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Desempenho nos estudos: seis dicas para saúde do corpo e mente

Desempenho nos estudos: seis dicas para saúde do corpo e mente

A rotina de quem estuda para conquistar um emprego por meio de concurso público não é nada leve. Além da cobrança para aprender uma série de conteúdos, há toda a pressão e estresse em relação à tentativa de aprovação. Por isso, para conseguir absorver o máximo possível de conhecimento, é essencial colocar em prática algumas ações que ajudam a fazer com que o corpo e a mente se mantenham saudáveis.

Os que deixam de lado esses cuidados, correm o risco de ficar doentes e de ter seu projeto adiado. A imunidade tende a ficar debilitada quando as pessoas acham que têm saúde de ferro. É comum elas acharem que podem pular refeições, dormir poucas horas e deixarem de buscar atividades prazerosas que aliviam o cérebro das tensões dos estudos.

 

Acompanhar o ritmo pesado de preparação para os concursos públicos sob pressão torna o processo de aprendizado mais penoso.

Se você está vivendo essa fase de concurseiro e quer encontrar maneiras de garantir uma boa saúde para obter melhor desempenho, separamos seis dicas que vão ajudar nessa jornada. Vamos conhecê-las?


1) Alimente-se de forma saudável

 

Estudos da Escola de Medicina de Harvard (Harvard Medical School) com pesquisadores do Brigham and Women's Hospital revelam a influência dos alimentos no funcionamento do cérebro.

O relatório apontou que os que ingeriram alimentos com maior teor de gordura saturada apresentaram pior desempenho em testes de pensamento e memória.

Em contrapartida, os que consumiram alimentos com quantidades moderadas de gordura saturada tiveram melhores resultados.

 

As conclusões dos pesquisadores evidenciam a necessidade de dar atenção aos ingredientes do cardápio, mesmo em meio à rotina corrida de estudos. Dessa forma, procure:

· Alimentar-se, pelo menos, cinco vezes ao dia, sem deixar de lado o café da manhã;

· Opte por alimentos integrais sempre que for possível;

· Prefira carnes brancas, como peixes e frango;

· Ingira, no mínimo, 400 gramas de frutas e hortaliças diariamente.


2) Fique atento ao seu humor

 

O desânimo e a depressão podem ocorrer durante a agenda pesada de estudos. Porém, se você estiver atento aos sinais dados pelo seu humor, pode procurar formas de reverter pensamentos negativos.

 

Procure manter um bom sistema de apoio. Isso é possível por meio de amigos, familiares e, se necessário, auxílio médico.


3) Tenha um hobby

 

Essa é uma das melhores maneiras de se desligar do mundo. Basta destinar alguns períodos da semana para atividades como:

· Assistir filmes e séries;

· Ler um livro que não tenha relação com os estudos;

· Procurar aprender algo relacionado às artes;

· Matricular-se em uma aula de música, por exemplo.


4) Pratique exercícios físicos

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) é clara: para manter o corpo saudável, é recomendável praticar, pelo menos, 150 minutos de atividades moderadas por semana, como caminhada.

 

Embora possa parecer muito, essa quantidade representa pouco mais de 20 minutos por dia. Outra possibilidade é, então, praticar 75 minutos por semana de atividades de alta intensidade, como corrida, desde que tenha autorização médica.

Lembre-se que para fazer qualquer atividade física, é recomendado, antes de tudo, buscar orientação médica. É com base na idade e condições de saúde que será indicada a prática mais adequada para o seu caso.


5) Atividades para relaxamento


Os que não são fãs de academias ou práticas esportivas tradicionais podem recorrer a outras atividades que mantêm a mente mais tranquila para o aprendizado. Uma delas é a meditação.

Segundo especialistas, a meditação é um momento reservado para a reflexão e o silêncio. Sua prática ajuda o indivíduo a sair da agitação e ruído da vida cotidiana para a busca de quietude da mente.

O desvio de foco das atribulações do dia a dia contribui para reduzir o estresse. Essa sensação ajuda a encontrar o equilíbrio emocional e físico, algo muito importante para saúde.


6) Garanta uma boa noite de sono

 

Não é incomum que os concurseiros não durmam o suficiente. Afinal, as horas do dia podem parecer pouco em meio a tudo que se tem para estudar.

 

Porém, o sono de boa qualidade é algo valioso. Sem isso, fica muito mais difícil funcionar corretamente ao longo do dia, o que afeta diretamente os estudos. Certifique-se de:

· Dormir e acordar no mesmo horário todos os dias;

· Não ingerir estimulantes, como café, nas últimas quatro a seis horas antes de ir para a cama;

 

· Deixar o ambiente totalmente escuro e silencioso.

 

Agora que você já sabe quais ações são essenciais para que você consiga manter seu corpo e mente saudáveis durante os estudos para o concurso público, trace o seu plano.


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