Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Filmes imperdíveis para quem estuda Direito

Filmes imperdíveis para quem estuda Direito

 

Drama, comédia, tragédia e diversas categorias de películas em todo o mundo podem auxiliar e muito a quem estuda Direito. Afinal, as situações apresentadas na ficção (e muitas vezes, baseados em fatos reais) apontam diferentes tipos de conflitos, armações, ocorrências e condenações, entre outros pontos abordados ao longo da carreira jurídica. Por isso, aproveitando o período próximo às férias, o blog Acontece LFG fez um apanhado de dez filmes que podem auxiliar e expor casos incríveis para complementar os estudos. Confira!

 

 

A Firma (The Firm)

 


Reprodução

 

Altos salários, mansões e muito dinheiro envolvido em uma trama de lavagem de dinheiro da máfia por meio de um escritório de advocacia conceituado. Esse é o mote do filme “A Firma”, com direção de Sydney Pollack. A película, de 1993, aponta os meios éticos do Direito e a ambição de jovens advogados que se envolvem no negócio ilícito.

 

 

Código de Conduta (Law Abiding Citizen)

 


Reprodução

 

Ao testemunhar os assassinatos de sua filha e esposa Clyde Shelton (vivido por Gerard Butler), não acredita na sentença de apenas cinco anos de reclusão a um dos assassinos. Dez anos depois do crime, este assassino é encontrado morto e Clyde é preso, mesmo sem provas suficientes para incriminá-lo. O filme chama atenção para a incoerência de um sistema judicial que pode libertar criminosos rapidamente e prender outras pessoas, mesmo sem as evidências necessárias.

 

 

A Vida de David Gale (The Life of David Gale)

 


Reprodução

 

Sob a direção incrível de Alan Parker, o filme de 2003 conta a trajetória de um advogado ativista que luta contra a pena de morte. No entanto, após ser acusado de estuprar e assassinar uma colega de profissão, vai para o corredor da morte. Seu último desejo é o de que um jornalista escreva sobre sua vida, para contar sua história com o ativismo, a advocacia e os julgamentos que passou.

 

 

Bicho de Sete Cabeças

 


Reprodução

 

O jovem Neto (Rodrigo Santoro) é internado em um manicômio. Contra sua vontade e espelhado na relação de difícil convivência com seu pai, a internação acontece contra sua vontade. Em condições subumanas de tratamento, Neto sofre o descaso de um sistema manicomial destrutivo e agressivo. Meios invasivos como choques, remédios fortíssimos e um ambiente hostil, fazem com que o jovem piore. A direção de Laís Bodanzky é brilhante e capta todo o sentimento e revolta, tanto do personagem principal, quanto dos que estão reclusos no mesmo hospital psiquiátrico. Vale para o estudante ao, inclusive, apontar a importância da Lei 10.216/2001, referente à proteção e direitos de pessoas com transtornos mentais.

 


Filadélfia (Philadelphia)

 


Reprodução


Uma armação sob alegação de incompetência é proferida ao jovem advogado Andrew Beckett (Tom Hanks). Assim, Andrew é demitido do tradicional escritório em que trabalha. No entanto, com a carreira interrompida de forma brusca, ele descobre que fora dispensado por ser portador do vírus HIV. O filme mostra a luta do jovem para ter justiça, com a ajuda de um polêmico advogado de defesa para processar o escritório que o demitiu. Com direção de Jonathan Demme, a película de 1993, expõe o preconceito do início dos anos 90 com portadores do vírus e o tratamento da sociedade com os homossexuais.

 

 

As Duas Faces de Um Crime (Primal Fear)

 


Reprodução

 

Após o assassinato de um arcebispo local, que chocou a opinião pública da cidade de Chicago (EUA), o criminoso - um jovem de apenas 19 anos, é preso com sangue da vítima em suas roupas. O personagem vivido por Edward Norton, consegue contato de um grande advogado de defesa, que se oferece para defendê-lo gratuitamente, em busca dos holofotes da mídia. O filme levanta a questão dos grandes julgamentos e o quanto a interferência da imprensa pode afetar em seus resultados.

 

 

A Condenação (Conviction)

 


Reprodução

 

Betty Anne, vivida por Hilary Swank, se vê compelida a estudar Direito para salvar seu irmão Kenny (papel de Sam Rockwell) acusado de crimes que acontecem na cidade. Ao acreditar piamente na inocência do irmão e com sua condenação à prisão perpétua, ela recorre em defesa dele. No entanto, como não tem dinheiro para custear um advogado de renome, ela mesma assume o caso.

 

 

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange)

 

 

Reprodução

 

Em um filme brilhantemente construído por Stanley Kubrick, em 1971, a violência gratuita toma conta da Inglaterra. Jovens desordeiros, liderados por Alex Delarge (Malcolm McDowell), agridem, maltratam pessoas por meio de uma delinquência juvenil sem limites. Entretanto, o filme aborda também questões psiquiátricas, o livre-arbítrio e a falta de autoridade contra os crimes. Questões primordiais sobre Direito Penal e criminologia são discutidas ao longo da película.

 

 

O processo (Le Procès)

 


Reprodução

 

Com direção de Orson Welles, em 1962, o filme aborda a prisão de um homem sem que seja revelado o motivo. Baseado na obra homônima de Franz Kafka, a película mostra a evolução da trama para que o motivo dessa prisão, bem como sua condenação à pena de morte, sejam revelados. O filme é relevante para que o estudante perceba as artimanhas da justiça e seus caminhos tortuosos, além de unir de forma primorosa o cinema e a literatura.

 

 

O Homem que Fazia Chover (The Rainmaker)

 


Reprodução

 

Com direção de Francis Ford Coppola, este filme de 1997 conta a história do jovem advogado desempregado Rudy Baylor, (interpretado por Matt Damon), que se oferece para ajudar uma família a entrar na justiça contra uma companhia de seguros de saúde. A seguradora não queria autorizar o transplante de medula óssea - única salvação de seu filho pequeno que tem leucemia. Além disso, uma trama paralela acontece pela paixão que Ruby desenvolve por uma mulher casada que sofre agressões físicas e psicológicas vindas de seu marido.

 

 

 

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: