Atendimento Blog Acontece

Blog Acontece

A LFG acredita que uma boa apresentação vai além dos materiais didáticos; por isso, disponibiliza um portal de conteúdos completo para você se aprofundar ainda mais.

Conheça algumas técnicas de estudo para concursos públicos

LFG - Conheça algumas técnicas de estudo para concursos públicos

Quem estuda para concursos públicos está sempre em busca de orientações assertivas, que envolvam bons conteúdos e técnicas para organizar a rotina, bem como para absorver melhor as informações.

O Acontece conversou com Nestor Távora, professor da LFG, e listou algumas dicas básicas para todo tipo de concurso – desde aqueles com duas fases até os que contam com prova de títulos e prova oral, entre outras. Para o especialista, o candidato deve estabelecer um cronograma de estudos, pois isto irá ajudá-lo a obter a dimensão da quantidade de conteúdo a ser estudado, além de garantir que todas as informações importantes constarão no material.

Seguem as dicas:

• Simulados
A programação sugerida pelo especialista envolve a prática de simulados, pois ajuda a testar os conhecimentos, treinar o tempo de prova, memorizar o conteúdo e adquirir familiaridade com o estilo das questões, entre outros benefícios.

• Conversar com alguém sobre o conteúdo estudado
Repetir as informações absorvidas em voz alta ajuda a desenvolver a lógica do raciocínio e estimula a capacidade de improviso. Távora recomenda começar a prática sozinho, em frente ao espelho, e posteriormente apresentando para amigos, parentes e professores.

• Fichamento
Anotar as informações mais relevantes enquanto efetua a primeira leitura de um material ajuda a otimizar o tempo, pois nas futuras bastará recorrer ao resumo. Além disso, o especialista recomenda que as anotações sejam manuscritas. “Quem escreve assimila 20% a mais do que quem digita”, avalia Távora.

• Atualização
É fundamental que o candidato esteja atualizado em relação a temas como política, economia e legislação. “O Congresso Nacional e os Tribunais Superiores realizam muitas inovações. Além disso, as provas abordam muitas situações vividas pelo país”, explica.

• Orientação
Contar com a ajuda de profissionais para direcionar o estudo é algo fundamental, pois cada concurso possui particularidades em relação ao conteúdo e ao perfil da banca examinadora. “O contato contínuo dos profissionais da área como o mundo dos concursos faz com que eles sejam os mais capacitados para direcionar o estudo efetivamente”, ressalta Távora.


 

*Conteúdo produzido pela LFG

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: