Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Enem 2019: confira dicas sobre interpretação de textos

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e diversos vestibulares pelo Brasil costumam ter uma carga de leitura relevante em suas cobranças nos exames. Isso faz com que a interpretação de textos seja uma ferramenta fundamental para a eficiência durante sua realização da prova. Muitas vezes com informações demais, palavras difíceis e conceitos complexos, os textos podem ser encarados pelos alunos como os grandes vilões das notas. No entanto, é fundamental explorar esse potencial auxiliador na hora de se escolher uma alternativa a marcar. Por isso, aqui vão algumas dicas para te ajudar na interpretação.

1. Valorize os rodapés

Antes de começar a ler qualquer texto, é fundamental atentar-se para o rodapé. Ali, você encontrará o autor da obra, o título e o ano em que foi produzido. A princípio, esses dados podem parecer inúteis, porém a partir deles, você pode retirar informações muito preciosas para já estar um passo à frente da questão, antes inclusive da cobrança.

2. Sublinhe seu texto

Se tiver um texto em sua prova, automaticamente sua mão não pode estar descansando. Ela deve estar segurando uma caneta e marcando o que for de mais importante que o texto esteja falando para você. Isso pode te economizar tempo caso tenha que retornar à leitura durante as alternativas e te ajudará a focalizar as informações.

3. Conecte as alternativas com o texto

Muitas alternativas apresentam afirmativas verdadeiras, porém não dizem respeito ao que o texto está apresentando. É fundamental que durante todas as alternativas, aquilo que você tenha marcado e sublinhado no texto permaneça na análise de cada alternativa. Se necessário, retorne ao texto quando estiver com dúvidas.

4. Foque no enunciado

O enunciado da questão também é conhecido como o “texto norte”. Ele é quem indicará o que a questão pede do texto e isso faz com que ele seja fundamental na efetivação de sua interpretação. Nele, também é muito importante que você marque as palavras-chave e os comandos da questão.

Texto adaptado em parceria com QG do Enem.

 

Ficha Técnica

  • Concurso ENEM
  • Número de Vagas
  • Cargo
  • Escolaridade Ensino Médio, Ensino Técnico
  • Estado com vagas AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO
  • Área de Atuação Administrativa, Operacional
  • Faixa Salarial
  • Taxa de Inscrição 85
  • Organizadora
  • Cidade
Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você:

Central de Vendas
×

Central de Vendas

4020-2108

O atendimento é feito de 2ª a 6ª feira, das 08h às 20h, exceto feriados. Horário de Brasília.


ou


Nós ligamos para você: