Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

TCC - Dicas para se dar bem na apresentação

LFG - TCC - Dicas para se dar bem na apresentação

 

Quem já fez um TCC, seja para o curso de graduação ou pós-graduação, sabe muito bem o quanto de esforço é necessário para produzir um trabalho de qualidade. Seja qual for a metodologia escolhida é preciso muita leitura, busca por referências, dedicação e horas em frente ao computador para consolidar todas as ideias.

 

Depois de tanto esforço, com o trabalho escrito chega a hora de preparar o material que será apresentado à banca, e aí surgem dificuldades, seja pelo cansaço que todo o trabalho já gerou ou pelo nervosismo natural que algumas pessoas têm quando precisam falar em público.

 

É preciso continuar firme para essa última e importante fase, afinal, a apresentação é a hora em que defendemos as ideias e mostramos como chegamos às conclusões do trabalho.

 

 

Veja abaixo dicas sobre como fazer com que sua apresentação seja marcante:

 

 

Organize suas ideias

 

Reveja o trabalho e selecione as informações que você quer ressaltar. Depois desse filtro, classifique as informações em grupos ou em grandes blocos de informação.

 

 

Slides

 

Utilize a arquitetura da informação para organizar as informações dos seus slides, ela mostra as melhores maneiras de preparar um conteúdo, as suas estruturas e níveis, assim como em uma edificação.

 

 

Estrutura

 

Com base nas ideias selecionadas, crie um roteiro para guiar durante a apresentação. O intuito é dar uma sequência lógica às informações e conciliar o que estará escrito na apresentação, às imagens e à sua fala.

 

Estruture os slides de acordo com as etapas de apresentação do conteúdo, por exemplo:

 

Introdução - Importante para chamar a atenção e procure deixar a plateia curiosa com o que está por vir. Vale ser menos acadêmico e mais “publicitário”, o slide pode ter imagens que gerem discussão e a sua fala deve apenas expor o tema, sem entregar as respostas, resultados ou conclusões do seu TCC.

 


Contexto - Depois que a plateia já sabe sobre o que você irá falar, explique por que o tema foi escolhido. Comece contando o contexto da situação e o que o motivou a iniciar a sua pesquisa. A partir daí, dê o cenário do assunto sobre o qual você irá falar: dados, reportagens, pesquisas e referências bibliográficas que você utilizou durante o trabalho ilustram bem.

 

Lembre-se que a banca de exame não é leiga. Portanto, deixe o seu ponto de vista e os seus argumentos sempre bem claros, mas saiba que termos específicos e jargões são permitidos nesse tipo de apresentação.

 


Clímax - Dado todo o contexto, fale do problema em si e do seu objeto de estudo. Lembre-se que você precisa convencer a plateia da importância de aprofundar o conhecimento sobre o tema. Aproxime-o da vida real e dê exemplos de situações mal resolvidas para que, logo em seguida, você possa dar soluções para esses problemas.

 


Argumentação - Agora que você já mostrou o problema e apresentou possíveis soluções, argumente por que acredita que elas são as melhores. Essa é a parte mais estratégica do seu TCC, na qual você irá realmente defender o seu ponto de vista.

 


Conclusão - Por fim, feche o raciocínio colocando um ponto para a banca avaliadora. Pode ser para abrir uma discussão, para dizer o que você esperava no início da pesquisa, o que acabou encontrando ou o que espera que o seu estudo provoque.

 

 

Seja breve

 

Seja sucinto e destaque apenas os conceitos principais, para que você possa detalhar melhor o que for necessário na sua fala. Nessa fase, você também pode selecionar recursos externos ao trabalho, como vídeos ou imagens que façam referência ao conteúdo abordado.

 

 

Confiança

 

Todo mundo já passou por uma situação em que “deu branco”. Para evitar uma exposição malconduzida é fundamental demonstrar que você conhece o assunto e está seguro sobre o que escreveu. E isso você tira de letra, já que se dedicou durante meses para produzir todo o material escrito.

 

 

Treino

 

Ao treinar, mantenha a relação do conteúdo, mas também experimente expor o seu discurso sem seguir a ordem dos slides. Isso garante que, caso você seja interrompido por alguma questão da plateia, possa retomar o raciocínio sem dificuldade.

 

 

Relaxe

 

Horas antes do TCC, não adianta ficar lendo e relendo o trabalho. Você já teve várias semanas para se preparar, então é fundamental encontrar formas de relaxar. Ouça música, converse com os amigos, coma um chocolate ou pratique exercícios de respiração.

 

 

Chegue com antecedência

 

A apresentação do TCC é o dia D. Você levou meses da sua vida se preparando para isso. Portanto, chegue com no mínimo 30 minutos de antecedência.

 

 

Teste os equipamentos

 

Teste os equipamentos disponíveis para a apresentação, como som, projetor, computador e apresentador remoto. Se alguma coisa estiver com defeito, dará tempo de corrigir ou pensar numa improvisação.

 

 

Assista algumas apresentações

 

Em alguns cursos a apresentação do TCC é aberta ao público. Dessa forma, é possível assistir aos trabalhos dos colegas. Essa experiência é ótima, afinal, permite ouvir as observações da banca.

 

 

Postura

 

Fique atento à sua dicção e à sua postura corporal. Uma boa dica para ver se você está falando claramente e se está bem posicionado é gravar vídeos dos seus treinos. Com esse recurso, será muito mais fácil fazer uma autocrítica.

 

 

Saiba articular com a banca

 

Ao final da apresentação, os professores costumam fazer questionamentos sobre o trabalho. Você deve justificar as suas ações, responder com firmeza e mostrar ter conhecimento aprofundado sobre o tema do TCC. Não discuta, mas defenda as suas ideias.

 

Caso um dos examinadores fizer uma pergunta que você não sabe responder, não tente improvisar algo para enganá-lo. Seja sincero e fale que o assunto em questão não foi o foco do seu TCC.

 

Aproveite todas as dicas e boa apresentação!

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Recomendamos para você:

Central de Vendas
×

Central de Vendas

11 4839-0250

O atendimento é feito de 2ª a 6ª feira, das 08h às 20h, exceto feriados. Horário de Brasília.


ou


Nós ligamos para você:

Enviando ...