Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Conheça a pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal

LFG - Conheça a pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal

 

O mercado de trabalho está cada dia mais concorrido no Brasil e a demanda por profissionais com alta qualificação gerou aumento no número de pessoas que procuram cursos de pós-graduação para se especializar.

 

Nestor Távora, Mestre em Direito Público, professor e coordenador da pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal da LFG, explica que investir em cursos de pós-graduação dá ao estudante a possibilidade de crescimento profissional e destaque no mercado de trabalho.

 

“A continuidade do estudo é um pressuposto para a sobrevivência profissional, independentemente do segmento que deseja seguir. Investir nos estudos significa se atualizar, continuar atento e se aprofundar às tendências daquela área escolhida”, explica Nestor.

 

 

DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL

 

Direito penal é o ramo do direito dedicado às normas emanadas pelo Poder Legislativo para reprimir os delitos, imputando-lhes penas com a finalidade de preservar a sociedade e proporcionar o seu desenvolvimento. O direito penal varia de acordo com a jurisdição e difere do direito civil, onde a ênfase se concentra principalmente na resolução de litígios e compensação de vítimas do que na punição.

 

O Direito Processual Penal realiza na prática o Direito Penal. É o ramo do direito que regula a função do Estado de julgar as infrações penais e aplicar as penas. É também responsável pela definição das normas de aplicação do Direito Penal. O Direito Processual Penal brasileiro é regido principalmente pelas garantias e determinações insculpidas na Constituição Federal de 1988.

 

 

PÓS LFG EM DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL

 

O objetivo da pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal da LFG é trazer uma visão crítica aprofundada, que contribua com a carreira do estudante independentemente do segmento onde ele pretende se enquadrar.

 

O curso explica aos alunos os fatores que se relacionam com a criminalidade e os analisa a partir de diversos enfoques como as incidências ideológicas, políticas, sociais e econômicas que podem ser contributivas, ou que atravancam processos legítimos de contenção da violência.

 

“Os professores apresentam uma visão crítica e detalhada sobre as novas teorias e determinações do Direito Penal e do Processo Penal. Os alunos têm contato com um corpo docente experiente tanto para acusar, defender e para julgar, então é realmente uma continuidade do estudo de uma maneira mais aprofundada e específica”, conta Nestor.

 

O professor revela que o curso é muito importante para as pessoas que atuam tanto na inciativa pública quanto no setor privado.

 

“O perfil de quem estuda no nosso curso passa por profissionais que atuam no foro, também por aqueles que se preparam para um concurso público e desejam dominar o conhecimento nessas duas disciplinas importantíssimas, como também é muito frequente a presença de profissionais como delegados, promotores, juízes e advogados que desejam se aprofundar nessas duas disciplinas”, diz.

 

 

GRADE CURRICULAR

 

A grade curricular da pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal da LFG é um somatório dessas duas disciplinas e traz para o aluno as visões mais modernas, além de uma análise crítica e de um filtro constitucional. A grade curricular aborda, ainda, as principais matérias do Direito Penal e Processo Penal.

 

“O nosso objetivo na simbiose dessas duas disciplinas é fazer uma abordagem quanto ao fenômeno do crime e sua própria caracterização, bem como a visão crítica e a interpretação do crime no Direito Penal como um todo.

 

Em relação ao Direito Processual Penal, os professores aprofundam para o aluno as ferramentas entregues ao estado para que o crime seja apurado e processado, para que o réu seja sentenciado e haja a correta execução.

 

“Damos aos pós-graduandos uma visão mais atual sobre a persecução do crime, a parte crítica, a parte investigativa, os princípios, a análise dos recursos e dos incidentes”, finaliza Nestor.

 

 

SAIBA MAIS

 

Se você deseja ampliar suas oportunidades profissionais e pensa em fazer uma especialização nessa área do direto, clique aqui e saiba mais sobre a pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal oferecida pela LFG.

 

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: