Blog Acontece

A LFG acredita que uma boa apresentação vai além dos materiais didáticos; por isso, disponibiliza um portal de conteúdos completo para você se aprofundar ainda mais.

Cinco formas de aumentar a autoconfiança no dia a dia

Cinco formas de aumentar a autoconfiança no dia a dia

A insegurança é um sentimento corriqueiro que acomete quem vai prestar concurso público. Afinal, o sonho de conquistar o tão sonhado cargo público pode esbarrar em dificuldades comuns, como pensamentos negativos, baixa autoestima ou mesmo o medo de não ser capaz de conquistar projetos grandiosos. Seu corpo é responsável por também dizer o que você está sentindo e, por esse motivo, é muito importante estar sempre atento à sua postura.

No entanto, a boa notícia é que tanto sua autoconfiança quanto sua autoestima podem ser trabalhadas para que, por meio de sua expressão corporal, você consiga alcançar seus objetivos. Assim, separamos algumas dicas para que essas barreiras sejam ultrapassadas e não atrapalhem seu desempenho durante as provas. Vamos lá!


1) Adquira o conhecimento necessário para alcançar o sucesso

Analise todos os seus objetivos e, em uma escala, construa esse conhecimento de acordo com as necessidades solicitadas. Desta forma, veja quais habilidades são necessárias para alcançar o sucesso em determinada prova. Aproveite para entender um pouco mais sobre gestos. Faça roteiros de conversas e pratique com amigos. Observe como suas mãos, corpo e cabeça se portam durante suas explanações. Lembre-se que a insegurança pode estar exposta em seu jeito de falar. Por isso, a aquisição do conhecimento necessário é tão importante. Somente ao saber do que se trata e conhecer o assunto, sua autoconfiança aparecerá. Estude!


2) Estimule comportamentos confiantes

Ao conquistar a confiança daquilo que você sabe, procure fazer tudo o que acredita estar certo. Mesmo que seus pensamentos expostos gerem críticas, atenda às suas convicções e não desista. Afinal, correr riscos faz parte da vida de quem almeja os melhores resultados. Da mesma forma, admita seus erros, aprenda com eles e nunca se vanglorie por agir assim. Espere que os outros reconheçam suas habilidades, capacidade de resiliência e força de vontade. Assim, aprenda também a aceitar elogios e agradeça sempre por eles.


3) Rememore suas conquistas

Reviver conquistas obtidas eleva sua autoestima e autoconfiança. Todas as coisas significativas que foram alcançadas ao longo de sua vida entram nesta lista. Por isso, relembre suas promoções, metas conquistadas, testes importantes e construa um diário dos bons feitos. Esse registro de conquistas o ajudará a deixar a insegurança de lado.


4) Aprenda a pensar positivo


Está inseguro e com medo de uma prova? Pense de forma positiva. Concentre-se em eliminar os pensamentos negativos e atenha-se ao seu objeto de conquista. Ao falar, demonstre a segurança adquirida. Fique de peito aberto, com os olhos fixos nos olhos de seu receptor e seja sincero. Tenha em mente que você traçou planos para conquistar estes objetivos e que errar, apesar de não ser impossível, não está em seus desejos.


5) Use sua postura a seu favor


Tom de voz adequado, não atropelar as palavras enquanto fala e evitar gaguejar, dizem o quanto você é capaz de debater e discutir determinado assunto. Em uma prova em que um dos pontos avaliados é sua postura diante de um problema exposto, não é diferente. Por isso, faça exercícios de confiança. Treine com amigos e com você mesmo diariamente. Aproveite para exercitar o autoconhecimento. Se conhecer bem é o primeiro passo para ampliar sua autoconfiança. Lembre-se que a avaliação, neste caso, pode estar apenas na escolha do uso de palavras. Procure falar de forma natural, sem rebuscar palavras pouco usuais ou mesmo jargões. Fale naturalmente. Você estudou para estar nesta posição e o conhecimento adquirido é um patrimônio todo seu.

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: