Atendimento Blog Acontece

Blog Acontece

A LFG acredita que uma boa apresentação vai além dos materiais didáticos; por isso, disponibiliza um portal de conteúdos completo para você se aprofundar ainda mais.

Conheça o cargo de Procurador Geral da República

LFG - concurso público, carreira, cargo de Procurador Geral da República

 

Dando continuidade ao especial sobre carreiras jurídicas, após falar sobre a carreira de Promotor Público (representante do Ministério Público, que na esfera federal é chamado de Procurador da República), o Acontece dessa vez vem contar um pouco sobre a função do Procurador Geral da República.

A principal atividade deste profissional é processar as autoridades com foro por prerrogativa de função nos Tribunais Superiores. Além disso, ele também é responsável por promover a defesa da legalidade democrática, dirigir, coordenar e fiscalizar a atividade do Ministério Público e emitir as diretivas, ordens e instruções a que deve obedecer a atuação dos respectivos magistrados, entre outras.

Muito presente na imprensa atualmente, Rodrigo Janot é o atual Procurador Geral do Brasil. O cargo faz do profissional chefe do Ministério Público Federal, exercendo suas funções junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e também como Procurador Geral Eleitoral, com o principal objetivo de defender os interesses da sociedade.

Para elucidar melhor a brilhante carreira do atual PGR, o Acontece traçou um breve resumo da trajetória de Janot.

Em 1984, aos 28 anos de idade, o jovem advogado foi aprovado e ingressou no Ministério Público Federal (MPF), como Procurador da República. Depois disso, em 1993 foi promovido a Procurador Regional da República. Também ocupou os cargos de Subprocurador Geral da República em 2003 e de Secretário Geral do MPF entre 2003 e 2005.

Em 2013, após mais de 30 anos de carreira pública e com 57 anos de idade, ele foi escolhido pela Presidente Dilma Rousseff para ocupar o cargo de Procurador Geral da República, com a subsequente aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, após arguição pública. Em 2015, Janot foi reconduzido ao cargo, devendo comandar o MPF até 2017.

Fonte: Wikipedia


*Conteúdo produzido pela LFG

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: