Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Enem 2019: veja dicas de preparação para o segundo dia de prova

Conforme se aproxima o segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019), marcado para 10 de novembro (domingo), aumenta a preocupação de muitos estudantes sobre como revisar conteúdos e se vale a pena continuar estudando na véspera. O JC Concursos conversou com especialista em educação sobre algumas estratégias que poderão ajudar a potencializar o aprendizado do candidato, com objetivo de conseguir uma boa pontuação no exame.

O segundo dia de provas do Enem 2019 abordará Ciências da Natureza e Matemática. Confira todas as dicas sobre o Exame Nacional do Ensino Médio na página específica sobre o exame. A previsão é de que o gabarito oficial do Enem seja publicado em 13 de novembro.

Por ser elaborada com base em uma matriz de habilidades e competências, na prova do Enem os alunos sempre são colocados diante de situações-problema. “São fatores que os desafiam a mobilizar recursos e saberes, entre outros aspectos, que podem auxiliar na resolução das questões”, explica Welington Nunes Souza, coordenador de ensino médio do Colégio Marista Arquidiocesano.

Segundo o docente, esse também pode ser o período de maior índice de estresse e ansiedade que os jovens podem enfrentar no Enem 2019. “Por isso, é importante lembrar que manter a mente alerta e o corpo saudável contribuem para o sucesso nesta empreitada”, reforça o professor.

Consumir alimentos ricos em nutrientes e vitaminas, priorizando produtos in natura e evitando processados, ativa a memória, melhora a concentração e ainda colabora para um sono mais tranquilo.

A combinação de uma rotina intensa de estudos, revisão e simulados de provas, a pressão da tomada de decisão e o medo do futuro geram sintomas como irritação, cansaço e insônia e isso se intensifica ainda mais com a aproximação dos dias de provas. Muitos ainda deixam de se divertir e praticar atividades que geram prazer, o que pode contribuir para agravar esses sintomas.

“A preparação para a prova do Enem 2019 não está relacionada somente aos conteúdos que serão avaliados, mas também à consciência que os estudantes têm sobre si e sobre os obstáculos que estão à frente”, aponta Souza. 

Enem 2019: confira dicas importantes para se preparar para o segundo dia de provas

Leia, leia e leia - Contudo, leia com intencionalidade e estratégia, buscando estabelecer relações entre as diversas áreas do conhecimento.

Estude as habilidades - Estude as habilidades cobradas na prova do ENEM, estabelecendo prioridades em relação àquilo que lhe causa maior dificuldade.

Atenção aos enunciados das questões - Grife os verbos dos comandos dos enunciados das questões. Isso o ajudará na hora de entender o que você realmente deve fazer. Nas objetivas, tente resolver aproximadamente 25 questões por hora, gastando cerca de dois minutos em cada uma. Aquelas respostas que você não sabe devem ser puladas nesse primeiro momento. Mas atenção: não pule mais de nove questões.  E claro: passe para o cartão de respostas as questões que já respondeu.

Descansar é fundamental - Descanse, hidrate-se e respire com a maior tranquilidade possível durante a realização do exame. Sua saúde afeta diretamente no bom desempenho.

Jovem conta como conseguiu o Emprego dos Sonhos

Ficha Técnica

  • Concurso ENEM
  • Número de Vagas
  • Cargo
  • Escolaridade Ensino Médio, Ensino Técnico
  • Estado com vagas AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO
  • Área de Atuação Administrativa, Operacional
  • Faixa Salarial
  • Taxa de Inscrição 85
  • Organizadora
  • Cidade
Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você:

Central de Vendas
×

Central de Vendas

4020-2108

O atendimento é feito de 2ª a 6ª feira, das 08h às 20h, exceto feriados. Horário de Brasília.


ou


Nós ligamos para você: