Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

9 dicas para conciliar estudos e trabalho

LFG - 9 dicas para conciliar estudos e trabalho

 

Trabalhar durante o dia e estudar de noite não é tarefa fácil. Quem desempenha as tarefas de trabalhar e se preparar, simultaneamente, seja para concursos públicos ou para Exames da OAB, conhece bem as dificuldades que essa jornada pode causar. Mas tal rotina se tornou algo comum e faz parte do dia-a-dia de milhares de brasileiros.

 

Quando pensamos em trabalhar e estudar ao mesmo tempo, uma das coisas que vem à mente é que o emprego pode atrapalhar os estudos, mas isso só acontece caso o estudante não tenha uma rotina organizada e uma meta bem definida para o futuro. Mas, se por outro lado, o candidato tiver objetivos claros e uma boa organização, essa experiência pode ser prazerosa e enriquecedora.

 

Muitos alunos que trabalham e se preparam para a prova da Ordem dos Advogados do Brasil ou para ingressar na carreira pública optam pela educação à distância. Isso acontece, principalmente nos grandes centros, porque consideram o modelo mais fácil para organizar a rotina e também por ser uma maneira de evitar a perda de tempo no trânsito.

 

Conciliar as obrigações do trabalho com o tempo necessário de estudo, além de dispor de boas horas de sono, prática de exercícios físicos e momentos de lazer, também exige muita organização, gestão de prioridades e disciplina por parte do candidato.

 

 

Conheça 9 passos para conciliar trabalho e estudos

 

 

1. Desenvolva um plano

 

Quantas horas você precisa trabalhar para cumprir seus compromissos? Você elimina rapidamente a lista de obrigações ou é do tipo lento e constante? Pense na sua personalidade e responsabilidades e desenvolva um plano realista para que consiga cumprir.

 

 

2. Defina metas e prazos

 

Marque seus prazos profissionais e acadêmicos em um único calendário. Planeje contratempos no trabalho e nos estudos e solicitações de horas extras que possam aparecer. Guarde tempo de estudo suficiente para que você possa encaixar algum imprevisto, se necessário. É importante comunicar sua agenda para amigos, familiares e também para o seu chefe.

 

 

3. Prioridades

 

Mantenha claro as suas prioridades e aceite que, em diversos momentos, será preciso deixar algo de lado para cumprir as metas e prazos que você definiu.

 

 

4. Aproveite o ensino flexível

 

Empresas do ramo educacional oferecem muitas opções de horários de estudo por meio de aulas noturnas, de fim-de-semana, cursos online em tempo real ou gravados. Existem diversas opções que podem se adaptar à sua rotina e ao seu bolso.

 

 

5. Rendimento é a palavra-chave

 

Quanto você realmente produz durante um dia de trabalho e quanto tempo é gasto em vão? Distrações irrelevantes, cafezinhos demorados e conversas de WhatsApp, que poderiam ser deixadas para depois, geram a necessidade de trabalhar horas a mais no fim do dia, ou então nos forçam a chegar no escritório mais cedo para entregar o que não foi finalizado no dia anterior. Trabalhe menos e trabalhe melhor.

 

 

6. Use o tempo a seu favor

 

Crie tempo extra para estudar. Sabe aquele clássico bate papo que sempre temos com os colegas de trabalho depois do almoço? Uma dica é deixar para depois e usar esse tempo precioso para estudar capítulos curtos ou ler novamente aquele trecho da doutrina que não ficou claro. Seus amigos entenderão o esforço e também ficarão muito felizes quando você for aprovado!

 

 

7. Gerencie seus níveis de estresse

 

Momentos de estresse são inevitáveis para o estudante trabalhador, portanto, é importante mantê-los sob controle. Faça pausas regulares, durma o suficiente, seja fisicamente ativo, saia ao ar livre e desfrute dos bons momentos que a vida tem para oferecer.

 

 

8. Fique atento aos sinais de cansaço

 

Se o desempenho no trabalho ou os resultados acadêmicos começarem a cair, aja rapidamente. Sonolência durante as obrigações, beber quantidades excessivas de cafeína, perder o interesse pelo trabalho ou estudos ou tornar-se irritável e incapaz de se concentrar, são sinais de alerta importantes. Atividade física e sono de qualidade são importantes para reverter o quadro.

 

 

9. Faça valer à pena

 

Finalmente, lembre-se por que você está fazendo isso. Você não estaria enfrentando o trabalho e os estudos, simultaneamente, se não tivesse boas razões.

 

Sabemos que a rotina pode parecer esmagadora, mas outras pessoas fizeram o mesmo que você e tiveram sucesso, então, você também pode! Concentre-se em seus objetivos e comemore cada conquista.

 

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Recomendamos para você:

Central de Vendas
×

Central de Vendas

4003-3406

Atendimento de 2ª a 6ª feira, das 09h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h, exceto feriados e seguindo o horário de Brasília.


ou


Nós ligamos para você:

Enviando ...