Atendimento Blog Acontece

Blog Acontece

A LFG acredita que uma boa apresentação vai além dos materiais didáticos; por isso, disponibiliza um portal de conteúdos completo para você se aprofundar ainda mais.

10 atitudes para você chegar mais longe

LFG - atitudes para você alcançar o sucesso na aprovação em concursos públicos e exames da oab

 

A aprovação em um concurso público, no Exame da OAB ou até mesmo a conclusão de um curso de pós-graduação não são objetivos facilmente realizados pela maior parte das pessoas. Em meio a tanto conteúdo disponível na internet, além das orientações e materiais disponibilizados pelos professores, muitos profissionais afirmam que na maioria das vezes o segredo está nas atitudes das pessoas.

O Acontece conversou com Felipe Lima, especialista em coach e técnicas de memorização, e com Leandro Reis, fisioterapeuta e sócio da BodyFit Concept. Os dois profissionais são de áreas diferentes, mas apostam em resultados efetivos por meio da mudança de algumas atitudes no dia-a-dia.


1) Tenha foco definido

Segundo Felipe Lima, foco é saber dizer sim para as ações e escolhas que levam à realização dos objetivos e, principalmente, saber dizer não para qualquer coisa que seja diferente disso. “Uma faca afiada tem um alto poder de corte pela pequena área de contato. Quanto mais fino for o fio da lâmina, maior é o seu poder de corte. A pressão é inversamente proporcional à área de contato. Da mesma forma, quanto mais definido e específico for o objetivo, mais pressão e resultados serão alcançados na busca pela realização das suas metas”, explica Lima de maneira análoga.

Na mesma linha, Leandro Reis também fala sobre a importância de dizer “não”. “Aprenda a dizer não a tudo aquilo que pode desviar do caminho em direção ao seu objetivo. Ou seja, tudo o que te faz procrastinar, atrasar, desanimar e dificultar alcance ao que deseja”.


2) Aprenda com os erros sem culpa e deixe o passado no passado

Lima afirma que as pessoas geralmente perdem muito tempo e energia se culpando pelos erros, cobram-se bastante pelo perfeccionismo, pela impaciência e sobre a realização das suas metas. ”Quando se empreende qualquer realização na vida, é preciso ter paciência e persistência. É importante entender que as coisas podem muitas vezes dar errado em algum momento da jornada, mas que isso não é o fim – e, sim, parte do processo”, explica o especialista.

Ele ainda aconselha: “Não ’trave‘ após uma derrota ou quando cometer erros, nem fique remoendo as suas falhas durante anos, culpando-se por ainda não ter alcançado as metas, pois essa atitude só atrasa o sucesso”.


3) Busque a melhoria contínua, não o perfeccionismo

Uma das frases mais conhecidas de Lima é: "Todo faixa preta já foi um faixa branca que nunca desistiu". É preciso ter sede de sucesso e de evolução, diariamente. “Vivemos numa sociedade em que as pessoas querem começar na faixa preta e tudo tem que estar pronto para ontem, caso contrário nos sentimos um fracasso. Por isso, é preciso ter sempre em mente um trecho bíblico que diz que há tempo de plantar, tempo de esperar (de cuidar) e tempo de colher. Quem planta merecimento, de forma estratégica, inevitavelmente vai colher sucesso”, conta Lima.


4) Livre-se das expectativas

Lima explica que mesmo definindo os objetivos, empreendendo com todos os esforços, tempo e energia para realizá-los, o momento em que tudo vai se encaixar é algo imprevisível. “Decida fazer dar certo até dar certo e corra a maratona da vida, conforme dito por William Douglas, curtindo a corrida, sem se preocupar com o tanto que falta de tempo ou distância”, conclui.


5) Mantenha a fé independentemente das circunstâncias

“É quando as coisas dão errado que você precisa acreditar na sua capacidade de superar tudo e todos para fazer dar certo. Assim como deve se preparar para a possibilidade de algumas coisas darem errado, também é importante cultivar a certeza absoluta e inabalável de que vai dar certo”, conta Lima.

Para o profissional, a fé alimenta as ações e as ações trazem confiança, que também fazem a fé crescer. Esse ciclo de acreditar, agir e acreditar ainda mais mantém a força de vontade sempre crescente.


6) Tenha aliados

Lima aconselha que todos tenham uma conversa franca com seus aliados, que podem ser amigos, familiares, entre outros. O objetivo é mostrar como eles podem fazer para não atrapalhar, mas sim incentivar, como maneira de apoio para a superação das dificuldades existentes na maratona. “Ninguém vai te apoiar se não souber o valor dos seus sonhos. A caminhada para o sucesso fica muito mais difícil quando não se recebe o apoio e sim a cobrança da família e amigos”, afirma o especialista.


7) Encontre a alegria de viver

Segundo Felipe Lima, em vez de reclamar da vida e de si mesmo(a), o ideal é encontrar diversão durante a evolução. ”Comemore cada conquista, por menor que seja. Sinta o prazer de se aproximar da realização dos seus sonhos. Cultive a gratidão. Isso gera mais energia para que você conquiste ainda mais, realize mais e seja ainda mais”, afirma o especialista.


8) Valorize-se

“Você é a primeira pessoa que deve acreditar e se apoiar na busca pela realização dos seus objetivos de vida. Por isso, se você desenvolver a autoconfiança, independente da necessidade de incentivo externo, não dependerá de ninguém para manter-se motivado e acreditando na sua capacidade de realizar as suas metas”, aconselha Lima.


9) Seja eficiente

“Dedique-se a aprender constantemente e a tornar os seus processos cada vez mais eficientes. Quem busca o sucesso em provas e concursos deve melhorar os métodos de aprendizagem, a capacidade de concentração e memorização”, conta Lima.

Eficiência também tem a ver com disciplina. “Ser disciplinado com certeza é muito importante, pois direciona o indivíduo a tomar as atitudes corretas em direção ao seu objetivo”, explica Reis.


10) Escute, observe e aprenda

“Quem deseja ter sucesso em uma prova, deve comprometer-se a aprender tudo sobre ela. Converse com quem tem experiência no assunto, responda a várias provas, aprenda a fazer questões com a mesma facilidade de quem dirige um automóvel há muitos anos todos os dias”, aconselha Lima.


*Conteúdo produzido pela LFG

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: