Blog Acontece

A LFG acredita que uma boa apresentação vai além dos materiais didáticos; por isso, disponibiliza um portal de conteúdos completo para você se aprofundar ainda mais.

Conheça o programa ID Jovem

Conheça o programa ID Jovem

 

 

Meia-entrada em cinemas, shows, eventos esportivos e gratuidade ou desconto no transporte interestadual e possibilidade de fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) sem pagar a inscrição. Todos esses benefícios estão sendo usados por jovens, com idade entre 15 e 29 anos, que possuem a Identidade Jovem.

 

Sem concorrer com a carteira de estudante, o cartão pode ser adquirido por jovens de baixa renda em todo o Brasil, com direitos assegurados no Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013).

 

Emitida pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), a ID Jovem pode ser feita diretamente pelo aplicativo (disponível para os sistemas Android e iOS) ou no site do programa. No entanto, algumas condições são exigidas para que o benefício atenda a quem realmente necessita dele. São elas:

 

● Estudante ou não, a ID Jovem se destina a jovens com idade entre 15 e 29 anos;

 

● Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal. Para se inscrever, basta comparecer a alguma unidade do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) ou ao setor responsável pelo Cadastro Único em sua cidade. Após a inscrição, é necessário estar com os dados atualizados há pelo menos 24 meses;

 

● Ter renda familiar total de até dois salários mínimos;

 

● Saber o número de seu NIS (Número de Identificação Social). Para descobrir qual o seu número, basta consultar seu Cartão Cidadão, extrato do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) ou CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).

 

 

Como emitir a ID Jovem

 

Primeiramente, é preciso ter no número do NIS em mãos. Assim, é só acessar ao site da ID Jovem, preencher os dados solicitados e gerar seu cartão. Nesse caso, para utilizá-lo, é necessário imprimir uma cópia e, para usar os benefícios, apresentá-lo junto a um documento com foto.

 

Via celular, basta baixar o aplicativo gratuitamente nas lojas dos sistemas Android e iOS, preencher o número do NIS e os dados solicitados e clicar em “Gerar Cartão Virtual”. Nesse molde, a impressão do cartão não é necessária. É só apresentar a imagem do cartão dentro da validade com um documento com foto.

 

 

Benefício para viagens

 

Válida em território nacional, a ID Jovem acompanha o Estatuto da Juventude na garantia de duas vagas gratuitas em veículos, trens ou embarcações no transporte interestadual. Se porventura as vagas tiverem esgotadas, mais duas vagas com desconto de 50% no valor da passagem também estão agraciadas no pacote.

 

Para ter direito ao benefício, o jovem portador da ID Jovem deve solicitar sua vaga com no mínimo três horas de antecedência, com base no horário de saída do transporte, mesmo que pegue somente um trecho do trajeto. É importante esclarecer que o benefício de gratuidade ou mesmo de isenção de 50% valem somente para o preço da passagem.

 

Despesas adicionais como taxa de embarque, pedágios, além de despesas com comida, por exemplo, são pagas normalmente pelo jovem. A reserva pode ser feita somente para um horário e destino e o benefício é intransferível.

 

 

Mais benefícios

 

Além do desconto em passagens, a ID Jovem oferece aos jovens a possibilidade de pagar meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos. Assim, shows, cinemas, teatro, jogos, apresentações, entre outros, são contemplados com o benefício.

 

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: