Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Conheça a carreira de Vólia Bomfim no Direito do Trabalho

Conheça a carreira de Vólia Bomfim no Direito do Trabalho

 

Vólia Bomfim é professora de Direito Trabalhista da LFG nos cursos preparatórios para concursos públicos e pós-graduação na área trabalhista. Professora da LFG há 4 anos e há quase 25 no magistério, Vólia conta que iniciou na carreira de professora no seu próprio cursinho preparatório.

 

“Comecei a lecionar no cursinho que estudava para o concurso. Como não tinha como pagar o cursinho me ofereci para ministrar aula” conta Vólia Bomfim.

 

A professora conta que leciona em concursos de juiz e procurador porque gosta de ajudar o aluno na preparação, já que esses concursos demandam estudo aprofundado e responsável.

 

“Dar aulas para quem quer ser juiz exige bastante do professor, pois o aluno está sempre atualizado. E isto me obrigou a estudar e a escrever, dando início aos meus livros”, explica.

 


ANTES DO DIREITO

 

Consolidada como um dos grandes nomes do Direito Trabalhista no Brasil, Vólia revela que, antes do curso de direito, fez faculdades de fonoaudiologia e desenho, simultaneamente.

 

“Mudar de área foi uma solução aos problemas que enfrentava na época. Larguei as duas faculdades e fui para o Direito. Nunca quis direito porque vivia em casa o trabalho extenuante do meu pai e não queria o mesmo para mim.... grande ilusão”, conta a desembargadora.

 


A ESCOLHA PELO DIREITO

 

Vólia decidiu seguir pelos caminhos do direito por referência de família. Seu pai era advogado e tinha um escritório na área trabalhista, então ela decidiu seguir uma carreira que já estava consolidada em sua casa.

 

“Não esperava me realizar com o direito, mas me identifiquei no primeiro dia de aula na faculdade. Me apaixonei e ainda me encanto a cada dia”, conta Vólia.

 


DESAFIOS DO DIREITO TRABALHISTA

 

O direito tem muitas regras, princípios e exceções, além de várias formas de se interpretar e aplicar. “Não é uma ciência exata. O direito do trabalho tem as mesmas características e ainda é constantemente modificado, pois impacta diretamente na economia do país”, explica.

 

Vólia alerta que a maior dificuldade está em compreender as diversas correntes a respeito de um mesmo tema, conhecer todas as regras e se manter atualizado.

 

“A reforma trabalhista alterou mais de 100 artigos e impactou em mais de 200 dispositivos legais. Alterou a estrutura e princípios de direito do trabalho e do processo do trabalho. Estamos numa fase de transição do direito do trabalho”, explica.

 


COMO APRENDER DIREITO TRABALHISTA

 

Professora dedicada e acessível, Vólia utiliza diferentes metodologias para atingir o maior número de alunos, desde desenhos, figuras e filmes até a linguagem simples, acessível, clara e objetiva.

 

“Tento tornar mais palatável a matéria. O professor tem que preparar cada aula, tem que se organizar, tem que se atualizar e se aproximar ao máximo dos alunos, respondendo suas dúvidas, sem críticas. Tem que ajudar na compreensão do tema”, diz.

 

“Na primeira aula recebo os alunos com um breve acolhimento de boas-vindas, indicando a metodologia da aula, do estudo, do concurso e a bibliografia recomendada para aquele tipo de concurso”, completa a professora.

 


TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

 

Vólia conta que começou a carreira no direito como advogada trabalhista, mas encontrou dificuldades e então foi buscar a tão esperada estabilidade financeira. Se dedicou e passou no concurso para a magistratura do trabalho.

 

“Passar no concurso depende de muita dedicação. Suspender tudo e priorizar, focar no concurso. Estudar, estudar e estudar. Os cursos preparatórios, com bons e dedicados professores, ajudam muito na orientação e conhecimento: recomendo! Fiz cursinho até o dia anterior à posse”, explica a desembargadora.
Vólia conta que a necessidade foi um forte ingrediente que a ajudou a otimizar sua dedicação e a priorizar seus os objetivos.

 

“Permaneci 20 anos na primeira instância como juíza e, há cerca de 4 anos estou no Tribunal, atuando como desembargadora. Em breve já poderei me aposentar do serviço público, mas continuarei atuando com direito”, finaliza a professora.

 

 

Vólia Bomfim é professora da LFG, Doutra em Direito e Economia pela UGF, Mestre em Direito Público pela UNESA, pós-graduada em Direito do Trabalho pela UGF, pós-graduada em Processo Civil e Processo do Trabalho pela UGF, Desembargadora do TRT da 1ª Região, coordenadora da área trabalhista da pós-graduação do LFG, autora.

 

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você:

Conheça alguns cursos: