Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Aprenda a se concentrar na hora dos estudos

LFG - Aprenda a se concentrar na hora dos estudos

 

Muitas pessoas se distraem facilmente ou encontram dificuldades para se concentrar quando precisam se preparar para uma prova importante.

 

Tanto para estudantes quanto para profissionais que atuam no mercado de trabalho, diversas distrações aparecem em nossa rotina e atrapalham a execução de tarefas importantes, o que representa uma ameaça para a produtividade e para a aprendizagem.

 

Esforço e disciplina são fundamentais para se manter mais concentrado nos estudos. Por isso, separamos uma lista com 8 dicas para te ajudar a ter mais foco:

 

 

Ambiente adequado

 

Seu quarto ou sala de aula não são sempre os melhores lugares para estudar, a não ser que sejam silenciosos e bem organizados.

 

Encontre um lugar com uma cadeira confortável, como uma sala de estar, de preferência sem televisão, computador ou celular ao seu alcance. Bibliotecas também são ótimos lugares para estudar.

 

 

Materiais em mãos

 

Tenha em mãos livros, canetas, marcadores e todos os materiais necessários para o estudo. Isso evita distrações e mantém o foco na atividade que está desempenhando.

 

 

Programação de estudos

 

Uma boa forma de manter o foco é ter um roteiro dos temas que você precisa estudar, com uma previsão da carga horária necessária para cada assunto. Mas atenção: ao longo do dia, gerencie o cumprimento das metas como compromissos realmente inadiáveis.

 

 

Transforme frases em palavras-chave

 

Além de dividir o tempo em blocos, você também pode recortar o conteúdo a ser estudado em pequenos fragmentos. Ao elaborar um resumo, evite frases ou parágrafos. Prefira palavras-chave, esquemas e listas no estilo “bullet points”.

 

 

Prefira o exercício à teoria

 

A melhor forma de manter a concentração é tornar as sessões de estudo mais rápidas, curtas e dinâmicas. Para isso, a recomendação é reduzir o volume de leituras e concentrar os seus esforços nos exercícios.

 

 

Descubra o seu estilo de aprendizagem

 

Se você tem facilidade para memorizar coisas a partir de um estímulo visual, pode ser interessante elaborar mapas visuais, diagramas e figuras sobre a matéria. Caso se dê melhor com resumos escritos à mão, prepare o lápis e a caneta.

 

 

Durma bem

 

O sono é muito importante. Tente dormir de 7 a 8 horas por noite, pois o sono regular auxilia no aprendizado, na concentração e na disposição para encarar todas as atividades do dia.

 

 

Pratique exercícios físicos

 

Principalmente para aqueles que estão sob a pressão dos concursos e Exames da OAB, é bom ter uma válvula de escape. O exercício libera o estresse, gasta energia e relaxa, deixando o corpo e a mente calmos para a hora de estudar.

 

Aproveite essas dicas e se concentre nos estudos que os resultados positivos logo aparecerão!

 

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Recomendamos para você:

Central de Vendas
×

Central de Vendas

4003-3406

Atendimento de 2ª a 6ª feira, das 09h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h, exceto feriados e seguindo o horário de Brasília.