Atendimento Blog Acontece

Blog Acontece

A LFG acredita que uma boa apresentação vai além dos materiais didáticos; por isso, disponibiliza um portal de conteúdos completo para você se aprofundar ainda mais.

10 dicas para conquistar a aprovação em concursos públicos

LFG - 10 dicas para conquistar a aprovação em concursos públicos

 

Em tempos de incerteza financeira, como a que passamos atualmente, o desejo de ser aprovado em concursos públicos aumenta e se torna a meta de milhares de brasileiros.

Ser um funcionário público municipal, estadual ou federal traz diversas vantagens como a estabilidade, jornada de trabalho, plano de carreira e salários acima da média em comparação com os oferecidos pela iniciativa privada.

Com o aumento da concorrência, a dedicação e boa preparação do candidato é fator primordial para se diferenciar e conseguir a tão desejada vaga na carreira pública.


Veja 10 dicas para ser aprovado em concursos públicos:


1 - PLANEJAMENTO

O primeiro passo é escolher o cargo desejado, para então planejar a preparação e horários de estudo. Para isso, consulte editais anteriores, trace seus objetivos e então decida quais serão os métodos de estudo utilizados. Programe simulados e revisões e busque todas as informações sobre como conquistar o cargo desejado.


2 - MÉTODO DE ESTUDO

É melhor estudar 1 hora com foco e atenção do que 3 horas seguidas sem concentração, disperso e fora de foco. Procure definir um horário para estudar e então sempre estude nesse mesmo horário. Identifique a maneira em que melhor absorve o conteúdo, seja lendo em voz alta, fazendo resumos ou estudando em grupos e em cursos preparatórios.


3 - DISCIPLINA

Estabeleça datas e horários específicos para estudos e lazer. Cumpra todo seu planejamento para que você não se sinta perdido e nem arrependido por ter deixado de fazer alguma coisa. Lembre-se que a concorrência é grande e que só quem tiver muito esforço e dedicação chegará lá.


4 - MOTIVAÇÃO

Motivação é fundamental. Não é fácil continuar com a mesma motivação durante várias semanas ou meses, principalmente quando há derrotas e tropeços no caminho. A motivação é particular e depende de cada um, então procure formas de se motivar e pense em coisas positivas que acontecerão com você quando conseguir sua aprovação.


5 - PERSEVERANÇA

Muitos concurseiros desistem dos concursos em função dos editais extensos e pelo fato de cobrarem questões sobre Direito, o que aflige, principalmente, os que não têm formação jurídica. Para ser aprovado, a preparação deve ser focada na prova e suas peculiaridades.


6 - ATENÇÃO AO ENUNCIADO

Nenhum conhecimento é suficiente se você não é capaz de interpretar o que está sendo perguntado. Lembrem-se que para fazer uma boa prova é preciso que você conheça bem a língua portuguesa para poder interpretar os enunciados e responde-los corretamente.


7 - UM BOM MATERIAL DE ESTUDO É ESSENCIAL

A leitura das leis é primordial, mas não resolve todos os problemas. O bom material para estudo fará com que você entenda os detalhes, que são essenciais para definir quem serão os candidatos aprovados e não aprovados.


8 - FAÇA PROVAS ANTERIORES

Muitos concurseiros acreditam que apenas estudar a lei, a apostila e o caderno é suficiente para compreender todo o conteúdo da prova. Mas atenção, os exercícios cobrados em provas anteriores são vitais para encerrar o estudo de cada tópico do edital e também para a revisão final na proximidade da prova.


9 - LEITURA

Enquanto você lê é importante destacar no texto as informações que considerar importante. Faça anotações que possam resumir uma ideia e, no final de um texto, você terá mais facilidade para preparar um material de revisão com base no que já ressaltou. Além disso, poderá usar essas informações para criar um mapa mental que lhe ajudará na memorização do conteúdo.


10 - REVISÃO

A melhor maneira para manter na cabeça toda a quantidade de informações que você estudou é por meio das revisões periódicas. Por exemplo, todo dia em que for estudar uma matéria, você pode reler o resumo anterior da mesma disciplina, pois isso ajuda a relembrar em que ponto estava e é mais um momento de fixar as informações. Outra opção é revisar o que já foi estudado de uma matéria, uma vez por mês, de forma leve, apenas para recordar as informações.


Ser aprovado em concursos públicos exige força de vontade, atenção e muita dedicação por parte do candidato. É importante ter disciplina e se municiar com material de estudo de qualidade para que a jornada de estudos seja produtiva.


Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: