Atendimento Blog Acontece

Blog Acontece

A LFG acredita que uma boa apresentação vai além dos materiais didáticos; por isso, disponibiliza um portal de conteúdos completo para você se aprofundar ainda mais.

Passo a passo para fazer um concurso público pela 1ª vez

LFG - Passo a passo para fazer um concurso público pela 1ª vez

 

Quem vai prestar concurso pela primeira vez precisa investir na preparação para ter um bom desempenho na prova. Se você optou por esse caminho recentemente e nunca prestou concursos públicos antes, esse é o momento de se preparar para conquistar o que planejou.

Optar pelo serviço público é uma boa opção pois oferece estabilidade, benefícios e bons salários em comparação com a iniciativa privada. Mas, independentemente da área escolhida, o candidato deve saber que a competição entre os concurseiros por um espaço na carreira pública é grande e as provas extremamente concorridas. Por isso, para obter sucesso é preciso estudar muito e seguir algumas dicas para aumentar suas chances de conseguir uma vaga.

Professor da LFG e Mestre em Direito, Nestor Távora alerta que o pecado mais comum dos marinheiros de primeira viagem é não dar atenção suficiente ao edital do concurso. "É um texto aparentemente burocrático, árido, que pouca gente lê, mas que faz muita diferença”, afirma.

Para evitar frustrações e melhorar suas chances de obter sucesso, Távora explica aos candidatos um passo a passo com 5 dicas para quem vai prestar concurso público pela primeira vez:

 

1. Escolha uma carreira

De acordo com Nestor Távora, o candidato pode basear sua opção em dois critérios: seu interesse pela instituição empregadora ou sua afinidade com o cargo. Alguns podem buscar uma carreira qualquer no INSS, enquanto outros podem mirar diversos concursos para promotor, por exemplo. O importante é que o concurseiro não perca tempo prestando provas que nada têm a ver com ele. “A escolha da carreira deve levar em conta seus objetivos, sejam a recompensa salarial, satisfação profissional ou modo de vida”.


2. Estude o edital e os exames anteriores

Depois de definir seu objetivo, é hora de buscar o maior número possível de referências a respeito dele. A dica de Távora é usar a internet para recuperar provas antigas. “É uma forma de compensar a sua inexperiência com concursos”, explica. Também é essencial analisar com profundidade os detalhes do último edital. O objetivo é reunir o maior número possível de informações para o próximo passo: a sua preparação para o exame.


3. Defina uma estratégia de estudos

Consciente do número de disciplinas a estudar e, principalmente, do peso de cada uma para a soma do resultado, é preciso definir sua rotina até o dia da prova. Quantas horas semanais serão necessárias para a preparação? Quais são os melhores livros de cada disciplina? Para chegar a essas respostas, o candidato pode conversar com outros estudantes e professores, além de consultar fóruns e ferramentas especializadas na internet.


4. Escolha um bom material de estudo

Escolher um material de qualidade faz toda a diferença na preparação para concursos. Além das apostilas criadas para o certame, utilize também vídeo aulas disponíveis na internet.


5. Faça provas anteriores

É muito importante resolver as provas anteriores para testar os conhecimentos adquiridos e conhecer o formato do concurso. Essa prática também permite identificar quais matérias são mais importantes no plano de estudo.


6. Considere a ideia de fazer um curso preparatório

Muitos candidatos têm ótimos resultados estudando sozinhos, mas também é possível fazer aulas com professores especializados em concursos. Hoje há diversos formatos que contribuem para uma preparação de qualidade e facilitam a rotina do estudante, como o modo online ou telepresencial, por exemplo. Cabe ao candidato escolher fazer um curso pela internet ou numa escola física.

 

Mesmo que seja a primeira vez que presta um concurso público, é importante que o candidato esteja focado, se prepare com dedicação e sempre preste o concurso que se interessa, pois assim ele aumenta o entendimento sobre as matérias e desenvolve sua melhor técnica para realizar as provas. Boa sorte!

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: