Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

6 dicas para manter a calma e relaxar antes de uma prova importante

LFG - 6 dicas para manter a calma e relaxar antes de uma prova importante

 

Não é tarefa fácil manter a calma e a concentração nas horas que antecedem o dia do Exame da OAB ou da prova para um concurso público que você tanto espera. Momentos de insegurança e um pouco de estresse são normais, porém, é preciso manter a calma, pois a preocupação exagerada pode atrapalhar toda a dedicação que o candidato empregou durante um longo período.

 

Pensando nisso, elaboramos 6 dicas para te ajudar a relaxar e controlar os ânimos para que você se dê bem na prova e, dessa forma, consiga a tão desejada aprovação!

 

 

6 dicas para manter a calma antes da prova

 


1. Descanse bem no dia anterior

 

Muitas pessoas têm dificuldades para dormir e costumam ficam agitadas no dia que antecede a prova. Esses são sintomas típicos de ansiedade, que costumam levar o sono embora e nos deixam inquietos. Porém, este não é o momento de pegar em livros, pois a preparação já foi feita e isso pode gerar mais nervosismo.

 

Procure descansar e se distrair, assistir um filme ou ouvir música são boas opções! Não é recomendado aceitar um eventual convite para saídas noturnas, pois pode tirar o foco e gerar cansaço durante a prova no dia seguinte.

 


2. Almoço leve no dia da prova

 

É muito importante estar bem alimentado para que a fome não seja um fator que tire a concentração do candidato. A dica é não exagerar, e optar por alimentos leves e não gordurosos. Também é recomendado levar um lanche leve, uma barra de cereal ou um doce para comer durante a prova, pois trazem uma dose de energia extra quando bate o cansaço.

 


3. Seja pontual e vá direto para a sala de prova

 

Previna-se e chegue no local da prova pelo menos uma hora antes da abertura dos portões. É comum encontrar amigos ou pessoas conhecidas nessas ocasiões, mas evite conversas longas para manter-se calmo e concentrado, pois o bate-papo sem compromisso pode tirar o foco.

 


4. Resolva as disciplinas que você tem mais confiança

 

A sugestão dos professores é começar pelas disciplinas que você considera mais fáceis, pois isso te dará confiança extra para seguir firme no restante da prova.

 


5. Administre bem o tempo disponível

 

Não perca muito tempo em cada questão para evitar problemas como, por exemplo, não conseguir terminar a prova. Quando estiver em dúvida sobre uma questão, use sua intuição e tente lembrar dos momentos de estudo.

 


6. Lembre-se que é apenas um exame

 

O dia dos Exames da OAB e provas de concursos públicos são importantes, mas não coloque-os como se fossem a coisa mais importante da sua vida, pois isso aumentará a pressão sobre os resultados e pode atrapalhar seu desempenho, mesmo que você esteja bem preparado. Tente relaxar, principalmente nos últimos minutos que antecederem o início da prova.


Respire, relaxe e siga essas dicas que com certeza sua mente ficará mais tranquila no dia da prova e você conseguirá se lembrar dos conteúdos que foram estudados e organizar suas ideias, realizando uma ótima prova!

 

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Recomendamos para você:

Central de Vendas
×

Central de Vendas

4003-3406

Atendimento de 2ª a 6ª feira, das 09h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h, exceto feriados e seguindo o horário de Brasília.


ou


Nós ligamos para você:

Enviando ...