Atendimento Blog Acontece

Blog Acontece

A LFG acredita que uma boa apresentação vai além dos materiais didáticos; por isso, disponibiliza um portal de conteúdos completo para você se aprofundar ainda mais.

Saiba como se preparar para a carreira de juiz

LFG - Saiba como se preparar para a carreira de juiz

 

O juiz de direito é um funcionário público de grau superior, concursado e vinculado ao Poder Judiciário. No Brasil, o juiz pode atuar na justiça especializada, como justiça trabalhista, justiça eleitoral e justiça militar, ou na justiça comum. Em ambos os casos, o juiz pode atuar na esfera estadual ou federal, dependendo do concurso que prestar.

No Brasil, o cargo de juiz passa a ser vitalício após dois anos de atividade. A remuneração é atraente e o concurso para juiz é um dos mais difíceis de passar, podendo conter provas teóricas objetivas e subjetivas, provas práticas subjetivas, provas orais e provas de títulos. É comum que algumas vagas de juiz não sejam preenchidas, pois nem todos os candidatos atingem o nível de conhecimento exigido.

 

A CARREIRA DE JUIZ

Para se tornar juiz, o profissional deve ter o diploma de nível superior de bacharelado em Direito reconhecido pelo MEC, pelo menos 3 anos de experiência jurídica e passar em concurso público.

O concurso público para Juiz é composto de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; provas escritas teóricas e práticas, de caráter eliminatório e classificatório; sindicância da vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório; exame de sanidade física e mental, de caráter eliminatório; exame psicotécnico, de caráter eliminatório; prova oral, de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Dentre as disciplinas abordadas pela prova objetiva estão o Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental, Direito Administrativo e Direito Agrário; que vão variar conforme o órgão que abre o certame.

Após ser aprovado no exame, o candidato ainda frequenta uma escola de magistratura onde aprende aspectos técnicos e desenvolve uma série de competências específicas para o exercício da profissão. Só então recebe o título de juiz e pode iniciar a carreira.

 

MÉDIA SALARIAL DO JUIZ

O salário do juiz é chamado de “subsídio” e pode variar de acordo com sua esfera de atuação, o estado onde trabalha, o tempo de experiência e as promoções recebidas.

Gratificações e benefícios também podem ser agregados à remuneração mensal do juiz. Com isso, os salários podem variar de R$ 40 mil a R$ 150 mil.

 

COMO PASSAR NO CONCURSO

Conseguir a aprovação em um concurso para juiz vai muito além de devorar códigos e decorar leis. O nível de conhecimento exigido nos concursos para magistratura é tão alto que um dos maiores desafios dos concursandos é saber como se organizar.

Para ajudar os candidatos que desejam uma preparação específica e aprofundada para ingressar na magistratura, a LFG oferece quatro cursos preparatórios focados nos principais concursos e nos temas mais incidentes que são cobrados nas provas.

 

Magistratura e Ministério Público Estadual

Magistratura e Ministério Público Estadual, por exemplo, é um curso online que aborda com profundidade as 8 principais matérias teóricas exigidas em diversos editais do país. Com conteúdo programático atualizado frequentemente, os professores aliam a análise doutrinária e jurisprudencial ao perfil das diversas bancas examinadoras.

Este é o curso mais indicado para bacharéis em direito que pretendem uma preparação específica para ingressar na Magistratura e no Ministério Público estadual.

 

Carreiras Jurídicas

Já o curso online Carreiras Jurídicas oferece flexibilidade e comodidade para o estudante assistir as aulas a qualquer hora e onde desejar. O curso também contempla as 8 principais disciplinas com maior peso dos editais estaduais e federais, com foco nas discussões doutrinárias, jurisprudenciais e a exposição dos temas de acordo com as posições adotadas pelas principais bancas no Brasil.

O curso é voltado aos estudantes que já estão se preparando ou desejam se preparar com flexibilidade para os principais concursos da área federal e estadual, como Magistratura, Ministério Público, Advocacia Pública e Delegado de Polícia, entre outros.

 

Magistratura e Ministério Público do Trabalho

O curso Magistratura e Ministério Público do Trabalho também é disponibilizado no formato online para oferecer flexibilidade e comodidade aos estudantes que querem se preparar para a carreira de juiz.

O conteúdo do curso é abrangente e focado nas principais disciplinas dos editais dos concursos da Magistratura e Ministério Público do Trabalho, com abordagem das bancas dos respectivos concursos e tratamento doutrinário e jurisprudencial atualizado.

O curso é voltado aos candidatos e bacharéis em direito que desejam se preparar para esses concursos e que necessitam de preparação profunda e específica na área trabalhista.

 

Reta Final TJSP - Juiz Substituto

O curso online Reta Final TJSP para Juiz Substituto é indicado para os candidatos que já estudam e desejam intensificar a preparação para o concurso que se aproxima.

As aulas são exclusivas e ministradas por grandes nomes do direito brasileiro, como o desembargador Guilherme Nucci, os juízes Pablo Stolze, Rafael Maltez e Vinícius Peluso, além dos procuradores Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, Edilson Vitorelli e Clilton Guimarães dos Santos.

O Reta Final aborda o conteúdo das disciplinas exigidas no edital mais recente, publicado em 07/4/2017, para a prova do concurso de Juiz Substituto do Tribunal de Justiça de São Paulo, que será realizada no dia 25 de junho. Podem prestar o concurso bacharéis em Direito com 3 anos de exercício na profissão.

 

Aproveite essas dicas, escolha o curso que mais se encaixa ao seu perfil e boa prova!

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você:

Conheça alguns cursos: