Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

5 dicas sobre o uso correto da crase

LFG - Dicas sobre o uso correto da crase

 

“Crase é assunto fácil”, explica Luciane Sartori, professora de português da LFG. Segundo ela, o que faz as pessoas errarem seu emprego, mesmo, é a falta de entendimento da frase. “Portanto, muita atenção à sua construção.”

 

Para nunca mais errar o emprego do acento grave (`), decore o básico – e veja abaixo cinco dicas bem práticas compartilhadas por Luciane:

 

1. Crase só pode haver com demonstrativos que se iniciam por “a” – aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo, a, as. Portanto, antes de esse, isso, este, isto etc. a crase não existe.

 

2. Crase com artigo feminino só ocorre se a referência for um substantivo feminino: “Fui à feira”. Portanto, nunca antes de verbo ou de nome masculino.

 

3. Crase só com artigo definido “a” (ou “as”), nunca com o indefinido “uma” (ou “umas”): “Disse à menina”, mas “Disse a uma menina”.

 

4. Crase só ocorre em expressões com palavras femininas, nunca em expressões com palavras masculinas: “Saiu às pressas”, “Pagou a prazo”.

 

5. Crase antes de palavras femininas no plural só ocorre se a sua forma for no plural também: “Vou às festas” ou “Vou a festas”.

 

 

*Conteúdo produzido pela Rede LFG

Recomendamos para você:

Central de Vendas
×

Central de Vendas

4003-3406

Atendimento de 2ª a 6ª feira, das 09h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h, exceto feriados e seguindo o horário de Brasília.