Blog Acontece

Este canal é feito especialmente para você que busca dicas de estudos, notícias e artigos do mundo jurídico, preparação para provas de concursos públicos e OAB, entre outros temas relevantes do segmento em que atuamos. Acompanhe nossas publicações e amplie ainda mais seus conhecimentos.

Como as feiras de profissões podem auxiliar na escolha correta?

Como as feiras de profissões podem auxiliar na escolha correta?

 

 

Decidir qual profissão seguir não é das tarefas mais fáceis. Afinal, são centenas de cursos livres, técnicos profissionalizantes e ainda muitas opções para graduação.

 

Além das afinidades de aprendizado, entram em jogo a continuidade da carreira, o mercado de trabalho e as possibilidades afins a uma profissão. Dentro de diversas oportunidades, ir a feiras de profissões pode balizar o caminho a ser seguido.

 

Esses espaços costumam reunir ofertas e demonstrações reais do dia a dia profissional em todas as áreas de atuação. Além disso, trata-se de uma ótima saída para quem está indeciso sobre, por exemplo, qual universidade ou escola ingressar.

 

Para ajudar o concurseiro a pensar desde já em qual carreira seguir, o blog Acontece separou algumas dicas valiosas para que o aproveitamento em feiras de profissão seja de 100%. Confira!

 

Pesquisar sobre os eventos

 

Diversas universidades e grupos educacionais realizam feiras de profissões. Além disso, a maioria desses conglomerados universitários costuma participar de grandes eventos, como a Feira do Guia do Estudante, realizada no Pavilhão de Eventos do Anhembi, na capital paulista, que reuniu, em sua última edição, mais de 34 mil visitantes, dinâmicas, gincanas, simulados e muitas palestras de profissionais de todas as áreas que apresentaram contextos relevantes sobre suas profissões.

 

Busque por orientação profissional

 

Pode ser por meio de testes vocacionais ou mesmo em espaços que presencialmente ofereçam esse serviço. Saber com quais áreas você se identifica, na hora da indecisão, pode ser crucial para a tomada da decisão correta.

 

Nos espaços das feiras, veja quais entidades participantes possuem palestrantes, psicólogos e profissionais para orientá-lo nos testes. Os serviços são majoritariamente gratuitos. Espaços dentro dos cursinhos preparatórios, universidades e faculdades também costumam ofertar os testes vocacionais.

 

Fique atento às datas de visitação a esses espaços. Além disso, a internet também é aliada a sanar suas dúvidas, por intermédio de testes que podem ser feitos totalmente online.

 

Não faça tudo no mesmo dia

 

Um dos segredos para um bom aproveitamento dessas feiras de profissões é não tentar conhecer e percorrer o evento todo em um mesmo dia. Tudo porque a gama de informações que tanto o concurseiro quanto o estudante terão que absorver é gigante.

 

Por isso, conforme a programação da feira, faça uma agenda do que mais te interessa e selecione os espaços mais atrativos. Tente comparecer em um segundo dia do evento para sanar dúvidas, conhecer mais espaços e não se esqueça de pedir informações, referências de contato para que sua busca não seja interrompida pelo final do evento.

 

Defina seu objetivo na visita

 

Complementar à dica anterior, defina um objetivo claro para sua visitação. Assim, você pode selecionar seus pontos de maior interesse, bem como as carreiras que pretende conhecer mais.

 

Uma ideia válida é escolher algumas profissões de áreas diferentes para descobrir o que pode ser interessante em sua futura vida profissional.

 

Já sabe qual carreira quer seguir? Aproveite

 

Esses espaços também são valiosos para quem já tem a carreira definida em sua mente. Logo, aproveite-os para conhecer o que as universidades e faculdades oferecem em seus cursos relativos ao que escolheu.

 

Converse com profissionais das instituições e relacione todos os pontos positivos dos espaços em que pretende estudar futuramente. Além disso, aproveite a experiência desses profissionais para saber mais sobre o mercado de atuação, salário, benefícios e o dia a dia de atuação na área escolhida.

 

Não abandone possibilidades

 

Mesmo que você tenha definido sua carreira, conhecer outras áreas pode trazer benefícios. Afinal, é bom contar com uma segunda opção.Procure saber sobre a grade curricular de outros cursos - que podem até ser similares àquele escolhido anteriormente.

 

Veja também o que as universidades/faculdades oferecem: biblioteca, espaços digitais, área de convivência, praça de alimentação, área para esportes e outros itens que podem ser atrativos. Quanto mais chances de fazer a escolha certa, melhor. Aproveite-as!

 

Leve uma lista com suas dúvidas à feira

 

Separar os pontos principais em uma lista é essencial para que a visita seja bem aproveitada. Por isso, vale procurar todas as informações relevantes sobre os diferentes cursos e ambientes. É claro que você terá suas dúvidas particulares. No entanto, para ajudá-lo nesta nova empreitada, o Acontece LFG separou alguns itens fundamentais:

 

● Como posso ingressar nesta universidade/faculdade?
● Qual a duração do curso?
● Em quais períodos posso realizá-lo?
● Quais matérias estão relacionadas ao curso?
● Qual a qualificação dos professores que terei ao longo do curso?
● Qual o valor mensal, formas de pagamento e programas de bolsa e financiamento oferecidos pela instituição?
● Existe possibilidade de estágios futuramente?
● Ao escolher este curso, em quais áreas profissionais poderei atuar?
● Qual a melhor forma de ler mais sobre o currículo dos docentes?
● Quais as possibilidades para continuar meus estudos (quais cursos de pós-graduação estão relacionados)?

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

 

Assine nossa newsletter!

Recomendamos para você: