Atendimento Blog Acontece

Blog Acontece

A LFG acredita que uma boa apresentação vai além dos materiais didáticos; por isso, disponibiliza um portal de conteúdos completo para você se aprofundar ainda mais.

Concursos Públicos: dicas para escolher a carreira ideal

LFG - Concursos Públicos: dicas para escolher a carreira ideal

 

O universo da carreira pública oferece inúmeras oportunidades em diversos órgãos. As instituições das esferas Federal, Estadual e Municipal, costumam promover milhares de contratações a cada ano. Entidades com notória repercussão figuram entre os principais contratantes e é comum que estejam entre as carreiras mais disputadas, como o Banco do Brasil, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Receita Federal, o Ministério Público, a Polícia Judiciária, a Defensoria Pública e o Judiciário, só para citar alguns exemplos.

“A escolha da carreira desejada envolve diversas variáveis, entre elas o salário, a vocação do candidato, a localização geográfica e os requisitos exigidos. Diante de um cenário tão abrangente, a escolha do concurso público a ser feito, por si só, já é um desafio”, explica Nestor Távora, professor da LFG e Mestre em Direito Público. “A falta de direcionamento e foco podem comprometer a estratégia de estudo, fazendo com que o aluno ande em círculos, prejudicando as chances de aprovação, frente a uma concorrência tão acirrada”, completa Távora.


Veja 4 dicas sobre como escolher a carreira pública ideal!


Atribuições da função: As atribuições do cargo escolhido não recebem o devido valor por parte de muitos candidatos, mas deveriam ser o ponto de partida da decisão. É importante lembrar que, após a aprovação, o profissional passará parte do seu dia trabalhando naquela função. É possível realizar testes vocacionais para avaliar se o seu perfil realmente se encaixa no trabalho que passará a exercer durante longos anos.

Remuneração: Em muitos casos, o salário é o primeiro item a ser considerado pelos candidatos na escolha por uma carreira pública. A remuneração pode variar de acordo com a função e o órgão público, sendo que a mesma função em órgãos diferentes pode ter remunerações distintas. Pesquisar as informações no edital do concurso é a maneira mais segura para se obter esse tipo de informação.

Local de trabalho: A maioria dos concursos municipais e estaduais tem como locais de trabalho os respectivos estados e municípios. Em alguns, os locais de trabalho poderão vir estipulados no edital ou preenchidos posteriormente de acordo com as necessidades dos órgãos públicos e a classificação do candidato. Mas caso o candidato se interesse por concursos federais, é importante uma consulta prévia sobre as possíveis regiões de atuação e uma análise detalhada sobre a identificação com essa possibilidade de trabalho.

Requisitos exigidos: Além das condições básicas a todos os cargos, há ainda algumas carreiras que exigem requisitos específicos, como formação técnica ou acadêmica, certificações e qualificações próprias ao cargo. Por isso, antes de se candidatar, é importante consultar as exigências presentes no edital do concurso.


A trajetória de preparação traçada por Kaique Knothe, ex-aluno da LFG, é um exemplo de foco e dedicação. Em 2012, formou-se em engenharia mecânica. Quando concluiu a faculdade deu início à vida profissional na iniciativa privada em uma empresa de consultoria estratégica, mas desejava seguir a carreira pública. Seu objetivo principal era o cargo de auditor fiscal da Receita Federal, mas decidiu que começaria com o concurso público para engenheiro do Ministério da Fazenda, cargo que se tornou sua primeira experiência na carreira pública após conquistar a aprovação. Como estratégia de estudo, fez outros oito concursos até ser aprovado em primeiro lugar, em 2014, para o tão almejado cargo de auditor fiscal da Receita Federal. Atualmente, Kaique faz graduação em Direito e já almeja o cargo de juiz.

Manter a determinação em atingir o objetivo a ser alcançado é um desafio quase diário, mas a opção pela concorrida carreira pública ainda é altamente vantajosa. Entretanto, como é de se esperar em qualquer processo de preparação, essa conquista demanda tempo e muita dedicação.


*Conteúdo produzido pela LFG