Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Concurso PM SP: dicas para a prova objetiva de soldado

Muitos candidatos à carreira de soldado da Polícia Militar (PM/SP) acreditam ser essencial treinar somente para o exame de aptidão física, mas o processo de preparação para o concurso depende de treino também na primeira etapa. Até porque será a aprovação nos exames de conhecimentos que o levará às demais fases da seleção.

Serão chamados os 12 mil melhores classificados para a próxima etapa do concurso, sendo assim, prosseguir depende de um excelente desempenho e aprovação na primeira etapa. Para isso, as dicas deste artigo podem ajudá-lo nessas poucas semanas que antecedem a prova.

A prova do concurso para soldado da PM SP acontecerá no dia 24 de novembro de 2019. Portanto, você tem que arregaçar as mangas e aproveitar cada minuto livre para os estudos até a data do exame.

Serão duas provas: uma objetiva e outra dissertativa, composta por uma redação. A prova objetiva contará com 60 questões que exigirão de você conhecimentos de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais (história geral e do Brasil, geografia geral e do Brasil e atualidades), noções básicas de informática e noções de administração pública.

É importante levar em consideração que essa prova é avaliada em uma escala de 0 a 60 pontos e será considerado habilitado o candidato que fizer, no mínimo, 30 pontos, ou seja, acertar, ao menos, 30 questões. Somente serão corrigidas as redações dos candidatos que obtiveram esse mínimo.

A prova de redação será avaliada em uma escala de 0 a 40 pontos e será considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 20 pontos. As duas provas serão realizadas no mesmo dia e horário, no período da tarde. Sendo assim, fazer algumas simulações desse dia, inclusive de treino com simulados, confecção de redação, passagem de gabarito e, claro, adaptação ao horário da realização da sua prova, serão fundamentais.

Como muitos candidatos têm dificuldades exatamente na prova de redação, seguem algumas recomendações importantes para seu treino: 

Durante a prova dissertativa, não serão permitidas consultas, nem oferecidas folhas adicionais para rascunho. Você fará uma redação de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura de textos auxiliares, que servem como um referencial para ampliar seus argumentos. Não é porque você está na sua casa que você fará diferente da realidade exigida no concurso; Antes de passar a limpo, revise sua redação, pois não serão entregues folhas adicionais de redação, muito menos do gabarito da prova objetiva Atenção: fugir ao tema e/ou gênero propostos; apresentar nome, rubrica, assinatura, sinal, iniciais ou marcas que permitam a identificação do candidato (exceto em locais indicados para tal); apresentar redação com 7 (sete) linhas ou menos e transcrever integralmente trechos da coletânea ou de quaisquer outras partes da prova levará você a obter nota zero na redação.

Um grande diferencial dos candidatos é conhecer bem a organizadora do concurso, no caso, a Fundação Vunesp. E, para conhecê-la bem, nada melhor que resolução de muitas provas anteriores da PM SP. É uma banca considerada legalista, que cobra conteúdos de acordo com a letra da lei, faz uso de textos e charges nas questões – não só de língua portuguesa, como muitos erroneamente acreditam. 

Estude a teoria, faça resumos e revisões, faça muitos exercícios e, como dito anteriormente, muitas provas anteriores. Esse conjunto de atividades certamente fará você caminhar a passos largos rumo à aprovação.

Tendo em mente como estudará cada disciplina, relacione os horários que você utilizará para estudar, inclusive aos sábados e domingos. Seja coerente e não planeje estudar além dos seus reais limites e períodos disponíveis. Caso faça isso, você não cumprirá suas metas diárias de estudo e isso pode causar desmotivação. Comemorar cada dia de estudo e avanço no aprendizado serão importantes aliados nesse processo, que tem ainda algumas semanas para ser concluído.

Passar em concurso público requer uma mudança de hábitos no seu cotidiano. Porém, valerá muito a pena, pois é essa mudança de hábito que levará você à tão sonhada mudança de vida.

Viviane Rocha é professora de Técnicas e Dicas de Estudos na Central de Concursos, pedagoga e mestre em psicologia educacional, especialista no processo de ensino-aprendizagem do adulto (andragogia)

Ficha Técnica

  • Concurso PM SP
  • Número de Vagas 2700
  • Cargo Soldado
  • Escolaridade Ensino Médio
  • Estado com vagas SP
  • Área de Atuação
  • Faixa Salarial até R$ 3143.00
  • Taxa de Inscrição Não Existe
  • Organizadora Vunesp
  • Cidade

Recomendamos para você:

Central de Vendas
×

Central de Vendas

4003-3406

Atendimento de 2ª a 6ª feira, das 09h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h, exceto feriados e seguindo o horário de Brasília.


ou


Nós ligamos para você:

Enviando ...