Atendimento Blog Acontece

Blog Acontece

A LFG acredita que uma boa apresentação vai além dos materiais didáticos; por isso, disponibiliza um portal de conteúdos completo para você se aprofundar ainda mais.

A importância da afetividade para o sucesso

LFG - A importância da afetividade para o sucesso

 

Segundo o famoso epistemólogo Jean Piaget, a afetividade é um estado psicológico que possui grande influência no comportamento e na capacidade de aprendizado das pessoas juntamente com o desenvolvimento cognitivo. Por conta disso, quem está se preparando para um concurso público, para o Exame da OAB e até mesmo para o vestibular pode sofrer influência negativa na conquista dos objetivos caso não possua compreensão, carinho e outros sentimentos por parte dos familiares e amigos.

O especialista em coach Felipe Lima recomenda que haja uma conversa para a compreensão dos possíveis motivos que fazem com que família e amigos não demonstrem afeto e, consequentemente, deixem de oferecer o apoio e o incentivo necessários. “Conversar é sempre bom. Muitas vezes esclarece melhor e pode ajudar ainda mais na conquista da autovalorização”, explica Lima.

Para Piaget apesar de a afetividade ser uma condição necessária na constituição da inteligência, isto não é o bastante. “É incontestável que o afeto desempenha um papel essencial no funcionamento da inteligência. Sem afeto não haveria interesse, nem necessidade, nem motivação. Consequentemente, perguntas ou problemas nunca seriam colocados e não haveria inteligência”, afirma Piaget em seu artigo “A relação da afetividade com a inteligência no desenvolvimento mental da criança”.

Por conta disso, Felipe Lima recomenda que o concurseiro, examinando ou vestibulando que identificar a falta de apoio por parte daqueles por quem possui grande consideração cultive a autovalorização. “Encare a falta de apoio externo como uma oportunidade de encontrar força e coragem dentro de si”, aconselha Lima.


*Conteúdo produzido pela LFG

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: