Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

O que é ser concurseiro?

O que é ser concurseiro?

 

Concurseiro é alguém que está em processo de estudos para algum concurso público. Afinal, para passar por todo o trâmite de estudos e mais estudos e provas que exigem, geralmente, muito conhecimento e preparação, é necessário se empenhar e muito para conquistar a vaga.

 

Também chamado de concursando, o estudante de concursos precisa de muita dedicação. Por isso, é importante planejar seu escopo de estudos para atingir seus objetivos. Não adianta se desesperar e tampouco começar a se preparar tardiamente.

 

Trata-se de um projeto que pode ampliar sua qualidade de vida com estabilidade, bons salários e projeções de crescer em sua carreira. Para começar seu projeto de estudos e tornar-se um concurseiro comprometido com um futuro promissor na área pública, o blog Acontece LFG separou alguns pontos primordiais. Confira!

 

 

Organização, dedicação e pesquisa

 

Organizar-se é o primeiro passo. Afinal, de nada adianta você decorar o edital de seu concurso de trás para frente (referente às solicitações e apontamentos de estudo) e não ter tempo organizado e dedicado para tais estudos.

 

Portanto, programe em uma agenda quantas horas e quais temas serão estudados em determinada quantidade de horas. De acordo com o edital, veja quais temas são prioritários em seus estudos.

 

Feito isso, faça uma lista de pesquisa. Você deve pesquisar cada item relacionado ao exposto no edital. Vale procurar por provas anteriores, questões resolvidas, videoaulas, apostilas e qualquer outro tipo de material. Dentro dessa pesquisa, veja o que mais lhe atrai.

 

Procure também por podcasts e grupos de estudos em redes sociais. Eles são repletos de histórias bem-sucedidas em concursos e podem elevar seu patamar de concurseiro - iniciante ou experiente.

 

E lembre-se sempre de que você não está sozinho nessa empreitada e que a dedicação com aquilo que se comprometeu não pode deixar a desejar.

 

Também não vale a pena estudar dez horas sobre determinado tema. Seja perspicaz e trace uma estratégia, com tempo cronometrado e de forma concentrada. Especifique em um cronograma os assuntos e o tempo necessário para desbravar cada conteúdo.

 

 

Prepare seu ambiente de estudos

 

Para ser um concurseiro de sucesso, de nada vale eleger um local de estudos que não seja confortável ou que tenha muito barulho e coisas acumuladas, por exemplo. Se em sua casa houver um escritório, livre de barulhos externos e distrações costumeiras, ótimo. No entanto, se esse ambiente não estiver ao seu alcance, não desanime.

 

Você pode criar um espaço em seu quarto ou em uma sala de estar, por exemplo. Não vale estudar em sua cama. Lembre-se que a preguiça e a vontade de postergar os estudos devem se manter bem longe.

 

Com foco e sequência da programação que você mesmo estabeleceu no passo acima, ter um ambiente livre de distrações e bagunça já é um ótimo começo.

 

Arrume seu local de estudos e o conserve assim - por mais que existam apostilas, papéis, rascunhos e planos diversos: não os espalhe. Isso pode te auxiliar a, inclusive, achar determinado material com mais facilidade. O mesmo vale para seus arquivos no computador. Nada de juntar porcarias e materiais irrelevantes.

 

 

Descubra qual o melhor método de estudos

 

Muitos concurseiros aprendem melhor ao ouvir. Outros, têm mais absorção de conteúdo ao ler. Ainda existem os que preferem as videoaulas e até mesmo os que marcam, desmarcam e copiam conteúdos para que sejam fixados da melhor forma em sua mente.

 

Descobrir o que mais te ajuda é fundamental, mesmo que em determinadas fases do estudo, de tudo um pouco terá que ser feito, não tem jeito. O mais importante é se manter concentrado em seus estudos, além de procurar possíveis diferenciais em seus concorrentes.

 

O ideal é personalizar seus estudos. Assim, vale analisar cada conteúdo com calma, verificar o que você ainda precisa aprender sobre ele e também - não menos importante - saber o que já foi pedido em provas anteriores. Refazê-las é uma ótima pedida.

 

 

Fuja do que te desmotiva

 

Ser um concurseiro comprometido é também ser uma pessoa que fica de longe de coisas que o desmotive. Portanto, mantenha distância do desânimo de ler muitos editais ou apostilas.

 

O mesmo vale para a refação de provas já aplicadas, escutas de podcasts e videoaulas. Lembre-se que todo esse material poderá apoiá-lo sempre que precisar.

 

Além disso, mantenha o foco em seu planejamento de estudos e revisão de conteúdo. A disciplina deve ser sua melhor amiga neste processo. E boa sorte!

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: