Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Como voltar a ser produtivo depois de permanecer muito tempo ocioso?

Como voltar a ser produtivo depois de permanecer muito tempo ocioso?

 

 

A situação pode acontecer com quem tirou licença por algum motivo, fez um período sabático, está voltando de férias prolongadas ou mudou de função para algo com mais responsabilidade. Voltar a ser produtivo depois de um tempo de ociosidade muitas vezes é complicado. Primeiramente pelo fator de novidade, da necessidade de criar e estabelecer uma nova rotina - e ainda se adequar a ela.

 

Quando há um período extenso de pausa, seu corpo e mente se adaptam àquele tempo. Assim, entendem que o descanso ou mesmo a troca de compromissos mais sérios por algo meramente divertido é arrebatadora em queda de produtividade. No entanto, não há culpabilidade envolvida nesta ação: é perfeitamente normal sentir-se com menos vontade depois de um tempo parado.

 

O mesmo pode acontecer, inclusive, com quem estava ocioso e resolveu prestar um concurso, por exemplo. Atribuir uma nova vida, repleta de itens a estudar, não é das tarefas mais leves. Por isso, o blog Acontece LFG relacionou algumas ações que podem ajudá-lo a ter a produtividade de volta.

 

Separe suas tarefas

 

A organização é a chave do sucesso. Vale para o planejamento de itens e matérias a estudar, bem como para a forma escolhida para concluir esse estudo. Por isso, antes de começar a se atirar com tudo em um novo cronograma de estudos, é preciso estabelecer metas, períodos e horários. Além disso, é necessário também que essas tarefas estejam separadas entre as mais fáceis e mais difíceis. Para ganhar motivação, que tal resolver as mais fáceis primeiro? Com essa organização - sem se esgotar, por favor, você verá que seu ritmo deve voltar ao normal em breve.

 

Prepare-se para dificuldades

 

Não se culpe por não conseguir produzir tanto quanto já produziu um dia. Entenda que depois de um tempo de ociosidade, a retomada de atividades deve ser feita gradativamente. Por isso, mesmo que siga seu cronograma, procure ser generoso com você mesmo na primeira semana. Espere seu corpo se acostumar à rotina novamente.

 

Livre-se de distrações

 

Considere se livrar de coisas que o distraiam. Ambientes barulhentos, música alta, redes sociais… Mande tudo o que possa tirar sua concentração embora de uma vez. É claro que esse passo não o impede de seguir a dica corriqueira de fazer pausas de tempos em tempos. Só tome cuidado para não abusar delas e colocá-las como muleta para o que não está andando bem em seu cronograma.

 

Coloque limites em seus afazeres

 

São milhares os artigos que falam sobre superação e desempenhos praticamente heroicos. Entretanto, lembre-se que você está iniciando seu processo de reconquista da produtividade. E esse processo é algo a ser conquistado gradativamente, dia após dia. Por isso, nada de ultrapassar todos os limites de suas ações. A superação é linda e traz uma sensação incrível. No entanto, neste período, há chances de acontecer o contrário e a frustração aparecer para ficar. Dê tempo ao tempo e aos poucos amplie suas atitudes e afazeres.

 

Tire um tempo para você

 

Voltar a ser produtivo envolve o costume, a rotina e o bem-estar em fazer aquilo. Portanto, ao invés de se atirar de cabeça em novos projetos, espere seu corpo se acostumar. Quando estiver muito cansado, aproveite para caminhar, tirar um tempo para você. Vá passear, almoçar em um local diferente ou mesmo reencontrar alguns amigos. Espairecer ajuda a organizar as ideias. Outra dica é ler um bom livro - sobre um assunto não relacionado ao que você está estudando, somente para se entreter. São esses tempos exclusivos para aquilo que mais gostamos que dão a força necessária para retomar o ritmo produtivo que sempre sonhou.

 

 

 


Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

 

Recomendamos para você:

Central de Vendas
×

Central de Vendas

11 4839-0250

O atendimento é feito de 2ª a 6ª feira, das 08h às 20h, exceto feriados. Horário de Brasília.


ou


Nós ligamos para você:

Enviando ...