A LFG

Por ser uma instituição reconhecida como especialista em cursos preparatórios para carreiras públicas e Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Rede LFG, presente em mais de 400 cidades, tem como missão democratizar o acesso a um conteúdo de qualidade; por isso, é pioneira no ensino via satélite, o que permite a transmissão de aulas ao vivo para todo o território nacional e com total interatividade entre professor e aluno.

Esse diferencial, que se mantém integral em todas as localidades, oferece doze canais de transmissões e quinze estúdios, sendo nove deles em São Paulo e os demais em Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Maceió e Rio de Janeiro.

Com tecnologia e pedagogia motivacional, o ambiente virtual permite ao aluno ter acesso a perguntas e respostas durante as aulas, resolução de questões, materiais complementares, biblioteca, laboratório de informática e sala de estudo. No portal www.lfg.com.br, o estudante encontra também informações atualizadas diariamente sobre concursos públicos e plantão de dúvidas com professores especialistas.

O compromisso da Rede LFG é traduzido pelo alto índice de aprovação dos alunos em c oncursos públicos nas diversas áreas, bem como no Exame para a OAB, uma vez que o corpo docente é formado por renomados professores e autores jurídicos. Hoje, a instituição registra mais de 230 mil aprovações.

Em parceria com a Universidade Anhanguera-Uniderp, a LFG também ministra cursos de pós-graduação a distância: o aluno se dirige uma vez por semana à unidade e acompanha a aula em telessalas. Entre os cursos oferecidos, estão os jurídicos e MBA na área de gestão.

Ganhadora do Prêmio Top of Quality de 2008, a Rede LFG foi reconhecida como uma das organizações que mais se destacou na busca pela melhoria contínua da qualidade do seu sistema de ensino, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do País.

TRAJETÓRIA DA REDE LFG

A origem (Centro de Estudos Criminais ao IELF)

No início de 2002, paralelamente à idéia de desenvolver e instituir no País a primeira rede televisiva de difusão do ensino jurídico, o Prof. Luiz Flávio Gomes criou o Centro de Estudos Criminais. O propósito original era o de incentivar o desenvolvimento e o aprofundamento crítico das ciências criminais no século XXI.

Diante da demanda pela realização de outros cursos, os objetivos foram ampliados e dois novos cursos preparatórios experimentais foram ministrados em Manaus e em Marília. No final do ano de 2002 foi firmada parceria com a EMBRATEL assim como, em São Paulo, com o curso PRIMA. Em 29 de janeiro de 2003, contando com a presença de mais de 4 mil pessoas em cerca de 20 cidades do País - e com a intervenção histórica de Pablo Stolze, falando do novo Código Civil, que acabara de entrar em vigor - iniciou-se no Brasil (e na América Latina) a era do ensino jurídico telepresencial, isto é, via satélite e em tempo real. O sucesso foi absoluto, nasceu o IELF e muitos paradigmas começaram a ser derrubados naquele instante.

Ensino telepresencial no Brasil - vencida a barreira do telão

No Brasil, apesar da sua dimensão continental e da enorme quantidade de bacharéis em Direito (mais de 80.000 diplomados por ano; hoje são mais de 1.000 cursos de Direito aprovados pelo MEC), não existia até então um canal de televisão centrado unicamente no ensino jurídico. E em toda América Latina, que produz quase 100.000 bacharéis por ano. Com o pioneirismo do IELF, desde janeiro de 2003, o cenário brasileiro e latino-americano passou a ser outro.

A dificuldade de acesso (físico, econômico, etc.) sempre foi a barreira, muitas vezes intransponível, para quem quer se atualizar e se preparar, mas vive ou trabalha em locais distantes dos grandes centros urbanos, que concentram os mais concorridos cursos preparatórios para as carreiras jurídicas. A iniciativa do ensino telepresencial pretendia, desde o princípio, combater essa discriminatória desigualdade de oportunidades, dando chance a todos e permitindo a revelação de grandes valores.

Via satélite e por meio do primeiro canal de TV digital plus dedicado exclusivamente ao ensino jurídico, em pouco mais de um ano de trabalho os cursos passaram a chegar (da Avenida Paulista, ao vivo e em tempo real) em todos os Estados brasileiros, em todas as Capitais e em mais de uma centena de cidades. Por não se tratar de um canal aberto de TV, seus sinais somente são disponíveis em um local determinado: salas de aula devidamente preparadas.

Centro de excelência e de referência no ensino. Para revolucionar tecnológica e cientificamente o ensino e a aprendizagem, a instituição desenvolveu um Centro de Excelência dotado de profissionais e professores de altíssima capacitação técnica e científica. Da capital paulista são transmitidos ao vivo e diariamente todos os cursos, por preços acessíveis. No ensino via satélite (telepresencial) os cursos são sempre em tempo real para possibilitar a interatividade. O aluno resolve sua dúvida imediatamente e nenhuma pergunta fica sem resposta. Todos os cursos regulares contam com material de apoio (materiais das aulas, livros etc.) e são ministrados com metodologia apropriada desenvolvida para cursos telepresenciais, que conduz à otimização da necessária motivação para o ensino e para a aprendizagem.

Para apoiar e complementar os cursos básicos, a Rede LFG criou ainda o curso "Resolução de Questões" assim como o curso de "Prática Forense".

Ninguém constrói um grande projeto sozinho

O primeiro curso básico para carreiras jurídicas nasceu em 2003 e mais de 5 mil alunos frequentaram o curso naquele ano. Já no segundo semestre de 2003 foi criado o curso intensivo semestral, que em 2004 impressionou o mundo jurídico com a alta qualidade didática dos professores, competência dos funcionários e profissionais técnicos, além da coordenação geral e científica da professora Ada Pellegrini Grinover. O curso fechou o ano de 2004 com a presença diária de quase 10 mil alunos nas diversas unidades espalhadas pelo Brasil.

Surge a Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes

Em virtude de decisão societária, o IELF, desde janeiro de 2005, passou a ser dividido em dois: curso extensivo e cursos intensivos. A Rede de Ensino LFG é a desenvolvedora de cursos intensivos assim como cursos modulares e de atualização.

Como resultados dos esforços contínuos de parceiros de conteúdo, professores, franqueados e alunos, em 2005 a Rede LFG obteve grandes resultados. Mais de 5 mil alunos tiveram êxito em exames e concursos e os índices de aprovação da Rede se tornaram os melhores, incluindo diversos alunos aprovados em primeiro lugar.

Ainda em 2005, A Rede LFG iniciou suas atividades de ensino em outras áreas como cursos preparatórios para vestibular, área fiscal, ensino médio, preparatório para residência médica, preparatório para medicina veterinária, entre outros. Pós-graduações. Consolidando nossos tradicionais cursos preparatórios e de atualização, a grande novidade em 2005 foram os cursos de pós-graduação, que são frutos de parcerias com a UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina - Florianópolis-SC), com o Instituto Cidade (Tubarão-SC) e com a U.V.B. - UNAMA (São Paulo - Belém do Pará).

Expansão do ensino, novos intensivos e cursos modulares. A Rede LFG, em 2005, também iniciou suas atividades de ensino em outras áreas: cursos preparatórios para vestibular, área fiscal, ensino médio, preparatório para residência médica, preparatório para medicina veterinária etc.

Expansão da Rede de Ensino LFG

Em 2006 a Rede LFG passou de quatro para seis canais próprios de TV, oferecendo mais de 30 cursos preparatórios e de pós-graduação. Presente em mais de 200 cidades brasileiras e tornou-se responsável pela marca histórica de mais de 16 mil aprovações, em todas as fases dos concursos públicos. Sem dúvida, é responsável pela maior inovação na política de empregabilidade do país.

2007 a 2008: Inovações: Nos anos de 2007 e 2008 a Rede de Ensino LFG introduziu diversas novidades com a ampliação dos canais de transmissão e do corpo docente; criação da Escola LFG/Prima de preparação para o Exame da OAB; criação do Portal LFG do Direito, com comentário de especialistas sobre as principais decisões dos tribunais do país e notícias da área; disponibilização dos serviços de dicas e correções de provas via internet; ampliação do LFG News -Telejornal Jurídico Diário, entre outras.

A Qualidade dos produtos e serviços da Rede LFG foi reconhecida com o Prêmio Top of Quality de 2008.

Inovações

Em 2008, a LFG passa a integrar o maior grupo educacional da América Latina em número de alunos, a Anhanguera Educacional. E no mesmo ano, a qualidade dos produtos e serviços da Rede LFG foi reconhecida com o Prêmio Top of Quality de 2008.

Desde então, a Rede de Ensino LFG vem mantendo sua posição de liderança no segmento de cursos preparatórios com mais de 570 mil alunos aprovados em Concursos Públicos e no Exame OAB Nacional.

Em 2013, a instituição completa 10 anos de atuação no mercado.

Ano de comemoração de 10 anos em grande evento reunindo todos os principais idealizadores deste negócio com homenagem ao Fundador, os primeiros parceiros e os professores que iniciaram a rede.

Rede LFG atendendo a tendência de mercado lança um novo negócio, CURSOS ON LINE, onde convida a todos os seus parceiros a participarem desta proposta.

A Rede LFG faz parte da maior empresa de educação do mundo a partir da Associação da Anhanguera Educacional e Kroton Educacional ocorrida em 20 de abril de 2013. Sujeito a aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Inauguração de nova sede na cidade de São Paulo e todas as nossas bases de transmissões, com investimentos expressivos para o avanço tecnológico, resultando a disponibilização de 39 canais, 43 estúdios, mídia center, tecnologia digital.