Atendimento Blog Acontece

Blog Acontece

A LFG acredita que uma boa apresentação vai além dos materiais didáticos; por isso, disponibiliza um portal de conteúdos completo para você se aprofundar ainda mais.

Concurso da Receita Federal é boa opção para os engenheiros

LFG - Concurso da Receita Federal para engenheiros

 

A alta do índice de desemprego no Brasil tem ocupado parte das manchetes dos jornais nos últimos meses. São 9,1 milhões de brasileiros desempregados, segundo dados divulgados pelo IBGE, 2,6 milhões a mais que há um ano. Dentre os desempregados, os engenheiros estão entre os que estão sentindo mais os efeitos da má fase econômica e política do país. Dados do Ministério do Trabalho mostram que em 2015 foram demitidos 58.808 desses profissionais. Descontando as 38.245 contratações, o saldo do período é de 20.563 engenheiros sem trabalho.

Mas há sempre uma luz no fim do túnel. Segundo Roberto Caparroz, Auditor da Receita Federal e professor da LFG, os candidatos com maior índice de êxito nos concursos para analista ou auditor da Receita são das áreas de exatas, notadamente os engenheiros. “A prova exige um rigor técnico e lógico que não é muito difundido em outras áreas de conhecimento, como nas ciências humanas, por exemplo. Na minha turma do curso de formação, mais de 90% eram engenheiros”, explica Caparroz. 

O concurso da Receita Federal é um dos mais aguardados para 2016. O órgão já solicitou autorização para 5 mil vagas, sendo 2 mil de auditor fiscal e 3 mil para analista tributário. Os cargos exigem formação superior em qualquer curso reconhecido pelo MEC e contam com salários que variam de R$ 9.629,42 a R$ 16.116,64. 

 

Veja algumas dicas para o concurso da Receita Federal listadas pelo profissional.

•   Estude do zero. Normalmente quem estuda do começo tem maiores chances de sucesso, porque a formação acadêmico-profissional não ajuda muito no mundo dos concursos. É comum vermos, por exemplo, advogados com maus resultados nas matérias jurídicas. Isto porque muitas vezes acreditam estar preparados, pois estudaram esses temas durante cinco anos de faculdade. O ideal é encarar todas as disciplinas com o mesmo cuidado e humildade, pois o sucesso no certame advém de uma ótima performance em todas as matérias;

•   Fixe uma meta de 80% de acertos para as questões. Normalmente é o suficiente para a aprovação;

•   Estude a linguagem das questões. Desta maneira você elabora um método para identificar as alternativas corretas;

•   Não intercale as matérias. Isto evita confusões e melhora o nível de retenção dos conteúdos.

 

 *Conteúdo produzido pela LFG

 

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: