Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Conheça a carreira de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça

LFG - Conheça a carreira de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça

 

Prestar concursos públicos é uma boa opção para as pessoas que desejam bons salários iniciais, estabilidade profissional, benefícios e planos de carreira.

 

Mas antes de escolher qual concurso público prestar, é muito importante conhecer as atribuições do cargo, campo de atuação, a instituição e as estruturas oferecidas aos servidores.

 

Conhecendo bem a carreira que está por vir o candidato se sentirá mais focado nos estudos e saberá que está seguindo na direção correta.

 

 

ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO

 

Um dos cargos mais populares e também concorridos atualmente é o de escrevente técnico judiciário, que atua no campo jurídico oferecendo suporte administrativo ao fórum. O profissional pode atuar em diferentes setores, seja ao lado de juízes e promotores ou prestando atendimento ao público e advogados.

 

O escrevente que trabalha em cartório criminal ou civil tem a função de juntar petições, atender ao público e advogados e realizar o cumprimento do processo, ou seja, executar a determinação do juiz via despacho.

 

Além disso, também é responsável por expedir mandados de citação ou intimação, ofícios, mandados de averbação, alvarás, mandados de levantamento judicial, mandado de prisão e mais uma série de documentos.

 

Já o escrevente que trabalha com o juiz é responsável pela transcrição de tudo o que acontece em audiências. A função envolve a digitação de dados, confecção de documentos e garantir o cumprimento de todas as fases do processo.

 

A principal função deste cargo é dar o encaminhamento correto aos processos de acordo com os despachos e decisões dos magistrados.

 

 

REQUISITOS E REMUNERAÇÃO

 

Para concorrer à vaga de Escrevente Técnico Judiciário é necessário ter nível médio completo. A profissão tem um bom plano de cargos e salários, progressão funcional e promoção, apresentando ótimas perspectivas para o futuro.

 

Para uma jornada de trabalho de 40h semanais, os escreventes técnicos judiciários recebem vencimentos iniciais, dependendo da região em que atuam, em torno de R$ 4.848,07, incluindo os benefícios do auxílio saúde, auxílio alimentação e auxílio transporte.

 

Porém, as vagas são extremamente concorridas, por isso a melhor forma de aumentar suas chances de passar no concurso é procurar instituições que forneçam cursos preparatórios focados para o certame.

 

 

COMO SE PREPARAR

 

Estudar antecipadamente dá mais chances ao candidato de conseguir a aprovação no concurso para Escrevente Técnico Judiciário, que cobra, entre outras, questões de Língua Portuguesa, conhecimentos de direito e conhecimentos gerais.

 

Pensando nisso, a LFG preparou cursos específicos que vão te ajudar a focar os estudos para ser aprovado no concurso:

 

 

Reta Final TJPR - Técnico Judiciário

 

O curso online Reta Final TJ PR - Técnico Judiciário, é indicado para os candidatos que desejam intensificar a preparação para serem aprovados no Concurso de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça do Paraná. O curso traz preparação intensiva e abordagem direta com ênfase nos pontos mais cobrados no edital.

 

Com 92 horas de aulas exclusivas ministradas por grandes nomes do direito brasileiro, o curso aborda todas as matérias cobradas no concurso para Escrevente do TJPR, entre elas: atualidades do Paraná, Brasil e do mundo, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Processual Civil, Direito Processual Penal, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Constituição Estadual do Paraná, Informática, Língua Portuguesa e Matemática.

 

 

Escrevente Técnico dos Tribunais

 

O curso Escrevente Técnico dos Tribunais abrange o conteúdo programático das disciplinas essenciais para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário e prepara o candidato para o concurso de diversos Tribunais.

 

O curso é perfeito para os profissionais liberais de todas as carreiras e atividades, autônomos, com nível médio completo, que queiram preparar-se para os concursos no cargo de Escrevente Técnico Judiciário.

 

Com início imediato e mais de 126 horas de aulas exclusivas ministradas por professores referência, o curso aborda, de maneira focada e descomplicada, as disciplinas de Língua Portuguesa e Interpretação de Texto, Informática, Matemática, Raciocínio Lógico, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Direito Processual Civil, Noções de Direito Constitucional e Noções de Direito Administrativo.

 

Prepare-se com antecedência, aproveite essas dicas e boa prova!

 

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: