Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Concurseiros: Como tornar a rotina de estudos mais divertida

Concurseiros: Como tornar a rotina de estudos mais divertida

 

 

A dedicação contínua aos estudos, bem como a organização necessária para que eles deem resultados positivos, às vezes, podem levar à exaustão. Assim, o que deveria beneficiar seu conhecimento e preparação, acaba por ir embora em forma de cansaço.

 

No entanto, tornar o processo de estudos menos exaustivo, e até divertido, é um dos caminhos para não se abater pela pressão e ainda aprimorar sua metodologia de absorção do conteúdo programado. Por isso, o blog Acontece LFG fez uma lista de ações que podem tornar o estudar uma coisa divertida e mais interessante. Confira!

 

Não se estresse com a quantidade

 

Geralmente, os materiais de estudo são imensos e recheados de informações que não podem ser descartadas para quem quer se sobressair em provas de concursos. Logo, ler e reler ao mesmo material pode ficar pesado e confuso.

 

Mudar o método e deixar que o conhecimento realmente seja absorvido é fundamental. Para tanto, procure sempre entender o que está estudando. Assim, não vale adiantar o conteúdo: tem que entender e saber aplicar aquilo de forma correta, para conseguir continuar. Não se estressar com a quantidade e manter o foco na qualidade do que está estudando é o caminho.

  

Além disso, faça pausas para melhorar a qualidade de seus estudos. No entanto, evite que essas pausas fujam de uma programação ou que ainda envolvam bate-papo com amigos, passeio por todas as redes sociais e outras ações que podem tirá-lo por completo de sua missão de estudar. Dê uma volta, prepare um lanchinho ou tome um café.

 

Saia do lugar comum

 

É claro que preparar seu ambiente para estudar é fundamental. No entanto, que tal mudar de ares de vez em quando? Se o dia estiver bonito, escolha uma praça, teatro, café ou biblioteca. Separe, de acordo com a pauta do dia, somente o material que vai precisar.

 

Lembre-se de levar o notebook ou celular e usá-los somente para consultas emergenciais ou mesmo para anotações de última hora. Esse “sair do lugar comum” também envolve escrever a mão as informações essenciais que você pesquisou e descobriu por meio de livros e textos impressos, sem usar a tecnologia a todo tempo.

 

Ouça música enquanto estuda

 

Essa dica vale para quem consegue dissociar barulhos do que está lendo. Entretanto, alguns tipos de música podem trazer paz e tranquilidade e ainda fazer com que você mantenha a concentração. A dica está em escolher algo intermediário entre seus preferidos e o que não lhe atrai muito. Lembre-se que o fator primordial aqui não é gostar da música que ouve: é apenas aproveitá-la como fonte de atenção.

 

 

Mude o jeito de enxergar os estudos

 

Novas formas de estudo que tragam facilidade em memorizar itens e aprender ou reaprender algo são válidas. Um bom exemplo está em refazer os exercícios aplicados em concursos anteriores, com a criação de novos personagens e ações para eles.

 

Assim, digamos que haja um exercício sobre um caso de um grande assassinato. Transfira os personagens relatados na questão para um roteiro de série e aplique as respostas com esses personagens substitutos. Criando sua própria narrativa dos fatos, talvez as hipóteses e resoluções fiquem mais claras dentro de você. Vale também para as matérias que menos gosta.

 

Transfira as situações para o que for mais próximo deste roteiro. Aumente as cenas e também os crimes - para o caso de Direito Penal, por exemplo. Veja tudo como uma partida de Detetive para desvendar os mistérios. Faça anotações e considerações sobre todas as possibilidades. Criando sua própria história para a resolução de questões, baseadas em leis reais, sua memória tende a guardar mais informações e o estudo a ficar mais divertido.

 

Recorra às videoaulas e podcasts

 

Mudar a forma de estudar também abrange o formato do conteúdo a ser absorvido. Portanto, procure videoaulas sobre os assuntos que estão em sua pauta diária, bem como podcasts que tratem do assunto em questão. O bom desses dois métodos é que além de se diferenciarem da habitual pesquisa em computadores, livros e anotações próprias, trazem a sensação de explicações mais completas.

 

 

Os podcasts, por exemplo, podem ser ouvidos, inclusive, quando você estiver em trânsito. Além disso, tem bastante gente que se sai melhor ao ouvir o conteúdo.

 

Aproveite para estudar com as séries

 

A gama de seriados com temas do mundo jurídico é enorme. Por isso, vale aproveitar parte de seu dia para estudar por meio das séries de TV. Assim, pegue as situações apresentadas, anote-as separadamente e depois busque as leis que tratam do assunto.

 

Essa atividade fica divertida simplesmente por fazer com que um assunto de seu interesse - e necessidade - esteja a seu alcance em um momento de lazer. Fizemos recentemente aqui no Acontece um apanhado de séries que podem te ajudar e como tirar proveito do que elas possam ensinar. Veja aqui!

 

Estabeleça horários para o início e término dos estudos

 

Um cronograma de estudos bem feito deve ter horários programados para o início e também para o término de assuntos pré-estabelecidos. Por isso, procure seguir o planejado de acordo com o que precisa ser estudado.

 

Lembre-se de marcar o que já concluiu e de incluir o horário de séries, de pausas, além de um tempo para a diversão que não envolva os estudos. Afinal, fazer pausas e se desligar um pouco é saudável e faz com que sua energia se renove para a próxima batelada de material a ser lido. Boa sorte!

 

 


Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

 

Recomendamos para você:

Central de Vendas
×

Central de Vendas

11 4839-0250

O atendimento é feito de 2ª a 6ª feira, das 08h às 20h, exceto feriados. Horário de Brasília.


ou


Nós ligamos para você:

Enviando ...