Blog Acontece

A LFG acredita que uma boa apresentação vai além dos materiais didáticos; por isso, disponibiliza um portal de conteúdos completo para você se aprofundar ainda mais.

Conheça a carreira de Nestor Távora no Direito Processual Penal

Conheça a carreira de Nestor Távora no Direito Processual Penal

 

Especializado em Direito Processual Penal, o professor Nestor Távora tem o dom para transmitir seus conhecimentos como professor. Ex-defensor público do estado de Alagoas, ele acabou direcionando sua carreira para a área de educação. Atualmente, faz parte do time de docentes da LFG e também ministra aulas em universidades.

Távora é mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia e especialista em Ciências Criminais pelas Faculdades Jorge Amado. Nascido em Salvador (BA), ele relata que quando estava no ensino médio, queria fazer Direito e Administração de Empresas. Ele até chegou a fazer as duas faculdades simultaneamente, mas acabou optando pela carreira jurídica.

Após a graduação, Nestor prestou concurso público e se tornou defensor público do estado de Alagoas. Cinco anos depois, pediu exoneração do cargo público e foi atuar como advogado no setor privado. Com a mudança de rumo, chegou a ser diretor de universidade. Nesse tipo de instituição colocou em prática seus conhecimentos em Administração de Empresas, tendo trabalhado na área de gestão e exercido a função de diretor pedagógico.

Távora relembra que sua primeira experiência no ensino foi como professor em curso preparatório para concurso público. Com a bagagem adquirida, ele investiu na carreira de docente. Hoje, dos seus 20 anos de mercado como advogado, 16 anos foram vividos em sala de aula. “Meus avós e pais eram professores. Cresci com eles ensinando, acho que a correlação vem daí", afirma.

Hoje, ele coleciona em seu currículo a atuação como professor da Escola de Magistrados da Bahia, da Fundação Escola Superior do Ministério Público da Bahia, da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes, da Faculdade Baiana de Direito, além de fazer parte da rede LFG.



Perfil de professor

Dar aula para alunos de concurso público exige muita preparação do professor, diz Nestor. “É preciso estar em contato com o novo o tempo todo e ter muito dinamismo para transmitir os conteúdos aos alunos. Muitos vêm cansados e temos que envolvê-los nas aulas para que alcancem o objetivo deles”, explica.

O advogado ressalta a importância de o professor manter-se atualizado, acompanhar as tendências seguidas pelas bancas examinadoras e dos perfis de cada concurso. Embora seja uma profissão desafiadora, ele demonstra ser um apaixonado pelo seu trabalho. Garante que é uma atividade prazerosa e que aprende muito, pois precisa estudar todos os dias.

Quando ministra aulas sobre Direito Processual Penal, Távora comenta que às vezes é possível transmitir os temas de forma descontraída, enquanto que em outras vezes é impossível quebrar o clima porque alguns assuntos exigem mais seriedade.

"Essa área do Direito é muito instigante e atualmente uma das de maior atuação no país por causa dos escândalos que estamos acompanhando”, enfatiza. Por causa dessa dimensão, ressalta que é um ramo que exige muita prudência e responsabilidade. “Tem que ter muito estudo e prudência", diz ele.

Aos que querem seguir a sua trajetória, Távora endossa que a profissão de professor é uma carreira que exige muita dedicação e comprometimento em tempo integral.

Távora diz que o professor é como um aluno grande, que precisa estudar constantemente para manter-se atualizado. Apesar disso, reforça que é uma atividade prazerosa para os que têm talento para transmitir conhecimento e aprender todos os dias. Para ele, a sala de aula é um ambiente de grande aprendizado.

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você:

Conheça alguns cursos: