Blog Acontece

A LFG acredita que uma boa apresentação vai além dos materiais didáticos; por isso, disponibiliza um portal de conteúdos completo para você se aprofundar ainda mais.

Conheça a carreira de Escrivão da Polícia Federal

Conheça a carreira de Escrivão da Polícia Federal

 

 

O Escrivão da Polícia Federal é o profissional que formaliza as peças, documenta-as e ainda fica responsável por todo o trâmite do inquérito policial. Além disso, entre suas funções, está a guarda de objetos que constituem as provas.

 

Nesta edição do Concurso da Polícia Federal, 80 vagas em todo o Brasil estão destinadas ao posto. “Anteriormente, o Escrivão tinha funções mais próximas do serviço administrativo.

 

No entanto, com a ajuda de informações de Big Data e Business Intelligence, entre outras tecnologias, esse profissional também é quem verifica veracidade de documentações, bem como suas relações em processos e gestão da informação”, comenta Rafael Dantas, Delegado da Polícia Federal e professor de Criminologia, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Penal Especial na LFG.

 

 

As atribuições de um Escrivão da PF

 

Toda a formalização processual é feita pelo Escrivão. Dessa forma, o profissional cuida dos autos e mandados, verifica prazos para o levantamento, preparo e envio de documentos, além de lavrar os termos necessários do procedimento policial em investigações.

 

Além disso, é ele quem acompanha autoridades policiais, sempre que requisitado e desempenha outras funções de ordem policial, como por exemplo, executar mandados de busca e apreensão, efetuar prisões, entre outros.

 

É também função do Escrivão a execução de mandados de condução coercitiva, dirigir veículos da polícia e o porte e manuseio de armas de fogo.

 

 

O que estudar para o concurso de Escrivão da PF

 

De acordo com as informações expostas no edital do concurso, a prova para o concurseiro que deseja prestar o certame para ser Escrivão da Polícia Federal é dividida em prova objetiva, prova discursiva, além do Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação médica e psicológica.

 

Por ter que comprovar sua rapidez em digitação, esse é o único dos postos que conta com uma prova prática de digitação. O blocos são compostos pelas disciplinas:

 

● Língua Portuguesa;

 

● Direito Administrativo;

 

● Direito Constitucional;

 

● Direito Penal;

 

● Direito Processual Penal;

 

● Legislação Especial;

 

● Estatística;

 

● Raciocínio Lógico;

 

● Informática;

 

● Arquivologia; e

 

● Contabilidade Geral.

 

 

O edital do concurso para Escrivão da PF

 

Dentro das informações publicadas no edital do certame, os requisitos para o concurseiro interessado são:

 

2.4 CARGO 13: ESCRIVÃO DE POLÍCIA FEDERAL
REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.


ATRIBUIÇÕES: dar cumprimento às formalidades processuais, lavrar termos, autos e mandados, observando os prazos necessários ao preparo, à ultimação e à remessa de procedimentos policiais de investigação; atuar nos procedimentos policiais de investigação, acompanhar a autoridade policial, sempre que determinado, em diligências policiais; responsabilizar-se pelo valor das fianças recebidas e pelos objetos de apreensão; conduzir veículos automotores; cumprir medidas de segurança orgânica; atuar nos procedimentos policiais de investigação; desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

 

REMUNERAÇÃO: R$11.983,26.


JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.

 

Saiba Mais


Se você deseja ampliar suas oportunidades e pensa em fazer concurso público para carreira policial, clique aqui e conheça os cursos preparatórios oferecidos pela LFG para os cargos de Escrivão da PF.

 

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

 

 

 

 

 

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: