Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Saiba quanto o estresse pode atrapalhar o rendimento profissional

Saiba quanto o estresse pode atrapalhar o rendimento profissional

 

Se você acorda todos os dias com a sensação de que não deveria estar indo para o trabalho. Em complemento, sente-se cansado e sem vontade, além de acreditar que é incapaz de realizar determinadas tarefas ou mesmo que é insuficiente para sua equipe, você pode estar estressado e a caminho de ter um burnout.

 

Com sintomas similares aos da depressão, o burnout se diferencia da primeira mazela por estar diretamente ligado ao trabalho. Inclusive, os tratamentos geralmente são feitos por meio de antidepressivos. No entanto, se esses sintomas te acometem, não deixe de procurar um médico especialista no assunto.

 

E saiba que não está sozinho: uma pesquisa realizada pelo Stress Management Association (ISMA-BR), apontou em sua edição de 2018, que o Brasil é o segundo país com trabalhadores mais afetados pela síndrome de burnout em todo o mundo.

 

Como o estresse pode acabar com seu rendimento

 

O esgotamento não é só físico. É emocional e pode impactar - e geralmente impacta, em sua vida pessoal também. Afinal, quem gosta de acordar reclamando? De estar sem vontade de fazer o seu trabalho ou mesmo faz um esforço tremendo para sair de casa para ir ao escritório?

 

Além disso, estar mal humorado ou irritado atrapalha também o desenvolvimento profissional e toda a equipe envolvida direta ou indiretamente a seus afazeres. Esse comportamento, pode inclusive, acabar com anos de uma boa imagem conquistada.

 

O reconhecimento vai embora e só sobram as arestas a serem cortadas, geralmente por outras pessoas que precisam agir para entregar o prometido ao cliente ou mesmo à própria equipe.

 

Equilíbrio necessário

 

Encontrar o equilíbrio entre uma vida saudável e a satisfação no trabalho requer alguns pontos a ser tratados. No entanto, alguns passos podem melhorar sua relação com você mesmo e com o seu trabalho. Confira.

 

Trabalhe com aquilo que te dá prazer

 

Claro que isso nem sempre é possível, pois, vivemos em um modelo capitalista em que o dinheiro é mais do que necessário e mandatório para todas as relações. No entanto, se for possível, entenda que se trabalhar com algo que use sua competência, busque seus conhecimentos e veja em qual lugar seu talento está sendo bem absorvido.

 

O mais importante nesta relação de trabalho é encontrar, sempre que possível, uma empresa que tenha os mesmos valores que você. Se isso não estiver no plano, meio caminho já está fadado ao fracasso. Ajustar-se à realidade de um local que você não gosta é o jeito mais fácil de ficar estressado e doente. Pense nisso.

 

Goste das pessoas que trabalham com você

 

O chamado salário ambiente faz muita diferença. Este não é pago em dinheiro, mas sim, na boa relação entre os membros de uma equipe ou mesmo em todo o local de trabalho, independentemente do tamanho e estrutura que possua. Aprender a gostar das pessoas nem sempre requer muito esforço. Se você já faz parte das pessoas mais extrovertidas, mais fácil ainda.

 

Cuidado somente para não parecer o que não é. Um comportamento falso e muito político pode também elevar os níveis de estresse, bem como gerar falatórios e incongruências.

 

Conserve hábitos saudáveis

 

A prática de esportes, exercícios físicos, tempo para o lazer e ainda relaxamento e massagem pode atenuar o estresse, mesmo que esse seja provocado pelo trabalho. Afinal, essas práticas restauram suas energias, ativam a serotonina necessária e - se combinados à alimentação mais saudável, contribuem para os benefícios de bem-estar com o corpo e mente.

 

Desabafe sempre que necessário

 

Principalmente se você for uma pessoa que somente ouve os problemas alheios, permita-se falar. O desabafo retira a carga pesada do problema. Pode ser libertador e bem melhor do que a espera de um grande estouro e do avanço do estresse.

 

Chame seus superiores, entenda o que está acontecendo e peça a palavra. Coloque todos os pontos que deseja falar em ordem, para que não se atrapalhe ou meta os pés pelas mãos, como diz o dito popular. Com a cabeça em ordem, desabafe e alivie o que está sentindo, por meio das palavras.

 

Faça pausas periódicas

 

Parar uns minutos a cada hora trabalhada é essencial para aliviar condições estressantes. Por isso, procure reservar ao menos dez minutos dentro desse tempo para se desligar da atividade que está fazendo. Logicamente, nem sempre é possível, no dia a dia corrido, seguir exatamente a este cronograma.

 

No entanto, procure um intervalo em que não prejudicará suas atividades e ande pelo escritório, pelos arredores, aproveite para conversar um pouco de amenidades ou mesmo dê uma volta no quarteirão. O retorno ao que estava fazendo fica mais leve e você ainda reaproveita a concentração necessária para a atividade.

 


O momento do happy hour

 

Se você se dá bem com os colegas de trabalho já está a um bom passo de se entrosar com eles em um happy hour. Entretanto, se não há tempo para se reunir com a equipe fora do escritório, aproveite a hora do almoço. Neste momento é importante que os assuntos não sejam permeados por afazeres do trabalho e sim sobre coisas do cotidiano.

 

É comprovado que os momentos de lazer, mesmo que em meio ao ambiente de trabalho, melhoram o humor, a produtividade e mesmo o companheirismo e espírito de equipe.

 

Use artefatos que te confortam

 

Ter uma foto da família, dos seus bichos de estimação ou mesmo de amigos à mesa do trabalho pode te confortar em momentos mais estressantes. Além disso, deixar o ambiente do escritório um pouco mais próximo de coisas que gosta, pode ajudar a relaxar e trazer também a sensação de conforto.

 

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

 

Central de Vendas
×

Central de Vendas

4020-2108

O atendimento é feito de 2ª a 6ª feira, das 08h às 20h, exceto feriados. Horário de Brasília.


ou


Nós ligamos para você:

Enviando ...