Atendimento Blog Acontece

Blog Acontece

A LFG acredita que uma boa apresentação vai além dos materiais didáticos; por isso, disponibiliza um portal de conteúdos completo para você se aprofundar ainda mais.

Concurseiro - 3 filmes para você se manter motivado nos estudos

LFG - Concurseiro - 3 filmes para você se manter motivado nos estudos

 

Assistir a filmes é uma das atividades de lazer mais praticadas no mundo. Alguns gêneros como comédia, animação, aventura, fantasia e até comédia romântica são indicados para quem procura descontrair e dar boas risadas. Já os dramas, romances, documentários e até os suspenses são ótimos para adquirir conhecimento e aprendizado. Mas todos os estilos são capazes de transmitir mensagens motivacionais.

Muitos professores, que lidam diariamente com a saga dos concurseiros, acreditam que os filmes ajudam a relaxar e, principalmente, transmitem mensagens de superação para quem se prepara para um concurso público.

“Acompanhamos todas as histórias de perto e sabemos que a reprovação é algo que faz parte da trajetória de todo concurseiro. Por isso, sempre buscamos maneiras de ajudá-los a manter a confiança e a força em busca da aprovação”, conta Alexandre Mazza, professor da LFG.

 

Confira 3 filmes indicados por professores e mantenha-se motivado para os próximos desafios:

 

Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014)

 O filme que premiou o ator J.K. Simmons com o Oscar de melhor ator coadjuvante mostra a relação entre um exigente professor e um obstinado baterista de jazz. Para Nathalia Masson, professora da LFG, o expectador pode finalizar o filme considerando que os métodos e estímulos utilizados pelo professor são inaceitáveis; ou então ter a certeza inabalável de que o resultado só será conquistado com muito esforço, treino, dedicação e, claro, suor e lágrimas. “O concurseiro encontrará nesta obra cinematográfica um retrato bem construído de como o esforço e a dedicação plena são os elementos decisivos para alcançar a vitória”, conta a professora.

  

 Para Sempre Alice (2015)

 Nathalia Masson recomenda também a história da Dra. Alice Howland, uma renomada professora de linguística diagnosticada com Alzheimer. “O filme mostra com detalhes as mudanças rápidas no cotidiano da personagem e a veloz fragilização de suas capacidades cognitivas”, conta. Repleto de momentos emocionantes, a obra reafirma o valor do hoje e do momento presente ao narrar a lenta deterioração mental da personagem. Enquanto a protagonista se vê diante do desafio de dominar a arte de reaprender a mesma coisa todos os dias e vai perdendo sua identidade com a ausência de recordações, o espectador redescobre o valor da sua memória e da sua capacidade intacta de aprender coisas novas mantendo o conhecimento já adquirido. “O filme comprova que manter as informações acumuladas e poder se lembrar de tudo aquilo que já foi ensinado é realmente uma dádiva”, explica Nathalia.

   

A Firma (1993)

Para aqueles que almejam a carreira jurídica, o professor Alessandro Sanchez indica o filme “A Firma” para entender um pouco melhor a Filosofia do Direito na prática. Baseado na obra do romancista John Grisham, o enredo aborda uma importante questão da Filosofia do Direito, pois trata da história de um advogado que começa a trabalhar em um escritório que opera atividades ilícitas. A trama envolve o drama vivido pelo profissional, que é convidado pelo FBI para atuar como informante e entregar a empresa à polícia. Contudo, ao fazer isso, ele estaria quebrando o sigilo profissional. “Os estudantes devem analisar a história levando em conta o que é defendido pelas regras da profissão, mas sem que elas ultrapassem os limites da ética humana”, descreve o professor.

 

Sabemos que a rotina dos candidatos que se dedicam a passar em concursos públicos é intensa e com uma grande carga de assuntos que devem ser estudados. Porém, especialistas também recomendam intervalos com momentos de descanso prazerosos. Filmes são, portanto, uma ótima opção para quem quer relaxar e aproveitar o tempo livre para adquirir conhecimento e manter-se motivado.

 

Conteúdo Produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: