Atendimento Blog Acontece

Blog Acontece

A LFG acredita que uma boa apresentação vai além dos materiais didáticos; por isso, disponibiliza um portal de conteúdos completo para você se aprofundar ainda mais.

Não passou na 1ª fase da OAB? Saiba como superar a reprovação e se preparar para a próxima prova

LFG - Não passou na 1ª fase da OAB? Saiba como superar a reprovação e preparar-se para a próxima prova

 

Ser aprovado no Exame da OAB é o primeiro sonho de muitos estudantes ou bacharéis em direito. Por outro lado, não conseguir a nota necessária em uma das duas fases pode gerar frustrações profundas. Mas caso isso aconteça com você, não se preocupe, pois haverá uma nova oportunidade em breve.

Prova disso é que a Ordem dos Advogados do Brasil já publicou a data do próximo exame. A primeira fase do XXIII Exame de Ordem Unificado será no domingo, dia 23 de julho, e quem passar fará a prova prático-profissional no dia 17 de setembro. O edital de abertura está previsto para 30 de maio e as inscrições vão de 30 de maio a 09 de junho.

 

SUPERAÇÃO

Professores especialistas em cursos preparatórios para Exames de Ordem explicam que uma preparação extensa e consistente é o caminho indicado para que os candidatos ampliem suas chances de aprovação. Isso porque o maior desafio é organizar os estudos, já que a primeira fase cobra conteúdos de 17 disciplinas.

Por pior que seja o sentimento agora, é preciso continuar a busca pelo seu sonho e dar o primeiro passo para retomar os estudos. Mais do que esquecer a reprovação, é preciso questionar-se e pensar de maneira clara sobre o que você deve aprimorar, fazendo planos e se esforçando para não cometer os mesmos erros na próxima vez.

Depois de compreender bem a prova e fazer uma análise mais aprofundada, você poderá dar o segundo passo, buscando as matérias que precisa estudar para conseguir a aprovação no próximo Exame da OAB. Foque no resultado que deseja alcançar e passe a estudar por metas. Por exemplo, avalie quais foram as matérias em que você obteve baixo rendimento e tenha como objetivo dominar esse conteúdo.

Não hesite em procurar outros candidatos e amigos que já passaram na prova da OAB para compartilhar dicas e experiências. Por fim, entenda que há grandes chances de aprendizado com os equívocos e que, mesmo com a reprovação, sua capacidade e as chances de conseguir melhores resultados aumentam para as próximas etapas.

 

CARTA DE ABRAHAM LINCOLN

Antes de conquistar a presidência dos Estados Unidos, Abraham Lincoln colecionou uma série de derrotas.

Em 1832, perdeu as eleições para o Senado, em 1833 fracassou nos negócios, perdeu a esposa em 1835 e teve uma séria crise nervosa em 1837. Em 1838 foi derrotado para presidente, em 1843 e 1848 perdeu as eleições para o Congresso americano e em 1854 foi derrotado nas eleições para o senado pela 3ª vez. Em 1856 perdeu a nomeação para a Vice-presidência e em 1858 perdeu as eleições para o congresso novamente.

Um jornalista, então, o perguntou: Você não está cansado de fracassar? E ele respondeu: Não fracassei, só ainda não obtive os resultados desejados.

Alguns anos mais tarde, Abraham Lincoln publicou a seguinte carta:


- Meu prezado senhor,

Direi apenas algumas poucas palavras.

A vida fez de mim um homem bem familiarizado com as decepções.

Aos 23 anos, tentei um cargo na política e perdi. Aos 24 anos, abri uma loja e não deu certo. Entre os obstáculos, tive um colapso nervoso, disputei eleições para o Senado, Presidência e finalmente, fui eleito presidente dos Estados Unidos, aos 51 anos de idade.

Por isso, não venha me falar de dificuldades, tropeços ou fracassos. Não me interessa saber se você falhou. O que me interessa é se você soube aceitar os tropeços e aprender com eles.

Aprendi a tolerar os medíocres; afinal, Deus deve amá-los, porque fez vários deles. Aprendi que, quando se descobre que uma opinião está errada, é preciso descartá-la. Aprendi que a melhor parte da vida de uma pessoa está em suas amizades…

Se você está vivendo um momento temporário de fracasso, posso afirmar, com certeza da minha maturidade, ou dolorida experiência, que você jamais falhará se estiver determinado a não fazê-lo.

Por mais que encontre dificuldades pelo caminho, não desista. Saiba que o campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer.

Sinceramente.

 

TOCANDO EM FRENTE

Nossa vida profissional é cheia de derrotas e decepções, portanto, precisamos aprender a conviver com elas olhando sempre pelo lado positivo.

Tome o tempo necessário para superar essa dificuldade, mas não demore muito pois a próxima edição do Exame da OAB já está marcada e, quanto antes você começar a se preparar, maiores serão suas chances de conquistar esse objetivo.

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: