Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Conheça a carreira do professor Luís Pierre

Conheça a carreira do professor Luís Pierre

 

 

Dizer que o professor Luís Pierre, 31 anos, nasceu para ser do universo jurídico é praticamente uma ação redundante. Tudo porque, desde pequeno, acompanhava seus pais em audiências, além de frequentar o escritório em que praticamente crescera. Foi assim que, aos 25 anos após complementar os estudos com um intercâmbio, se tornara bacharel em Direito.

 

A paixão natural que já existia pela área jurídica, ganhou os ares das salas de aula como um complemento: ser professor e repassar seu conhecimento, além de trocá-lo com seus alunos. Conheça um pouco mais sobre a carreira deste cidadão que eleva a vontade de dar aulas e de ajudar as pessoas a um outro ponto.



Há quanto tempo está na área jurídica?


Eu costumo brincar que atuo na área jurídica desde que sou criança. Tudo porque, desde pequeno, colocava terno e gravata e acompanhava meus pais em audiências. Comecei a faculdade em 2007, fiz um ano de intercâmbio e terminei o bacharelado em 2012. No ano seguinte, comecei a atuar como advogado de uma empresa multinacional e também a dar aulas na Rede LFG.



Como surgiu o interesse pela área jurídica?


Além de ter sido inspirado por meus pais, eu sou uma pessoa que gosta de estudar e conhecer coisas novas o tempo todo. Quando vivemos em sociedade, a principal regra que seguimos está nas leis. São as leis que dão as diretrizes, vetores e valores de como a sociedade deve se portar. A área jurídica é o que me move.

 

Como surgiu o interesse em ser professor?


Sempre gostei do conhecimento compartilhado. Assim, dar aulas faz com que eu possa repassar esse conhecimento a mais pessoas. Além disso, procuro repassar ao aluno uma maneira mais leve de enxergar o Direito para que ele aprenda de um jeito tranquilo.

 

Por favor, comente como é sua aula na LFG.


Em minhas aulas busco sempre usar exemplos reais de minhas vivências como advogado. Eu uso o máximo de coisas que aconteceram comigo. Mostro a eles que não é uma possibilidade ou apenas uma ideia, e sim uma realidade.

 

Você trabalha em algum órgão público? Se sim, em qual? Conte-nos um pouco sobre suas funções.


Eu nunca trabalhei em nenhum órgão público, eu sempre atuei dentro do meu escritório, com meu pai - que foi uma das principais motivações para eu querer fazer Direito e me interessar pela área jurídica. Além do escritório, sempre atuei como responsável de departamentos jurídicos de grandes empresas, tanto na área contenciosa quanto na consultiva, tais como Inbrands, Ernst & Young, British Telecom, entre outras.



Qual sua área de atuação?


Sou advogado trabalhista, mas hoje me vejo mais como advogado empresarial trabalhista e de compliance. No Direito, não adianta você se especializar somente em uma área, mas ao mesmo tempo é impossível se especializar em todas. Então, eu foquei na área trabalhista e fui acrescentando as áreas adjacentes do Direito que poderiam melhorar a minha atuação. Atuei alguns anos no societário, principalmente em M&A, e no Direito Civil. Além de ter feito diversos cursos na área Tributária, do Processo Civil, do Direito Civil e do Direito do Consumidor, que são questões que permeiam o Direito do Trabalho. Isso permite com que eu utilize esse conhecimento dentro da área trabalhista.



O que você mais gosta em sua profissão?


O que eu mais gosto na minha profissão é que, por meio dela, consigo ajudar as pessoas. Ajuda no sentido amplo, advogados muitas vezes tem uma forte atuação fora dos tribunais, tanto de ouvir o cliente e entender seus problemas, como na atuação preventiva. Muitas pessoas acham que a atuação preventiva é apenas direcionada a empresa, não concordo, tanto os empregados/consumidores como as empresas são partes atuantes e ambas precisam saber de seus direitos e deveres para que relação seja equilibrada, por isso foco minhas palestras e aulas neste sentido.

 

O equilíbrio em uma relação é essencial para seu sucesso (Aristóteles), uma empresa que abusa de seus empregados está fadada ao insucesso, tal como os empregados que abusam da lei ajudam com o declínio da economia, muitas empresas fecham e o desemprego aumenta.

 

 

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

 

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você:

Central de Vendas
×

Central de Vendas

4020-2108

O atendimento é feito de 2ª a 6ª feira, das 08h às 20h, exceto feriados. Horário de Brasília.


ou


Nós ligamos para você: