Blog Acontece

A LFG acredita que uma boa apresentação vai além dos materiais didáticos; por isso, disponibiliza um portal de conteúdos completo para você se aprofundar ainda mais.

Veja comportamentos comuns em concurseiros bem-sucedidos

Veja comportamentos comuns em concurseiros bem-sucedidos

Muitos concurseiros podem ficar perdidos quanto ao que fazer para ter sucesso nos estudos e passar em um concurso público. Alguns ainda têm dúvidas sobre como começar o seu planejamento. Para ajudar nessa tarefa, listamos alguns comportamentos comuns de candidatos que alcançam seus objetivos.
Passar em um concurso público não é um projeto simples. São meses ou anos de dedicação aos estudos, com disciplina e organização.

Confira a seguir dicas de como montar seu plano para conquistar o cargo que deseja:

 

 

Determinação

 

Saber o que quer é essencial para ter sucesso em suas metas. Pessoas indecisas ou que estão confusas sobre o que desejam para o futuro, têm dificuldades para se manter nos objetivos.

Esse é um problema que dificulta a determinação e ambição. Dessa forma, é necessário ter disciplina e manter o foco nos conteúdos solicitados pelo edital da carreira que deseja.

 

 

Dedicação aos estudos

 

Os concurseiros bem-sucedidos sabem que precisam se dedicar e muito para alcançar seus objetivos. Sendo assim, estudam bastante.

Eles não desanimam e sabem abrir mão de confortos e entretenimentos para que possam se empenhar em suas metas.

 

 

Não deixe nada para depois

 

Evitar a procrastinação é um comportamento bastante difícil para muitos concurseiros, porém, muito necessário. Ter preguiça e adiar os estudos atrapalha os objetivos. Essa atitude gera menor dedicação e aumenta a pressão no cumprimento dos prazos.

Também acaba por impossibilitar sua organização das tarefas a serem cumpridas. Tudo isso só contribui para menos foco e desânimo, trazendo cada vez mais o hábito de deixar tudo para o outro dia.

 

 

Concentração

 

É muito importante que o concurseiro saiba o que evitar e como. Isso significa ficar bem longe dos excessos como redes sociais, celular, filmes, séries e baladas.

Enquanto estiver buscando aprovação em um concurso público, o ideal é procurar se distanciar ao máximo daquilo que instiga a falta de atenção. O entretenimento é necessário, mas o excesso atrapalha seus objetivos.

 

 

Organização e disciplina

 

É necessário ter horários. Saiba conciliar os estudos com outras necessidades básicas e afazeres. Priorize as tarefas mais importantes para o seu momento atual.

Dessa forma, os concurseiros não se perdem no tempo. Eles não apresentam dificuldades em cumprir prazos e acabam não acumulando mais tarefas do que conseguem cumprir.

 

 

Objetivos semelhantes

 

Nada melhor do que conversar com alguém que entende sobre situações em comum. Os grupos de estudo auxiliam bastante quem almeja uma vaga em um concurso público. A troca de experiências é uma maneira de um ajudar o outro, embora todos estejam buscando o mesmo objetivo.

Se desprenda, temporariamente, dos amigos que gostam de sair muito e festejar, pois é necessário focar nas suas metas. Como já foi dito, o excesso vai impedir a dedicação integral aos seus estudos.

 

 

Acredite na sua capacidade

 

Aceitar derrotas é um erro comum de qualquer pessoa que se contenta com pouco. Os bem-sucedidos sabem que são capazes. Eles acreditam em si mesmos, são determinados, não desanimam com facilidade e sabem que o fracasso não significa que tudo esteja perdido. O importante é tentar e não desistir.

Um bom planejamento de estudos é essencial para iniciar a trajetória da aprovação em um concurso, seguido de disciplina, organização, determinação, dedicação aos estudos, pesquisas e clareza nos objetivos.

Se quer ser um concurseiro bem-sucedido na carreira pública, corra atrás do seu objetivo. Sabe-se que nada é fácil. Às vezes é necessário deixar velhos hábitos e inserir rotinas diferentes para alcançar a meta estipulada.

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: