Atendimento Blog Acontece

Blog Acontece

A LFG acredita que uma boa apresentação vai além dos materiais didáticos; por isso, disponibiliza um portal de conteúdos completo para você se aprofundar ainda mais.

Conheça as oportunidades do mercado de trabalho na área jurídica em 2016

LFG - Conheça as oportunidades do mercado de trabalho na área jurídica em 2016

 

A cada dia a previsão feita no ano passado se confirma: a crise econômica e política desencadearia o aumento do desemprego no país em 2016. No momento são 10,4 milhões de pessoas desempregadas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para os especialistas, o mais preocupante é que a possibilidade de queda desse número ainda praticamente não existe.

Por conta disso, o Acontece conversou com alguns especialistas da área jurídica em busca de perspectivas positivas em meio a um cenário tão preocupante.

Especificamente para os profissionais de Direito, eles apontam diversas oportunidades no serviço público. “Órgãos como o Ministério do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Polícia Civil e Polícia Federal selecionarão mais de 10 mil profissionais ainda em 2016”, comenta Nestor Távora, coordenador da LFG.

Já para aqueles profissionais que pretendem advogar ou que até mesmo cogitam mudar a área de atuação dentro do próprio Direito, os especialistas indicam duas fortes tendências: Compliance e Direito Penal Econômico.

A criação de órgãos reguladores como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desencadeou a necessidade de compreensão regras e regulamentos internos por parte das empresas.

Segundo Rogério Cury, mestre em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto, sócio do Malheiros e Cury Advogados e professor da LFG, as duas áreas são bastante promissoras neste e nos próximos anos. “As empresas estão realmente determinadas em cumprir as regras de compliance da melhor maneira possível”, explica.

Já em relação ao Direito Penal Econômico, que está dentro de Direito Penal, os especialistas afirmam que a área está em alta por conta do crescimento das investigações de crimes econômicos envolvendo grandes empresas no país. “Temos muitos casos de contencioso, mas a maior parte das empresas tem nos procurado para obter consultoria sobre o tema. A movimentação está de fato mais voltada para a prevenção”, conta Cury.


*Conteúdo produzido pela LFG

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: