Atendimento Blog Acontece

Blog Acontece

A LFG acredita que uma boa apresentação vai além dos materiais didáticos; por isso, disponibiliza um portal de conteúdos completo para você se aprofundar ainda mais.

Concursos públicos em 2017 - Entenda o cenário

LFG - Concursos públicos em 2017 - Entenda o cenário

 

O Brasil enfrenta a sua quarta crise em 10 anos e a redução ou corte nos orçamentos do governo traz insegurança para os candidatos que buscam uma vaga na carreia pública. Dados revelam que, nesse período, houve mais reposições de vagas do que criação de novos cargos, o que representa um cenário favorável para os concurseiros.

De acordo com Nestor Távora, Mestre em Direito Público e professor da LFG, em 2017 deve haver aumento no número de candidatos em concursos públicos por conta da diminuição da oferta de empregos no setor privado. Quanto ao número de vagas ofertadas é difícil especular se haverá aumento ou não, pois dependerá das demandas de cada instituição. “A Polícia Rodoviária Federal e o INSS, que recentemente promoveram concursos com 1 milhão de inscritos, por exemplo, são instituições que devem promover concursos”, explica Távora.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo site da Revista Exame, o governo abrirá 85 mil novas oportunidades nos próximos meses. Outro ponto positivo para os candidatos é que as instituições com orçamento já reservado para preenchimento de vagas vão continuar contratando e a iminência da reforma da previdência abrirá novas oportunidades com as aposentadorias. “Em relação às esferas de poder, a moralização decorrente da Lava Jato está reduzindo o volume de cargos comissionados, que serão substituídos por profissionais concursados, o que também representa uma boa oportunidade para os concursandos”, completa Távora.

 

Concorrência

O professor Nestor Távora prevê o aumento da concorrência por conta da redução da oferta de emprego pela iniciativa privada, em razão dos ajustes decorrentes da crise econômica, o que amplia o interesse e a busca por cargos concursados na área pública. Segundo ele, os concursos mais disputados de 2017 incluem os organizados pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho), pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e pela Câmara dos Deputados.

Apesar do provável aumento no número de candidatos, quem já estuda há algum tempo certamente levará vantagem, já que o caminho até a aprovação exige estrada. “O tempo de preparação para concursos ocorre a médio prazo, normalmente de seis meses a seis anos”, explica Távora.

Especialistas no assunto dizem que é importante evitar a desesperança e recomendam um olhar panorâmico sobre a situação. “Esta é a 4ª ‘crise dos concursos’ dos últimos 10 anos, não é novidade nenhuma. O fato é que a máquina pública brasileira continuará precisando de pessoas, e a aprovação virá para os mais bem preparados”, finaliza o professor.

 

Pensando em iniciar ou dar continuidade em sua preparação? Conheça nossos cursos preparatórios para as carreiras jurídicas, trabalhistas, fiscais, policiais e nível médio.

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: