Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Concurso TJ BA 2019: edital em breve para 724 vagas de juiz leigo e conciliadores

O concurso TJ BA 2019 (Tribunal de Justiça do Estado da Bahia) para o cargo de juiz leigo e conciliador deve ter seu edital de abertura de inscrições publicado no decorrer das próximas semanas. O órgão confirmou, inclusive, no último dia 28 de junho, o nome da banca organizadora do certame, que será o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). A seleção contará com uma oferta de 724 cadastros reserva para as funções, que pedem formação de nível superior para ingresso. A remuneração das carreiras varia de acordo com a quantidade de audiências e acordos realizados.

No caso de juiz conciliador do concurso TJ BA 2019, os interessados devem possuir formação em direito, administração, psicologia e serviço social ou estar matriculado a partir do quarto ano ou sétimo semestre dos cursos de direito, administração psicologia ou serviço social.

Para juiz leigo é necessário ser bacharel em direito com dois anos de experiência e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). É importante ressaltar que as contratações deverão ser feitas em caráter temporário

Concurso TJ BA 2019 – Última seleção

O último concurso TJ BA para os cargos de juiz leigo e conciliador ocorreu em 2015, quando foram oferecidas 1.259 vagas. A seleção contou com duas etapas, incluindo provas objetivas e análise de títulos.

A parte objetiva contou com 100 questões para juiz e 80 para conciliador. Para as duas opções, a prova contou com temas versando sobre juizados especiais – noções gerais, direito do consumidor, direito civil, direito processual civil, direito penal, direito processual penal, direito administrativo, direito constitucional aplicado nos juizados especiais, ética, jurisprudência das turmas recursais, turmas de uniformização e tribunais superiores, técnicas de conciliação, audiência de instrução e técnica de sentença aplicada ao sistema dos juizados especiais.

Ficha Técnica

  • Concurso TJ BA
  • Número de Vagas 724
  • Cargo Juiz Leigo
  • Escolaridade Ensino Superior
  • Estado com vagas BA
  • Área de Atuação Judiciária / Jurídica
  • Faixa Salarial
  • Taxa de Inscrição Não Existe
  • Organizadora Cebraspe
  • Cidade
Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: