Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

6 vantagens da carreira pública sobre a carreira privada

LFG - 6 vantagens da carreira pública sobre a carreira privada

 

Um dos objetivos e desejos de muitos brasileiros é ingressar em uma carreira em órgãos federais, estaduais ou municipais. Uma das explicações para isso são as vantagens extremamente atrativas que o setor público oferece aos trabalhadores.

 

Cada vez mais valorizada no Brasil, a carreira pública é um meio seguro de ingresso e permanência no mercado de trabalho, além de oferecer vantagens em relação à iniciativa privada como estabilidade, maior salário inicial, possibilidade de ascensão profissional e uma série de direitos e benefícios diferenciados.

 

Outro ponto muito importante é que jovens sem experiência profissional e pessoas acima dos 40 anos, que encontram dificuldade de recolocação na iniciativa privada, têm nos concursos uma oportunidade eficaz em conquistar um bom emprego.

 

 

COMO INGRESSAR?

 

O concurso público é a principal forma de ingresso na carreira pública. Os candidatos aprovados nos processos seletivos e em dia com as exigências legais são nomeados servidores públicos, assumindo seus cargos por tempo indeterminado.

 

A realização de concursos é uma forma democrática de seleção de candidatos, pois oferece a todos a mesma chance de conseguir uma boa vaga, sem restrições de nível social, experiência profissional, etnia, opção sexual, idade ou sexo.

 

 

6 VANTAGENS DA CARREIRA PÚBLICA

 

 

1. Estabilidade

 

A admissão na carreira pública acontece por meio de concurso público e uma das vantagens mais atrativas é a estabilidade, garantida pela Constituição Federal. Ao contrário da iniciativa privada, em que você pode ser demitido a qualquer momento e por qualquer motivo, no serviço público, após 3 anos de exercício, é garantida a segurança no cargo.

 

No funcionalismo público o trabalhador só pode ser demitido caso cometa uma falta grave, estabelecida no seu próprio Estatuto ou Regimento, correspondente ao seu cargo. E isso só acontecerá após uma sentença judicial, resguardado o direito ao contraditório e a ampla defesa.

 

 

2. Melhores salários

 

A remuneração é um quesito significativo que atrai milhares de candidatos para os cargos públicos já que, via de regra, oferece salários melhores que a iniciativa privada para o mesmo nível de escolaridade.

 

As pessoas que possuem apenas o diploma de ensino médio podem chegar a ganhar mais de R$ 10 mil mensais, o que raramente acontece em empresas. Já para os graduados em Direito a remuneração pode chegar ao Teto Constitucional, dependendo do cargo.

 

 

3. Não exige experiência prévia

 

A grande maioria dos concursos dirigidos a pessoas de nível médio, dos quais também podem participar pessoas com nível superior, não exige experiência anterior, o que, ao contrário da iniciativa privada, abre oportunidades a jovens em busca do seu primeiro emprego.

 

Independentemente da idade ou da experiência profissional prévia, qualquer pessoa pode se candidatar a uma vaga nos órgãos públicos.

 

Nos concursos de nível superior, exceto em algumas carreiras, não se exige formação especifica. É o caso, por exemplo, da maioria dos cargos abertos na Receita Federal e no INSS, dois dos órgãos mais disputados por concursandos.

 

 

4. Qualidade de vida

 

Os funcionários públicos possuem uma carga horária fixa, determinada no edital do concurso e raramente cumprem horas extras, o que difere da realidade dos empregados da iniciativa privada.

 

Tal condição possibilita ao concursado se aperfeiçoar ou estudar algo novo, que lhe desperte o interesse. Além disso, em determinados órgãos públicos há, além das férias, recessos no final de ano, por exemplo.

 

Isso contribui para que o funcionário tenha mais tempo para passar com a família, planejar viagens, desfrutar de hobbies, diminuindo, assim, o índice de estresse e aumentando sua qualidade de vida.

 

 

5. Direitos e benefícios

 

Além dos direitos comuns a todos os trabalhadores formais previstos na CLT, o servidor também recebe adicional por tempo de serviço. O benefício acontece com um aumento percentual sobre o salário de acordo com o número de anos trabalhados, sendo que quanto maior o tempo, mais o alto o percentual.

 

As licenças remuneradas incluem afastamento de três meses a cada cinco anos trabalhados, possibilidade de realizar cursos de capacitação e reciclagem, licença-prêmio, licença não-remunerada por períodos de até dois anos e abono de determinado número de faltas anuais, entre outros. Algumas carreiras também oferecem planos de previdência complementar.

 

 

6. Ascensão profissional

 

Os funcionários públicos desfrutam de sistemas de promoção de cargos e salários e progressão por tempo de serviço. Em grande parte das secretarias, autarquias, fundações, empresas e de outros órgãos públicos, vigoram processos de avaliação de competência como critério para a ascensão profissional.

 

Portanto, quem investe na própria formação tem mais chances de ascender profissionalmente. Em muitos casos, a realização de cursos ou de outros processos de aprimoramento profissional representa aumento ou gratificação salarial, independente da mudança ou não de cargo.

 

 

COMO SE PREPARAR

 

O preparo exigido para alcançar a aprovação começa imediatamente após a decisão de seguir a carreira pública. Além das vantagens que ela oferece, é importante escolher uma área que lhe agrade e vá ao encontro de suas aspirações profissionais.

 

Decisão tomada, é hora de escolher a área que mais lhe interessa, estabelecer um plano e método de estudos, além de desenvolver o controle emocional, ponto fundamental para demonstrar na prova o conhecimento adquirido durante os estudos.

 

Se você quer prestar concursos públicos e não sabe como começar a se preparar, veja neste link algumas opções oferecidas pela LFG que vão te ajudar a passar na prova com mais rapidez.

 

Bons estudos!

 

 

 

Conteúdo Produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: