Atendimento Blog Acontece

Blog Acontece

A LFG acredita que uma boa apresentação vai além dos materiais didáticos; por isso, disponibiliza um portal de conteúdos completo para você se aprofundar ainda mais.

10 dicas para se dar bem na prova da OAB 1ª Fase

LFG - 10 dicas para se dar bem na prova da OAB 1ª Fase

 

A primeira fase do Exame da OAB está chegando e a preparação para os candidatos demanda uma série de pontos de atenção, desde o equilíbrio psicológico até a realização de simulados, provas anteriores e muita leitura.

Conseguir a aprovação no Exame da OAB é o passaporte que permite a atuação profissional dos bacharéis em Direito e, para chegar lá, o primeiro passo é garantir 50% de acertos na prova objetiva, composta por 80 questões de múltipla escolha.

Uma preparação extensa e consistente é o caminho indicado para que os candidatos ampliem suas chances de aprovação na 1ª Fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Porém, com o grande desafio de organizar os estudos para estar em dia com os conteúdos de 17 disciplinas, chegou a hora de ficar atento a pontos importantes nos dias que antecedem a prova.

 

10 DICAS PARA SE DAR BEM NA 1ª FASE DA OAB

 

Nos dias que antecedem a prova:


1 - COMO REVISAR O CONTEÚDO

Enquanto você lê e revisa tudo o que estudou é importante destacar no texto as informações que considera mais importantes. Faça anotações que possam resumir uma ideia e, no final de um texto, você terá mais facilidade para preparar um material de revisão com base no que já ressaltou. Além disso, poderá usar essas informações para criar um mapa mental que lhe ajudará na memorização do conteúdo.

 

2 - COMO NÃO ESQUECER O QUE ESTUDOU

A melhor maneira de manter o conteúdo estudado fresco na memória é por meio das revisões. Por isso, é muito importante nesse momento que o candidato estude todas as 17 matérias que são cobradas na OAB relendo os resumos que produziu durante os estudos de cada disciplina. Isso ajuda a relembrar todos os pontos estudados e é mais um momento de fixar as informações.

 

3 - DESCANSE NO DIA ANTERIOR

Muitas pessoas têm dificuldades para dormir e costumam ficam agitadas no dia que antecede a prova. Esses são sintomas típicos de ansiedade, que costumam levar o sono embora e nos deixam inquietos. Porém, este não é o momento de pegar em livros, pois a preparação já foi feita e isso pode gerar mais nervosismo. Procure descansar e se distrair, mas não é recomendado aceitar um eventual convite para saídas noturnas, pois pode tirar o foco e gerar cansaço durante a prova no dia seguinte.

 

4 - DURMA BEM

O sono é muito importante. Tente dormir de 7 a 8 horas por noite, pois o sono regular auxilia no aprendizado, na concentração e na disposição para encarar todas as atividades do dia.

 

No dia da prova...


5 - ALMOÇO LEVE

É muito importante estar bem alimentado para que a fome não seja um fator que tire a concentração do candidato. A dica é não exagerar, mas sim optar por alimentos leves e não gordurosos. Também é recomendado levar um lanche leve, uma barra de cereal ou um doce para comer durante a prova, pois trazem uma dose de energia extra quando bate o cansaço.

 

6 - SEJA PONTUAL

Previna-se e chegue no local da prova pelo menos uma hora antes da abertura dos portões. É comum encontrar amigos ou pessoas conhecidas nessas ocasiões, mas evite conversas longas para manter-se calmo e concentrado, pois o bate-papo sem compromisso pode tirar o foco.

 

7 - EM QUAL ORDEM RESPONDER AS PERGUNTAS

Resolva primeiro as disciplinas que você tem mais confiança. A sugestão dos professores é começar pelas disciplinas que você considera mais fáceis, pois isso te dará confiança extra para seguir firme no restante da prova.

 

8 - QUANTO TEMPO PARA CADA PERGUNTA

Administre bem o tempo disponível. Não perca muito tempo em cada questão para evitar problemas como, por exemplo, não conseguir terminar a prova. Quando estiver em dúvida sobre uma questão, use sua intuição e tente lembrar dos momentos de estudo.

 

9 - E SE NÃO SOUBER A RESPOSTA

Nas questões objetivas só há uma alternativa correta, não existe meio termo, então não deixe nada em branco. Se não souber a resposta, leia novamente o enunciado, com bastante atenção, e assinale a alternativa que você acha que está certa. Não deixe nada em branco, mas não perca muito tempo nas questões que não sabe.

 

10 - COMO MANTER A CALMA NO DIA DA PROVA

Exames da OAB são importantes, mas não os coloque como se fossem a coisa mais importante da sua vida, pois isso aumentará a pressão sobre os resultados e pode atrapalhar o desempenho, mesmo que você esteja bem preparado. Tente relaxar, principalmente nos últimos minutos que antecedem o início da prova. Lembre-se que é apenas um exame, e o melhor, não há concorrência, por isso só depende de você. E caso você não seja aprovado haverá uma nova chance para se ter sucesso.

 

Respire, relaxe e siga essas dicas que com certeza sua mente ficará mais tranquila no dia do Exame de Ordem.

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você:

Conheça alguns cursos: