Blog Acontece

A LFG acredita que uma boa apresentação vai além dos materiais didáticos; por isso, disponibiliza um portal de conteúdos completo para você se aprofundar ainda mais.

O que é resiliência e como aprimorá-la para atingir seus objetivos

O que é resiliência e como aprimorá-la para atingir seus objetivos

 Algumas pessoas conseguem gerenciar melhor situações adversas, dar a volta por cima e retomar sua rotina após uma crise ou trauma. Qual o segredo delas para enfrentar os desafios da vida com mais flexibilidade, sem abandonar projetos pessoais e profissionais, como os estudos para aprovação em concurso público? Resiliência elevada é a resposta.

 Para Paulo Yazigi Sabbag, autor do livro Resiliência – Competência para enfrentar situações extraordinárias na sua vida profissional, as pessoas que apresentam menor vulnerabilidade às adversidades que a vida oferece recuperam-se mais rapidamente e preservam sua saúde tanto física quanto psíquica.

 “A resiliência é uma questão chave para quem vive um mundo mais complexo, arriscado e turbulento, onde as crises se sucedem e afetam a todos”, informa Sabbag. Ele esclarece que qualquer um pode aprimorar a sua resiliência.

 Uma pessoa com resiliência alta procura soluções para superar as limitações e aprender com os desafios da vida. Já as com essa competência menos desenvolvida têm mais dificuldade para controlar as emoções e enfrentar os acidentes de percurso. Elas demoram mais para aceitar mudanças e se estressam mais diante do caos.


 Como aumentar a resiliência


 Dificuldade nos estudos, desemprego, doenças, perda de entes queridos e outros acontecimentos podem acabar com o ânimo e expectativas do concurseiro. A resiliência pode estar presente nessas situações, ajudando o candidato de concurso público a enxergar a melhor maneira de solucionar os problemas, sem que eles abortem o seu projeto.

 Se você acredita não possuir uma grande capacidade de resiliência, veja algumas dicas de como aprimorar essa competência:

 - Lembre-se de que todos os problemas podem ser superados;

 - Não se deixe levar pelo desânimo, por mais que o obstáculo possa parecer impossível. Pense em todas as dificuldades que você já passou e encontrou uma solução;

 - Muitas vezes enxergamos um problema maior do que ele realmente é. Visualize a real dimensão da situação, perguntando-se como será afetado e o que precisa fazer para resolvê-lo;

 - Olhe o aspecto positivo de um momento difícil e tente, depois do fato ocorrido, enxergar as lições de vida que aprendeu;

 - Procure todas as possíveis saídas do problema enfrentado, questionando qual trará mais benefícios e será mais simples de aplicar. Esse exercício ajudará a fazer escolhas mais acertadas.


 Pratique a autoconfiança

 
 Lembre-se sempre dos seus pontos fortes, acertos e boas atitudes em outras situações de crise. O levantamento dessas informações aumenta a confiança em si mesmo. Também é importante usar técnicas para controlar as emoções, evitando o desânimo, raiva e outros sentimentos negativos que podem prejudicar seus estudos.

 O atributo resiliência pode ser um grande aliado em seu projeto de conquistar um emprego melhor no setor público.             Como, na maioria das vezes, esse é um plano de médio e longo prazo, o aprimoramento dessa competência tende a ajudar no enfrentamento dos desafios do dia a dia e também como agir melhor de acordo com cada cenário.

 Coloque em prática cada uma dessas dicas para enfrentar os problemas de forma mais leve, sem atrapalhar seus objetivos.


 
 Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: