos.

Quando posso cancelar a matrícula e qual o procedimento?

A matrícula pode ser cancelada em qualquer período do ano ou fase do curso, diretamente na Unidade/Polo em que você se matriculou. É importante observar em seu contrato as regras de cobrança para o cancelamento. Não será realizada a devolução dos valores pagos anteriormente à formalização do cancelamento. Uma vez cancelada a matrícula, não é permitido o retorno ao curso sem que haja ingresso em nova turma, para tanto, não se considera a matrícula e nem os valores pagos anteriormente. Não se admite o trancamento de matrícula na Pós-Graduação.

Qual o prazo para receber o certificado?

O prazo para emissão do certificado, após a finalização do curso (aprovação em todas as disciplinas e na defesa de TCC) é de 120 (cento e vinte) dias.

Como faço para acessar a área do aluno, após a compra do curso?

Você receberá um e-mail com os dados de acesso, contendo o link da sua área restrita, login e senha. Caso o e-mail não esteja na sua caixa de entrada, verifique a caixa de spam. Caso você não receba o login de acesso em até 48 horas após a confirmação de pagamento, entre em contato conosco através do e-mail atendimentoacesso@lfg.com.br. 

Atendimento por Chat

O horário de atendimento é das 08 às 18h (horário de Brasília), de segunda a sexta-feira.

Atendimento por E-mail

Entre em contato para solicitações, dúvidas ou sugestões.