Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Pós em Direito Civil na LFG: inscrições abertas

Pós em Direito Civil na LFG: inscrições abertas

                          Da esquerda para a direita, Professores Pablo Stolze e Fredie Didier em duas versões: real e caricatura, desenhado por professor Stolze.

 

 

Para além das relações estritamente patrimoniais, o Direito Civil contemporâneo se reconstruiu, alterando o seu epicentro, para focar na pessoa humana. Vale dizer, sem menoscabar as relações patrimoniais, objeto de sua disciplina tradicional e milenar, o novo Direito Civil dialoga com valores fundamentais, na perspectiva do princípio da dignidade humana.


Assim, por meio do professor convidado Pablo Stolze, Juiz de Direito, Mestre pela PUC-SP, Professor da Rede LFG e Membro da Academia Brasileira de Direito Civil, a LFG abre inscrições para o renomado Curso de Pós-Graduação em Direito Civil. O curso, com a especial participação do Prof. Pablo Stolze, tem 400 horas de duração, divididas no período de um ano (início em 2 de março de 2019 e término previsto para 2 de março de 2020).

 

Para saber um pouco mais sobre o curso, o blog Acontece conversou com professor Pablo. Confira!

 

Blog Acontece: Professor, pode falar um pouco sobre a Pós em Direito Civil da Rede LFG?

Pablo Stolze: Sou imensamente grato a Deus por ter sido convidado para atuar como professor e coordenador científico desta pós-graduação em Direito Civil. Considero um dos mais importantes projetos acadêmicos de que tive a honra de participar. Não se trata simplesmente de uma Pós online que pretende revisar conceitos básicos, vistos no bacharelado. Ela pretende ir além. Em suas nove disciplinas (partindo da Teoria Geral e chegando ao Direito de Família e das Sucessões), o aluno tem a oportunidade de aprofundar reflexões em torno de temas complexos e atuais.

 

BA: Qual o conteúdo abordado no curso de Pós em Direito Civil da LFG?

PS: Vou destacar, aqui, alguns temas que são enfrentados ao longo do curso:


a) A pessoa natural e os direitos da personalidade. Perspectivas contemporâneas para a tutela da pessoa, dos embriões e das novas formas biotecnológicas;
b) A crise de cooperação no Direito Obrigacional. O duty to mitigate e a teoria do adimplemento substancial (substantial performance): tendências contemporâneas;
c) Novos paradigmas da responsabilidade civil e responsabilidade pressuposta;
d) Contratos e relações existenciais;
e) Novos quadrantes do direito de propriedade;
f) A reconstrução do Direito de Família na perspectiva da dignidade da pessoa humana;
g) Exclusão sucessória por indignidade e por deserdação: aspectos polêmicos e percepções de doutrina;
h) Diálogo entre o direito material e o direito processual: aspectos controvertidos dos procedimentos sucessórios.

 

BA: O curso tem uma dimensão interdisciplinar?

PS: O Direito Civil, atualmente, mais do que no passado, deve dialogar com outras disciplinas, especialmente com o Direito Processual Civil. Há aulas específicas que tratam desta interface.

 

BA: E é verdade que há uma aula inédita em que o professor conta com a presença especial do professor Fredie Didier?

PS: É verdade. Uma aula muito especial. Fredie Didier, meu querido Fredão, comigo, em uma mesma aula na Pós. O Direito Civil dialogando com o mais acurado Processo Civil. Esse encontro especial também acontece em outras aulas, como naquela em que se discutem "implicações interdisciplinares da prescrição e decadência, questões processuais complexas e o enfrentamento da prescrição intercorrente”, ministrada pelo grande processualista e Juiz Federal Salomão Viana. Tem sido para mim uma experiência sensacional. Sempre que possível, estou também presente nas aulas dos demais professores, ancorando, debatendo, refletindo...

 

BA: Em uma sociedade em constante transformação, essa perspectiva dinâmica do Direito Civil é de grande importância, o senhor concorda?

PS: Sem dúvida. E aqui faço um outro registro: a Coordenação Acadêmica da LFG tem sido muito sensível quando eu solicito a regravação de uma aula por conta das mudanças do próprio Direito. Não faz muito tempo, solicitei, inclusive, que aos alunos da Pós fosse veiculada uma aula minha inédita sobre um tema de extrema atualidade e pouquíssimo enfrentado (A Teoria do Negócio Jurídico em Face do Novo Conceito da Capacidade Civil), e lá está a aula extra disponível para os alunos. Fico muito feliz com isso.

 

BA: E o que o senhor pode falar sobre os alunos?

PS: Essa é pergunta mais especial para mim. Meus alunos são mais do que alunos, fazem parte da minha vida. Ao longo dos anos, fiz amizade com vários pós-graduandos. Verdadeiros “amigos do coração". Embora eu não tenha ingerência administrativa nenhuma na Pós, por ser apenas coordenador científico convidado, tudo o que eu puder fazer para aperfeiçoar o conteúdo, sempre farei com toda dedicação. Por isso, meus alunos - ou melhor, meus amigos - inclusive têm meu email pessoal.

 

BA: Que bacana, professor. Gostaria de transmitir algum recado aos estudantes interessados?

PS: Será uma honra tê-los como alunos! Podem estar certos de que as aulas são ministradas pela mente, mas guiadas pelo coração.

 

Serviço:
Pós-graduação em Direito Civil LFG
Duração: 400 horas (aplicadas no período de um ano, entre os dias 2 de março 2019 e 2 de março de 2020).
Para mais informações, clique aqui.

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

 

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: