Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Como aproveitar ao máximo suas aulas online

Como aproveitar ao máximo suas aulas online

 

Conveniência, flexibilidade e custo mais acessível estão entre os principais benefícios do ensino a distância (EAD). Com esses apelos, a modalidade é uma opção para concurseiros que querem fazer cursos preparatórios para ingresso na carreira pública. Ao mesmo tempo, as facilidades trazidas pelas tecnologias exigem muita disciplina dos que querem aproveitar ao máximo das aulas online.

 

Ministrados por plataformas web, os cursos ofertados pelo EAD alcançam um grande volume de estudantes sem a necessidade de deslocamentos. Por isso, custam menos que a modalidade tradicional, que exige presença física.

 

Pelo sistema, é possível fazer aulas em qualquer lugar e de acordo com disponibilidade de horário do aluno, com economia de tempo e de investimento. Esses fatores tornam os cursos online uma opção atraente, principalmente para quem trabalha e tem a agenda apertada para os estudos.

 

Entretanto, os cursos online pedem mais comprometimento dos estudantes e requer um cronograma bem elaborado. No EAD é o aluno quem administra os horários de suas aulas. É uma vantagem para uns e um problema para outros, principalmente para os que têm o hábito de deixar tudo para depois. Nesse caso, o rendimento pode ser abaixo do esperado.

 

Dicas para obter sucesso nas aulas online

 

Com objetivo de ajudar você, concurseiro, a tirar maior proveito das aulas online, o blog Acontece LFG listou algumas dicas. Acompanhe a seguir:

 

● Plano de estudos
Faça um cronograma de estudos com definição de horários para cada matéria. Nas aulas online, é você o responsável pela sua agenda de estudos. Se ficar mais fácil para lembrar das tarefas, fixe esse cronograma em local visível e estabeleça uma rotina de estudos.

 

● Ambiente adequado
Apesar de não precisar comparecer a locais físicos, é importante criar um espaço adequado para seus estudos pela internet. Evite estudar na cama, sofá ou local com pessoas transitando. A movimentação à sua volta pode tirar sua concentração. O ideal é ter uma mesa com seu computador e todo o material necessário para aulas em lugar tranquilo.

 

● Tecnologias certas
Invista nas tecnologias adequadas para as aulas online. Você não precisa de um computador ou dispositivo de última geração, mas seus equipamentos precisam ser compatíveis com os recursos atuais, principalmente para acesso de vídeo. A conexão banda larga também é importante porque algumas aulas são transmitidas ao vivo e não podem travar. Use e abuse também das facilidades dos smartphones para acesso de materiais de apoio quando estiver à toa durante o transporte, em filas ou sala de espera para uma consulta médica.

 

● Administre bem o tempo
Procure administrar bem o seu tempo para não prejudicar o seu rendimento. Comece com um planejamento que seja viável com sua disponibilidade. Não adianta você reservar uma quantidade de horas na agenda que não conseguirá cumprir. Uma dica é dedicar mais tempo para as disciplinas que você tem mais dificuldade. Tente manter o foco durante o período que estabeleceu para os estudos, evitando a procrastinação e troca por atividades mais prazerosas. Para que isso não aconteça, crie um sistema de recompensa cada vez que você conseguir cumprir suas tarefas.

 

● Atenção com a agenda de aulas ao vivo
É comum os cursos planejarem aulas ao vivo com professores sobre determinados assuntos. Preste atenção às datas, porque algumas ficam no ar por tempo determinado após a transmissão ao vivo e você não terá com recuperá-las. Outras ficam disponível em algum canal fechado, como os do YouTube.

 

● Marque presença social
Uma das riquezas dos cursos online é a possibilidade de interação com professores e outros estudantes por meio fóruns de discussão e grupos em redes sociais. Marque presença nesses grupos para sanar dúvidas, compartilhar informações matérias que podem enriquecer seus estudos. Não se isole.

 

● Faça os exercícios e tarefas
Faça todas as tarefas e exercícios propostos pelo curso online. Assim como nas aulas presenciais, evite adiar leituras de livros, práticas de simulados ou qualquer outra atividade do seu cronograma de aula.

 

Aproveite ao máximo as facilidades das tecnologias online para aumentar seu desempenho na preparação para o seu concurso público. Com disciplina, foco e dedicação, você aumenta suas chances de aprovação para a carreira que sonha tanto.

 

 

 

 


Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

 

 

 

 

 

 

 

 

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: