Atendimento Blog Acontece

Blog Acontece

A LFG acredita que uma boa apresentação vai além dos materiais didáticos; por isso, disponibiliza um portal de conteúdos completo para você se aprofundar ainda mais.

6 dicas para aproveitar as férias sem deixar os estudos de lado

LFG - 6 dicas para aproveitar as férias sem deixar os estudos de lado, como estudar nas férias, dicas de estudo nas férias

 

Quando o período de férias se aproxima, não há outra questão que preocupe mais os concurseiros e examinandos da OAB: como organizar a rotina de estudos nessa época? Para ajudar a esclarecer essa dúvida, Alessandro Sanchez, professor da LFG e especialista em preparação para concursos públicos e Exames da OAB há mais de 10 anos, dá dicas para você aproveitar as férias sem prejudicar os estudos.

Sanchez explica que durante toda a preparação é necessário estabelecer um cronograma que organize os estudos de acordo com as disciplinas previstas no edital. “Muitas pessoas acreditam que aumentar o tempo de estudos de forma constante e ilimitada potencializa o rendimento, mas não é bem assim que acontece. Estudos revelam que atividades recreativas garantem maior rendimento aos estudos. Por isso, estudar mais pode não significar estudar melhor”, explica.

Tendo isto em vista, o professor faz uma analogia entre o tempo de descanso necessário durante os estudos e o período de férias previsto pelo regime empregatício. Estudos científicos revelam a necessidade do descanso para a saúde do trabalhador, o que sem dúvidas gera efeitos positivos para a produção qualificada.


Confira 6 dicas para aproveitar as férias sem deixar de lado os estudos:

• Organize o tempo

Estabeleça horários certos para pegar firme nos estudos e tente fixá-los no seu dia a dia, por exemplo: estude pela manhã e fique livre à tarde ou vice-versa. O importante é perceber em qual momento do dia seu rendimento é maior e tirar o máximo de proveito dele.


• Estude as matérias mais difíceis

Depois de identificar as matérias que você tem mais facilidade, priorize aquelas que não são tão simples e aproveite para dedicar mais tempo às matérias que você sente dificuldade. Focar o estudo na matéria que se tem mais dificuldade é uma boa pedida para as férias, pois a pressão será menor e isso facilita no aprendizado.


• Foco

Com mais horas do dia livre para estudar nas férias é importante ter foco. Reveja aulas antigas de concursos similares e, como citamos no tópico anterior, comece estudando as disciplinas que você tem mais dificuldade. O ideal é rever as matérias diariamente para não perder o ânimo, mas não exagere. A cada 2 horas de estudo são necessários entre 20 e 30 minutos de descanso.


• Alterne o conteúdo

Não é produtivo estudar por horas seguidas apenas uma matéria. Alterne o conteúdo a cada duas horas ou a cada meta atingida.


• Concilie diversão e estudo

Durante as férias não foque somente nos estudos ou nas matérias que precisa decorar ou melhorar. Divirta-se, encontre os amigos, leia ou assista obras divertidas, pois qualquer leitura também é uma forma de aprendizado. Isso vai distrair sua mente e te deixar mais leve.


• Mexa-se

Praticar atividades físicas é importante tanto nas férias quanto no período normal de aulas. Então aproveite as férias para praticá-las com mais frequência, duas ou três vezes por semana, revezando as atividades com o tempo de estudo.


É importante lembrarmos que, quando falamos de preparação para concursos públicos, não há uma receita que sirva a todos os estudantes indiscriminadamente. “O candidato deverá analisar o tempo médio de investimento em sua carreira para escolher períodos maiores ou menores de recreação no período de férias”, conclui Sanchez.


*Conteúdo produzido pela LFG

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: