Atendimento Blog Acontece

Blog Acontece

A LFG acredita que uma boa apresentação vai além dos materiais didáticos; por isso, disponibiliza um portal de conteúdos completo para você se aprofundar ainda mais.

Conheça a carreira de Tathiane Piscitelli no direito tributário

LFG - Conheça a carreira de Tathiane Piscitelli no direito tributário

 

Tathiane Piscitelli nasceu e cresceu na cidade de São Paulo, onde adquiriu o bacharelado em Direito e construiu sua carreira profissional. A doutora em Direito pela USP sabia desde cedo da sua aptidão pela área de atuação e diz que nunca se arrependeu da escolha. “Sou uma pessoa de humanas. Durante o ensino médio gostava muito de história, literatura e português. Além disso, sempre me atraiu a questão de solucionar problemas e, na minha opinião, o direito se resume a isso, a resolver problemas da forma mais justa e adequada”, conta Piscitelli.

 

Trajetória

Professora de direito tributário nos cursos preparatórios para concursos públicos e pós-graduação da LFG, Tathiane conta que começou a estagiar no primeiro ano de faculdade porque, além de adquirir conhecimento, precisava do salário para contribuir com a renda familiar. “Comecei estagiando em um escritório generalista e percebi que gostava muito dos assuntos relacionados ao direito público. No segundo ano de faculdade tive contato com o direito tributário e fiquei intrigada pela área, principalmente por se tratar de uma matéria que considerava muito difícil”, explica.

Movida por desafios, Tathiane estava determinada a dominar o assunto, então lutou e conquistou um estágio no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, no gabinete de um desembargador, por considerar que assim aprenderia bastante sobre direito tributário.

“Na mesma época, logo depois de entrar no TRF, fui chamada para estagiar em um grande escritório de advocacia, na área tributária, e aceitei o desafio.”

 

Paixão pela docência

A paixão pela docência se revelou muito cedo na vida de Tathiane. Ela conta que no terceiro ano de faculdade já tinha clareza de que queria dar aula como atividade principal. “Persegui isso rapidamente, me formei em 2002 e em 2003 comecei a carreira de professora. Na época eu advogava, mas optei por sair e seguir a docência. Ano a ano confirmo que fiz a escolha certa, pois estou cada vez mais envolvida e realizada com essa atividade”, diz Tathiane.

 

Inspirada pelos pais

Filha do meio em uma família com mais duas irmãs, Tathiane conta que é muito ligada aos pais. “São pessoas que batalharam muito para nos dar todas as condições e hoje eles têm uma vida confortável. Sempre ressaltaram a importância dos estudos, da independência e de ter uma carreira e brilho próprio”, diz a professora.

 

Direito tributário descomplicado

Professora há 14 anos, Tathiane Piscitelli diz que os maiores desafios que os concurseiros enfrentam no ramo do direito tributário estão relacionados ao próprio sistema brasileiro. Segundo ela, o sistema é complexo, pouco transparente e cheio de normas esparsas, além de muitas vezes ser totalmente disciplinado pela Constituição Federal. “Compreender esse sistema é muito difícil porque nós temos muitos tributos passíveis de serem criados e as leis tributárias mudam frequentemente”, explica a professora.

Somado a isso, os casos muitas vezes são submetidos à análise constitucional, então existe uma interferência relevante dos tribunais superiores no que se refere ao direito tributário, como a do Supremo Tribunal Federal, por exemplo.

“Na medida em que a doutrina tem uma interpretação sobre o direito tributário, a legislação stricto senso pode dizer outra coisa e o STF ter uma terceira opinião, gera-se mais um elemento de dificuldade para a compreensão”, completa.

Para ajudar o aluno a superar todos esses desafios e a passar nas provas de concursos públicos, Tathiane explica que seu mestrado e doutorado foram sempre voltados à analise jurisprudencial. “Sou uma professora muito atenta à orientação e aplicação prática dos tribunais pois entendo que o direito tributário se constrói a partir disso. De nada adianta saber a lei e a doutrina se o tribunal diz algo adverso”, conta.
“Sou muito esquemática, viciada em lousa e sinto a necessidade de escrever para que os alunos entendam. Minha maneira de descomplicar o direito tributário na preparação para concursos públicos é desenhando, montando esquematizações e estruturando a compreensão do tema de uma forma analítica”, finaliza.

 

Indicação de livros

Curso de direito tributário - Regina Helena Costa

A obra é fruto de sua experiência como Procuradora do Estado, Procuradora da República, Juíza Federal, Desembargadora Federal e Ministra do Superior Tribunal de Justiça, além de professora universitária há mais de 25 anos. "O livro oferece uma visão bastante abrangente sobre o direito tributário e trata de forma didática os pontos mais importantes da disciplina, o que o torna ideal para concursandos”, conta Piscitelli.


A linha azul - Ingrid Betancourt

É um romance incrível, que se passa em Buenos Aires, na década de 70. A narrativa é muito inteligente e envolvente, graças ao estilo da autora, que envolve regressões ao passado, ao mesmo tempo que conecta tais fatos com o momento presente. “A personagem principal, Julia, é uma jovem que tem o dom de prever o futuro. Ela se apaixona por Theo, um ativista político idealista, o que faz com que Julia se una à luta contra a ditadura argentina, marcando profundamente a trajetória de ambos”, finaliza Tathiane.

 

Tathiane Piscitelli é professora de direito tributário da LFG, doutora, mestre e bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo. É também professora da Escola de Direito de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas. Autora de diversos artigos e capítulos de livros em direito tributário e financeiro, incluindo “Argumentando pelas consequências no direito tributário” e “Limites à interpretação das normas tributárias”.

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: