Atendimento Blog Acontece

Blog Acontece

A LFG acredita que uma boa apresentação vai além dos materiais didáticos; por isso, disponibiliza um portal de conteúdos completo para você se aprofundar ainda mais.

Conheça a carreira de Promotor Público

LFG - carreira de Promotor Público, como ser promotor, o que faz um promotor

 

Quem não se lembra do promotor de Justiça Francisco José Taddei Cembranelli, aquele que atuou no caso da garota Isabella Nardoni? Pois então, apesar de não tão glamuroso como mostrado nos filmes, o profissional conseguiu transmitir a todos a real função e algumas das características essenciais que um promotor deve possuir.

Responsável por defender os direitos da sociedade, os representantes do Ministério Público atuam em todas as questões de interesse coletivo.

Segundo Cleber Masson, promotor de Justiça do Estado de São Paulo e professor da LFG, comprometimento e dedicação com o interesse público são características essenciais para o promotor.

Confira a entrevista com o professor Cleber Masson e entenda um pouco mais da profissão e de como se tornar um promotor:


O que é um promotor?

Cleber Masson: São representantes do Ministério Público. Na esfera estadual, são promotores e procuradores de Justiça. Na esfera federal, são procuradores da República e atuam como autênticos defensores dos direitos da sociedade.


Quais características um bom promotor deve ter?

Cleber Masson: O cargo exige comprometimento e dedicação com o interesse público, independência para o exercício das relevantes funções e discrição e seriedade na vida pública e na vida privada.


Qual é a formação exigida para ser promotor?

Cleber Masson: É necessário ser bacharel em Direito, possuir pelo menos três anos de atividade jurídica e ser aprovado em concurso público de provas e títulos.


Quais são as funções do promotor?

Cleber Masson: O promotor, representante do Ministério Público, é o titular exclusivo da ação penal pública, e também atua como fiscal da lei na ação penal privada. Além disso, intervém em inúmeras outras frentes, seja em razão da natureza da lide (a exemplo da proteção do patrimônio público, do meio ambiente e da habitação e urbanismo, assim como dos direitos do consumidor, da criança, do adolescente e do idoso), seja em face da qualidade da parte, notadamente na tutela de incapazes.


Quais são os principais pontos de atenção para aqueles que estão se preparando para conquistar o cargo?

Cleber Masson: Os concursos para ingresso nas carreiras do Ministério Público figuram entre os mais difíceis e mais disputados do país.

O candidato deve traçar um plano de estudo, duradouro e muito bem elaborado, levando em conta as características de cada prova. É necessário conhecer detalhadamente o edital do certame, e preparar-se com base nas preferências das bancas examinadoras, conciliando a leitura da legislação, da doutrina e da jurisprudência, sem prejuízo à resolução de questões de provas anteriores.

E, especialmente, exige-se muita paciência e dedicação extrema ao longo dos estudos.


Agora é só ver se você se identifica com o cargo, seguir as orientações do professor e começar a se preparar. Boa sorte!

 

*Conteúdo produzido pela LFG

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: