Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Como tornar seu perfil no LinkedIn mais atrativo

Como tornar seu perfil no LinkedIn mais atrativo

 

 

Saber como se apresentar no LinkedIn e ter um perfil atrativo é um grande diferencial para ganhar mais visibilidade na mídia. Mesmo que seu objetivo seja fazer carreira no setor público, você não pode ficar de fora dessa rede profissional, considerada a maior do mercado mundo, com mais de 560 milhões de usuários conectados em 200 países, incluindo o Brasil.


Com esse grande alcance, o LinkedIn é uma poderosa ferramenta para se projetar em sua área de atuação profissional. Por isso, é importante seguir algumas estratégias para criar um perfil atraente, mantê-lo atualizado e impressionar os que acessarem sua página.


Alguns concurseiros podem estar se perguntando por que ter currículo virtual no LinkedIn se seu o objetivo é conquistar uma vaga por concurso público e não contrato em empresas privadas? É importante esclarecer que essa rede não uma plataforma projetada apenas para busca emprego, como alguns sites especializados no recrutamento de talentos.


O LinkedIn até tem uma área para publicação de vagas de emprego e que pode ser acessada pelos profissionais. Eles podem se candidatar aos cargos oferecidos e enviar seu currículo diretamente para os departamentos de Recursos Humanos das organizações. Mas esse não é o objetivo principal da plataforma.


A grande missão do LinkedIn é conectar em todo o mundo profissionais de diferentes áreas que possam compartilhar conhecimento, trocar informações, estabelecer novas parcerias e acompanhar as tendências do mercado de trabalho. Sua meta é tornar os membros mais produtivos e bem-sucedidos, independente de atuarem em organizações públicas ou privadas.


Com essa característica, o LinkedIn é um espaço ideal para ampliar o networking (rede de contatos), receber recomendações de outros profissionais, publicar artigos de impacto, comunicar promoções de cargo e também para acompanhar a movimentação do mercado. Pela rede, os membros ficam sabendo onde as pessoas estão trabalhando e se mudaram de emprego.


O site também é um canal essencial para saber onde estão trabalhando pessoas-chaves, caso seja necessário pedir uma indicação ou apoio para novos projetos. Não é exigido nenhum custo para uso das funções básicas da rede. É claro que o serviço oferece alguns recursos adicionais para os chamados membros premium.

 


Dez dicas para ganhar visibilidade no LinkedIn


Para que você possa aumentar sua presença no LinkedIn, veja a seguir dez dicas. Confira:

 


1-Página inicial


É o seu cartão de visita para acesso de seu perfil na mais famosa rede de profissionais. Então capriche no título, que vem logo abaixo de seu nome, que geralmente é o seu cargo atual. Se você não estiver trabalhando, evite colocar palavras como: “em busca de recolocação”, “disponível no mercado” ou “desempregado”.


A especialista em gestão de pessoas e coach profissional, Adriana Cubas, sugere que nesses casos, você mencione sua profissão, como por exemplo advogado e mencione sua área de especialização. Outra dica, é colocar a última função que você ocupou, se não estiver em nenhum lugar.


Se ainda está na universidade, coloque “estudante”, que é como será localizado pelas empresas, caso esteja em busca de novos talentos.

 


2- Foto que passe credibilidade


Pesquisas indicam que os perfis com foto têm um índice de visitação 15% maior. Por isso, esse quesito merece muita atenção. Escolha bem a imagem de apresentação no LinkedIn e procure adequá-la ao seu objetivo profissional.


Se você busca uma oportunidade em organizações com comportamento mais formal, utilize uma foto que esteja em linha com essa cultura. Mas cuidado com a imagem. Diferente do Facebook e outras redes sociais, o LinkedIn é uma comunidade profissional. Evite colocar imagens de momentos de lazer ou com trajes inadequados, como roupas de banho, decotes ou muito informais.


O campo da foto permite também colocar uma imagem de capa. A escolha uma imagem que transmita credibilidade e profissionalismo, recomenda a consultora Adriana.

 


3- Resumo de experiência profissional


Procure ser objetivo nas informações do seu perfil. O resumo deve ser claro e conciso, sem erros de ortografia ou gramática. Explore seus pontos fortes da sua trajetória profissional. Relate um pouco sobre seus talentos e experiências.


Atualmente, as organizações buscam colaboradores engajados com causas sociais. Se você desenvolve alguma atividade voluntária, mencione em seu perfil. Isso certamente fará diferença.

 


4- Histórico da carreira


Esse campo é dedicado ao seu currículo, onde você relata sua trajetória profissional, organizações por onde passou, período, cargos que ocupou, projetos realizados e resultado obtidos. Você pode anexar fotos, vídeos e links relacionados ao seu trabalho.

 


5- Apresentação em outros idiomas


Um dos recursos do LinkedIn é a apresentação de seu perfil em diferentes idiomas. Para utilizar essa ferramenta, a ação é simples. Você deve ir ao menu “Ver perfil como”, acionar a seta lateral e marcar o item “Criar perfil em outro idioma” para que possa ser acessado por outras pessoas que estejam fora do Brasil.


Estar entre os primeiros resultados de busca é uma estratégia poderosa de visibilidade. O Google lê as palavras-chave para definir o que aparecerá primeiro, tudo com base no volume de buscas.

 


6- Página personalizada


Outra função que agrada os membro do LinkedIn é a possibilidade de personalização de sua página. Você pode criar um endereço com o seu nome e profissão que, ao ser digitado no buscador, aparecerá mais facilmente. Para usar esse recurso, acesse a opção “Editar perfil público e URL, que fica ao lado direito, acima da sua foto.

 


7- Publicação de conteúdo


Utilize esta opção para publicação de conteúdos relevantes e que possa agregar valor à sua marca profissional. Insira imagens, vídeos e textos interessantes em seu perfil. O conteúdo deve ser voltado ao seu objetivo. É um diferencial na interação que traz leveza e facilita a navegação pela sua página.


O seu perfil ganha características de um blog, no qual os visitantes encontram informações de qualidade. Não se esqueça de atualizar as postagens para que o seu perfil seja dinâmico e, por consequência, mais interessante. Coloque os links de artigos seus publicados em outros sites, palestras e outros conteúdos que possam torná-lo referência em assuntos que domina.

 


8- Networking


Nas conexões do LinkedIn, a qualidade é mais importante que a quantidade. Forme uma rede eficaz, com profissionais que realmente possam favorecer os seus interesses. Interaja com seus contatos. Aqui, vale a máxima: “quem é visto, é lembrado”.

 


9- Marque presença


Acesse regularmente sua página. Atualize fotos, informações que mudaram como promoção de cargo, conclusão de cursos, conquista de prêmios, participação em programas de voluntários, palestras ministradas etc.

 


10- Acesse publicações de seu interesse


O LinkedIn conta com diversas comunidades, fóruns e até cursos para atualização. Crie seus grupos e veja publicações de seu interesse. É simpático curtir conteúdos relevantes, mas faça essas interações com cautela. Alguns artigos podem ajudá-lo na busca por um novo emprego, atualização profissional e conquista de outros projetos profissionais.


Siga pessoas interessantes. Vale a pena acompanhar profissionais que estão no cargo que gostaria de estar ou contatos que inspiram você. Esperamos que com essas dicas você aprimore seu currículo e brilhe no LinkedIn.

 

 

 


Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

 

 

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: