Atendimento Blog Acontece

Blog Acontece

A LFG acredita que uma boa apresentação vai além dos materiais didáticos; por isso, disponibiliza um portal de conteúdos completo para você se aprofundar ainda mais.

Conheça a pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho

Conheça a pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho

 

O mercado de trabalho está cada dia mais concorrido no Brasil e a demanda por profissionais com alta qualificação refletiu-se no número de pessoas que buscam cursos de pós-graduação para se especializar.

Vólia Bomfim, Desembargadora do Trabalho, professora da LFG e coordenadora do curso de pós-graduação em Direito e Processo Trabalhista, explica que investir em especializações é fundamental para que o profissional se atualize sobre essa área tão dinâmica do Direito.

“O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e exigente. São poucas vagas para muitos profissionais interessados. Normalmente o mais capacitado, como maior formação é o escolhido para a vaga. Daí a necessidade de uma especialização na área de atuação, no caso, na área trabalhista”, explica Vólia.

“Mesmo para aqueles profissionais que não procuram emprego formal, pois exercem a advocacia de forma autônoma ou lecionam, a pós-graduação é importante, não só para a necessária titulação exigida pelo MEC, mas também para aprofundamento e aperfeiçoamento do conteúdo teórico e prático” completa.

 

DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO

Direito do Trabalho é uma das principais áreas do direito que trata das relações de trabalho. A origem de suas normas está relacionada àquelas criadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), além da cultura popular, das doutrinas, regimentos das empresas e contratos de trabalho.

No Brasil, suas regras são regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a Constituição Federal de 1988, - que é um conjunto de leis superior às demais - e também por leis específicas.

O Direito Processual Trabalhista é o ramo do direito que reúne um conjunto de regras e princípios a serem aplicados pelos órgãos jurisdicionais no julgamento de temas relacionados à relação de trabalho.

A matéria processual trabalhista não se encontra até hoje amparada por um código próprio. Assim, boa parte de seu conteúdo é derivado das orientações extraídas da constituição federal, do Código de Processo Civil (CPC), da consolidação das leis do trabalho (CLT) e dos trabalhos de especialistas que se dedicam à matéria.

Esta foi a base da qual partiu o processo do trabalho brasileiro. Com o passar dos anos, várias noções foram se consolidando e sendo aplicadas na prática trabalhista.

 

PÓS LFG EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO

O objetivo da pós-graduação LFG em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho é trazer uma visão crítica aprofundada, que contribua com a carreira do estudante independentemente do segmento onde ele pretende se enquadrar dentro do Direito e Processo do Trabalho.

“O conteúdo do curso foi pensado para atender todo tipo de profissional que deseja conhecimento profundo do direito e do processo do trabalho, atualização e capacitação, por isso é altamente recomendado para recém-formados que querem seguir na vida acadêmica, bacharéis em direito que querem lecionar, professores que querem aprofundar o conhecimento sobre os temas, e advogados que desejam se atualizar”, conta Vólia Bomfim.

A coordenadora do curso também explica que a Pós LFG em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho é voltada para candidatos que se preparam para prestar diversos concursos públicos da área trabalhista, além de funcionários públicos, não só para se atualizarem, mas também para melhoria do salário pela capacitação acadêmica.

GRADE CURRICULAR
A grade curricular da pós-graduação LFG em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho é um somatório dessas duas disciplinas e traz para o aluno as visões mais atuais e uma análise crítica sobre as matérias.

“Com disciplinas teóricas e práticas, a grade curricular da pós-graduação em direito e processo do trabalho dá ênfase aos mais comuns e corriqueiros temas dos tribunais trabalhistas, como recursos, execução, competência, audiência, jornada de trabalho e estabilidade. Além disso, são abordados temas humanísticos como o ‘Direito do Trabalho na ótica dos Direitos Humanos’, o ‘direito de desconexão do trabalhador’ e temas práticos como o ‘peticionamento eletrônico’, postura e práticas do advogado.

O novo CPC e a reforma trabalhistas também são abordados dentro das disciplinas da grade curricular.

 

SAIBA MAIS
Se você deseja ampliar suas oportunidades profissionais e pensa em fazer uma especialização na área jurídica, clique aqui e saiba mais sobre a pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho oferecida pela LFG.

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Assine nossa newsletter!

Conheça alguns cursos: